#08 – Como cuidar de seus recursos impressos: os livros e as mídias

A coleção física de recursos ainda resiste com o passar do tempo, embora com a presença crescente dos e-books e dos serviços de streaming, a tecnologia proporcione uma mudança gradativa para o uso do formato digital. Para manter em boas condições de uso a sua coleção de livros e mídias, é preciso colocar em prática uma dúzia de cuidados adequados.

Para os livros

1. Cuide bem de cada página do livro: não arranque nem rasgue. Não use clipe nem dobre o canto das folhas para fazer marcações.…..

2. Não escreva nas páginas nem use marca-texto se você não for o dono do livro. Evite escrever a lápis e apagar com borracha. Não use o livro como apoio para fazer anotações, pois forçar a caneta marca as folhas.…..

3. Não force o livro: não apoie o cotovelo nem qualquer objeto sobre as páginas abertas. Não abra bruscamente em um ângulo de mais de 180 graus, pois pode soltar as páginas dependendo do tipo de encadernação. Não deixe o livro aberto com a lombada para cima, pois força o seu dorso.…..

4. Não coma nem beba ao lado do livro. Os vestígios de alimentos podem atrair insetos e roedores. E nunca se sabe quando aquela garrafa de água vai inadvertidamente virar.….

5. Não pegue o livro com mãos sujas, pois a gordura das mãos danifica o papel. Não molhe os dedos com saliva para virar as páginas.…..

6. Ao levar o livro com você, cuide para que outros objetos não o danifiquem quando você o colocar na bolsa ou mochila. Não deixe o livro tomar chuva. Evite deixá-lo exposto ao sol.…..

7. Na estante, mantenha-o preferencialmente na posição vertical, sem outros livros em cima dele. Não retire o livro da estante puxando-o pela parte superior da lombada.…..

8. Escolha bem o lugar da estante de livros: não deixe o sol na bater direto nos livros, pois os raios do sol e o calor descolorem os pigmentos e oxidam o papel. Escolha um ambiente seco, pois a umidade e o bolor estragam os livros.

Para as mídias: CD, DVD e Blu-ray

9. Guarde sempre de maneira correta, em uma caixinha ou um estojo onde a mídia fique protegida. Guarde em local seco e arejado. Não exponha à luz direta do sol nem a grandes variações de temperatura.…..

10. Somente tire do estojo quando necessário e não coloque em cima de um objeto duro, pois um deslocamento brusco pode arranhar a mídia. Quando pegar a mídia, evite tocar em sua superfície. Segure apenas pelo furo central e/ou pela borda.…..

11. Evite sujar seus CDs e DVDs para que não precise limpá-los, correndo o risco de arranhar a superfície. Existem no mercado produtos que prometem a recuperação de CDS e DVDs, mas o resultado não é garantido. Jamais limpe com movimentos giratórios. Você deve fazer movimentos suaves do centro para a borda com um pano macio. Pode parecer estranho, mas possíveis arranhões que ocorram na limpeza são menos destrutivos se ocorrerem do centro para a borda, “cruzando” as trilhas. Arranhões circulares podem ser extremamente destrutivos.

12. Não escreva na superfície com canetas comuns, lápis ou qualquer objeto de ponta dura. Utilize apenas marcadores de ponta macia. Depois de gravar os arquivos na mídia, escreva somente na parte transparente da mídia (miolo) e não na superfície onde ficam armazenados os dados.