Discipulado e aconselhamento bíblico: três perspectivas

definir_post

Como definir o aconselhamento bíblico?

O cumprimento da Grande Comissão envolve três atividades relacionadas e igualmente importantes. Envolve ministrar a Palavra de Deus num discipulado preliminar (evangelismo), no discipulado propriamente dito (promover o aprendizado pelo ensino e pelo ato de modelar a Palavra de Deus em grupo ou individualmente) e no discipulado corretivo (aconselhar pessoas individualmente ou como parte de um pequeno grupo para superar os problemas que estão impedindo o seu crescimento em graça e piedade).
Wayne Mack em The Distinguishing Features of Christian Counseling. In The Master’s Current, v.4, n.3, 1998, p. 6.

Dr. Wayne Mack pastoreou igrejas locais e se dedicou ao ensino do aconselhamento bíblico em  seminários como The Master’s College e Westminster Theological Seminary. Atualmente, ministra na área do aconselhamento bíblico na África do Sul. É autor de vários livros e já ministrou também em conferências de aconselhamento bíblico no Brasil.

O discipulado pode ser descrito como o ensino dos princípios cristãos básicos a um crente, enquanto que o aconselhamento é a utilização desses princípios no lidar com situações específicas na vida da pessoa. O aconselhamento mais produtivo brota do ministério de discipular. […] Conselheiros bíblicos que desejam ver vidas em transformação devem ser discipuladores ativos.
Robert Smith em Spiritual Discipline and the Biblical Counselor. In: MacARTHUR, John F. Jr., MACK, Wayne A. Introduction to Biblical Counseling. Dallas, Tex.: Word, 1994, p. 148.

Dr. Robert Smith é médico aposentado e foi líder no movimento de aconselhamento bíblico  por muitos anos. Participou da fundação de Faith Baptist Counseling Ministries em Lafayette, Indiana,  e é membro da diretora da National Association of Nouthetic Counselors (NANC). É autor de Christian Counselor’s Medical Desk Reference (Timeless Texts).

Ela [a palavra aconselhamento] tem sido muito banalizada e mal usada. Muitas vezes refiro-me ao aconselhamento como um discipulado dirigido. Não se trata de um discipulado no sentido mais amplo do termo; é um discipulado direcionado ou focado, em que você lança mão da Palavra de Deus e a aplica dirigida a um problema em particular na vida da pessoa. Você mira um alvo definido e busca mudanças específicas.
John Street em Exegete the Bible; exegete the person: an interview with John Street. The Journal of Biblical Counseling, Vol. 16, No. 2, 1998, p. 13.

Dr. John Street é coordenador do M. A. em Aconselhamento Bíblico e Professor de Aconselhamento Bíblico no The Master’s College. Foi o pastor fundador da Clearcreek Chapel em Springboro, Ohio onde há um forte programa de aconselhamento bíblico e trei­namento para pastores. É Vice-Presidente da ACBC – Association of Certified Biblical Counselors.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s