Antes de compartilhar ou aplicar os textos bíblicos: para que você possa compreender corretamente o significado do texto bíblico e saber aplicar devidamente à vida atual, estude cada texto em seu contexto bíblico mais amplo — o livro da Bíblia em que se encontra e a quem foi dirigido originalmente. Para aprender mais sobre como usar a Bíblia, consulte O uso da Bíblia no aconselhamento bíblico.
IRA: SÁBIOS CONSELHOS DADOS POR CONSELHEIROS SÁBIOS
Davi
Sl 4.4 – Irai-vos e não pequeis; consultai no travesseiro o coração e sossegai.
Sl 37.1-9 – Não te indignes por causa dos malfeitores, nem tenhas inveja dos que praticam a iniquidade. Pois eles dentro em breve definharão como a relva e murcharão como a erva verde. Confia no SENHOR e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade. Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará. Fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu direito, como o sol ao meio-dia. Descansa no SENHOR e espera nele, não te irrites por causa do homem que prospera em seu caminho, por causa do que leva a cabo os seus maus desígnios. Deixa a ira, abandona o furor; não te impacientes; certamente, isso acabará mal. Porque os malfeitores serão exterminados, mas os que esperam no SENHOR possuirão a terra.
Salomão
Pv 10.12 – O ódio excita contendas, mas o amor cobre todas as transgressões.
Pv 10.18 – O que retém o ódio é de lábios falsos, e o que difama é insensato.
Pv 14.16 – O sábio é cauteloso e desvia-se do mal, mas o insensato encoleriza-se e dá-se por seguro.
Pv 14.17 – O que presto se ira faz loucuras, e o homem de maus desígnios é odiado.
Pv 14.29 – O longânimo é grande em entendimento, mas o de ânimo precipitado exalta a loucura.
Pv 15.1 – A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.
Pv 15.18 – O homem iracundo suscita contendas, mas o longânimo apazigua a luta.
Pv 19.3 – A estultícia do homem perverte o seu caminho, mas é contra o SENHOR que o seu coração se ira.
Pv 19.19 – Homem de grande ira tem de sofrer o dano; porque, se tu o livrares, virás ainda a fazê-lo de novo.
Pv 22.24, 25 – Não te associes com o iracundo, nem andes com o homem colérico, para que não aprendas as suas veredas e, assim, enlaces a tua alma.
Pv 26.24-26 – Aquele que aborrece dissimula com os lábios, mas no íntimo encobre o engano; quando te falar suavemente, não te fies nele, porque sete abominações há no seu coração. Ainda que o seu ódio se encobre com engano, a sua malícia se descobrirá publicamente.
Pv 29.8 – Os homens escarnecedores alvoroçam a cidade, mas os sábios desviam a ira.
Pv 29.9 – Se o homem sábio discute com o insensato, quer este se encolerize, quer se ria, não haverá fim.
Pv 29.11 – O insensato expande toda a sua ira, mas o sábio afinal lha reprime.
Pv 29.22 – O iracundo levanta contendas, e o furioso multiplica as transgressões.
Ec 7.9 – Não te apresses em irar-te, porque a ira se abriga no íntimo dos insensatos.
Paulo
Rm 12.19 – Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira; porque está escrito: A mim me pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor.
Gl. 5:19, 20 – Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções.
Ef 4.26, 27 – Irai-vos e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira, nem deis lugar ao diabo.
Ef 4.31, 32 – Longe de vós, toda amargura, e cólera, e ira, e gritaria, e blasfêmias, e bem assim toda malícia. Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.
Cl 3.8 – Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar.
Tiago
Tg 1.19, 20 – Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar. Porque a ira do homem não produz a justiça de Deus.