Giovana Teixeira Reimer
A vida do jovem é cercada por compromissos em diversas áreas: família, amigos, estudos, igreja, esportes, entre muitas outras. Em meio a tantas obrigações, pode ficar difícil conciliar tudo e, mais difícil ainda, estabelecer prioridades. Você já se perguntou como administrar sabiamente o seu tempo com base em princípios bíblicos?
A Bíblia não nos dá uma lista pronta com a sequência exata de prioridades com a qual devemos organizar nossa ‘agenda’, mas ela é muito clara em relação aos princípios que norteiam como estabelecer o que é mais importante.
Antes de tudo, é preciso lembrar que a Palavra de Deus afirma que há tempo para tudo. Sim, para tudo! É claro que nem sempre para tudo o que você ou eu queremos ou gostaríamos de fazer, mas com certeza para tudo aquilo que precisa e deve ser feito do ponto de vista de Deus!
Para tudo há uma ocasião certa; há um tempo certo para cada propósito debaixo do céu (Ec 3.1).
Sabendo disso, devemos deixar de lado a frustração de não conseguir fazer ‘tudo’, uma vez que Deus não nos pede isso. O que Ele espera de nós é um bom manejo do tempo que Ele nos deu. Não temos nem doze nem quarenta e oito horas em um dia, mas vinte e quatro, e devemos ser gratos por elas. A famosa frase “não tenho tempo” também deve ser deixada de lado, afinal, você já reparou que só não temos tempo para aquilo que não fazemos questão de realizar? Quando se trata de algo que realmente valorizamos, sempre arrumamos um tempinho.
A solução para demandas que nos parecem infindáveis, e para a pressão que sentimos por não conseguir atender a todas elas, não é diminuir o número de compromissos ou desejar ter algumas horinhas a mais por dia, mas sim estabelecer melhor as prioridades.
Para ajudar nesse desafio, vamos agora pensar sobre alguns dos princípios que podem nos nortear na hora de estabelecer o que é mais importante. Para isso, usaremos como base os dois maiores mandamentos que a Palavra de Deus nos dá.
-1- Amar a Deus acima de todas as coisas
Respondeu Jesus: “Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento” (Mt 22.37).
Deus é a prioridade máxima de nossa vida e, por esse motivo, devemos sempre priorizar nosso tempo com Ele. Não importa quantos trabalhos da faculdade tenhamos de concluir ou o quanto devemos estudar para as provas finais, devemos sempre dedicar pelo menos algum momento do nosso dia para ler a Bíblia e falar com o Senhor por meio da oração. Tempo com Deus é indispensável na caminhada cristã.
Priorizar o Senhor e amá-lo acima de todas as coisas não significa que temos de nos envolver em todos os ministérios da nossa igreja. A vida estudantil e o trabalho exigem dedicação e tempo. Por esse motivo, muitas vezes, teremos de fazer escolhas e abrir mão de algumas formas de participação na igreja. Isso, no entanto, não significa que ter uma vida acadêmica ou profissional ocupada seja desculpa para não frequentar os cultos da sua igreja e não se envolver de alguma forma com os irmãos em Cristo durante a semana. Ter uma vida de oração e estudo diário das Escrituras é essencial, mas não é o bastante. Devemos, além disso, nos envolver com o corpo de Cristo, que é a igreja. Essa necessidade é expressa claramente na Bíblia:
Como é bom e agradável quando os irmãos convivem em união! (Sl 133.1).
Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo (1Co 12.12).
-2- Amar ao próximo como a si mesmo
E o segundo é semelhante a ele: “Ame o seu próximo como a si mesmo” (Mt 22.39).
Devemos investir tempo na vida de pessoas, sejam elas membros da nossa família, nossos amigos ou até mesmo pessoas que mal conhecemos. Dedicar tempo de qualidade às pessoas, amá-las e servi-las em suas necessidades é uma forma de demonstrar amor por elas, e é justamente isso que Jesus nos ensina nesse versículo.
É claro que isso não quer dizer que você deve deixar de lado suas obrigações para “bater papo” com seus amigos! Deus possibilitou que você esteja no trabalho, curso ou faculdade em que você está e Ele quer o seu melhor nisso. A Bíblia diz em 1 Coríntios 10.31 que devemos fazer todas as coisas para a glória de Deus, e com nossos estudos ou profissão não é diferente. Entretanto, não deixe que seus compromissos pessoais o impeçam de cultivar relacionamentos saudáveis e que alegram a Deus.
Quando você começará a organizar a sua agenda de acordo com as prioridades que Deus tem para você?
Giovana Teixeira Reimer é formada em arquitetura e urbanismo pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Foi aluna do Curso de Liderança e Discipulado (CLD) da Organização Palavra da Vida.
Artigo publicado originalmente em Jovem Crente. Material republicado com autorização.