Sucesso na faculdade!

As estatísticas brasileiras mostram que pouco mais da metade (57,3%) dos estudantes que começam um curso superior chega a se formar. Destes, apenas 47,2% concluem o curso no tempo previsto.[1] Muitos dos que se formam voltam para a casa dos pais e relutam em assumir as plenas responsabilidades da idade adulta.

Para o jovem crente, a oportunidade de fazer um curso superior é uma etapa importante de lançamento para a vida adulta. É uma época de preparo acadêmico e crescimento pessoal, que impulsiona para uma vida de serviço efetivo a Deus e ao próximo. No entanto, pode ser também o momento em que alguns abandonam a fé cristã. Outros guardam a fé, mas desperdiçam esses anos com frivolidade, como se fosse um tempo de férias − férias caras, especialmente para aqueles que estuam em instituições particulares, mas financiadas talvez pelos pais ou algum outro tipo de benefício.

Alex Chediak dirige-se ao jovem que concluiu o ensino médio e parte rumo a uma nova fase de sua vida.

Bem-sucedido na faculdade
Estou convencido de que você não deve apenas sobreviver  à faculdade, mas ser bem-sucedido na faculdade. Não se limite a guardar a sua fé, mas aproprie-se realmente dela – uma fé que cresce robusta,  com raízes fortes (1Tm 4.12). Não estude só para passar nas matérias com o menor esforço possível, mas invista pesado para descobrir a sua vocação − aquela capacidade singular que Deus lhe deu − e ame a Deus com todo seu entendimento, dando a Ele o seu melhor (Ec 9.10 ).

No aspecto social, os anos de faculdade são uma época para fazer amizades duradouras − não apenas aquelas que se limitam a um programa legal (ainda que isso seja fabuloso), mas aquelas que incentivam a amar, confiar e seguir a Deus. Busque relacionamentos que contribuam para abrir mão da infantilidade, crescer em maturidade, fazer escolhas cada vez mais sábias − esperar grandes coisas de Deus e fazer grandes coisas para Deus. E, quem sabe… talvez entre estas amizades surja uma esposa ou um marido fantástico.

Os anos de faculdade são o momento de aprender a assumir responsabilidades, exercer uma mordomia disciplinada de seu tempo e dinheiro, reconhecer que o tempo de diversão é um presente de Deus para ser apreciado na medida certa, sem nunca dominar a vida. Quando mantemos o equilíbrio, os momentos de recreação nos capacitam para o nosso trabalho ao invés de nos distrair de nosso trabalho.

Como estudante, lembre-se de que o seu trabalho é aprender (estudando) para que você possa, ao longo de sua vida, amar cada vez mais a Deus com uma mente bem treinada, uma mente que pode identificar questões-chaves, buscar o entendimento, dissecar argumentos, descobrir falácias lógicas e comunicar com eficácia.

Treinado para fazer diferença
Os anos de faculdade são uma oportunidade para receber parte do treinamento que você precisa para fazer diferença no mundo – no campo dos negócios, na engenharia, na medicina, no ensino ou na fisioterapia, como um marido ou uma esposa, um pai ou uma mãe, que vê o senhorio de Deus estender-se a todas as áreas da vida e a cada canto do planeta.

É tempo de você reconhecer os talentos que Deus lhe deu e desenvolvê-los para com eles servir e beneficiar realmente outras pessoas − habilidades aprimoradas que podem ser sua possível fonte de renda. É tempo de se tornar um homem ou uma mulher de caráter inabalável e fiel − o tipo de pessoa a quem podem ser confiadas cada vez maiores responsabilidades, o que pode eventualmente resultar em liderança. É tempo de honrar tudo aquilo que seus pais fizeram por você, aprendendo a se responsabilizar por suas decisões e até mesmo seus erros, à medida que, dependente de Deus, você entra em plena órbita da idade adulta.

Original

Alex Chediak é autor de Thriving at College: Make Great Friends, Keep Your Faith, and Get Ready for the Real World! (Tyndale House Publishers, abril 2011). Mais detalhes sobre o livro, incluindo o primeiro capítulo para leitura (em inglês), podem ser encontrados em seu site.


[1] Censo da Educação Superior 2009, MEC/INEP.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s