Lutando contra o pecado sexual

A realidade mais importante

Heath Lambert

O mais importante que alguém pode fazer na busca pela pureza é conhecer o Deus vivo.

O nosso mundo está mergulhado na imoralidade sexual. Seja adultério, seja pornografia, fornicação ou casamento gay, parece que a nossa cultura não está somente experimentando, mas também abraçando o pecado sexual como um todo.

Talvez a parte mais triste dessa realidade é que os mesmos problemas que atormentam a cultura também se fazem muito presentes na igreja. A maior parte do meu ministério de aconselhamento é investido em conversas com cristãos que foram devastados por um ou outro pecado sexual. As pessoas mais desprovidas de esperança que já conheci são aquelas que conheceram de perto o pecado sexual, praticado por elas mesmas ou por outras pessoas.

Aprendendo a mudar
Nesse contexto, muitas pessoas acreditam que uma mudança seja possível. Eles querem mudar, mas não sabem como alcançar uma mudança verdadeira. Há diversos fatores cruciais que são parte desse processo de mudança para conduzir uma pessoa que luta contra o pecado sexual a se libertar de seu pecado. Aqui quero destacar aquela que penso ser a realidade mais importante. A resposta está em 1Tessalonicenses 4.3-5, onde Paulo diz:

Pois a vontade de Deus é a santificação de vocês: que se abstenham da imoralidade sexual;  que cada um de vocês saiba controlar o seu próprio corpo em santificação e honra, não com desejos imorais, como os gentios que não conhecem a Deus.

Paulo diz que a diferença entre aqueles que são controlados pelo pecado sexual e aqueles que sabem como controlar o próprio corpo, prezando por santidade e honra, está em não conhecer ou conhecer a Deus. As pessoas que vivem na paixão da lascívia são aquelas que não conhecem a Deus. As pessoas que estão crescendo em pureza são aquelas que conhecem a Deus.

Essa é uma realidade fascinante. A coisa mais importante que alguém pode fazer na sua busca pela pureza é conhecer o Deus vivo. Isso faz você se perguntar o que há no conhecer a Deus que é tão essencial para a pureza? Consigo pensar em três coisas.

1- Conhecendo a Deus, nós nos damos conta da pureza de Deus.
As leis sempre refletem o caráter daquele que as propõe. Todos os mandamentos de Deus para sermos puros sexualmente fluem do Seu coração de plena pureza. O Deus que nos chama à pureza é a própria definição de pureza. De fato, “Deus é luz, e não há nele treva nenhuma” (1Jo 1.5).

Quanto mais alguém conhecer o Deus que é puro, e que também é luz, certamente tal pessoa desejará ser igual a Ele.

2- Conhecendo a Deus, compreendemos o perdão de Deus.
O único meio pelo qual podemos conhecer a Deus é pelo conhecimento pessoal de Seu filho Jesus Cristo. Conhecer Jesus Cristo é conhecer aquele que providenciou na cruz o perdão pelos nossos pecados. Ser perdoado é a coisa mais maravilhosa do mundo. Isso significa que tudo aquilo que uma pessoa já fez não será mais usado contra ela por causa do sacrifício de Cristo em seu lugar.

Poucas categorias de pecado carregam um peso tão grande de vergonha quanto os pecados sexuais. Quando uma pessoa conhece a Deus através de Seu Filho, que nos liberta da culpa e da vergonha, a realidade dessa liberdade é incomparável. É justamente o tipo de liberdade necessária na vida daqueles que travam uma batalha contra os pecados sexuais.

3- Conhecendo a Deus, compreendemos o poder de Deus para transformar vidas.
Depois de confiar em Jesus quanto ao perdão de seus pecados, é preciso confiar que Ele nos capacita em nossos esforços para viver de maneira pura. A boa notícia do evangelho não é simplesmente que Deus perdoa os nossos pecados, mas que Ele também nos capacita para obedecer.

As pessoas que lutam contra o pecado sexual precisam da esperança de que seus atos foram perdoados. Mais do que isso, elas precisam da esperança de que podem realmente mudar. Conhecer a Deus é saber que Ele é aquele cuja graça “nos educa para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos neste mundo de forma sensata, justa e piedosa” (Tt 2.12).

A importância de conhecer a Deus
O que isso tudo significa é que quando aconselhamos pessoas que lutam contra pecados sexuais, o mais importante é ajudá-las a conhecer a Deus. Claro que eles precisam aprender a se arrepender, a restaurar relacionamentos quebrados, entre muitas outras coisas.

À medida que nos envolvemos no ministério de aconselhar, precisamos nunca tirar nossos olhos do objetivo de levar as pessoas a conhecer o Deus perfeito e puro, que as ama, perdoa e capacita para a mudança.


Heath Lambert é pastor titular da First Baptist Church, em Jacksonville. Já foi diretor executivo da Association of Certified Biblical Counselors (ACBC).



Original: Overcoming Sexual Sin: The Most Important Reality
Artigo publicado pela Association of Certified Biblical Counselors.  Traduzido com autorização.

Tradução de Rebeca Ferreira
Revisão e adaptação para o português por Conexão Conselho Bíblico