Por que fazer uma faculdade?

faculdade_post

Nessa época do ano, muitos jovens estão mergulhados nos estudos para enfrentar o vestibular dentro de pouco tempo. É um bom momento para parar e pensar: Por que quero fazer uma faculdade?

Para aqueles que já iniciaram seu curso, a pergunta é: Por que estou na faculdade?

Brent Aucoin, membro da equipe pastoral da Faith Biblical Church em Lafayette, Indiana, convida os jovens a uma breve, mas profunda, reflexão.

Se você ganhasse na loteria hoje, você ainda faria uma faculdade?  O que sua resposta revela sobre o porquê de você fazer uma faculdade? Será que este cartaz representa a sua justificativa para o ensino superior?

As respostas mais comuns
No início de cada ano letivo, costumo fazer uma pergunta aos calouros: “Por que você está aqui na faculdade?”. Com expressões faciais que comunicam que acabei de perguntar o óbvio, os alunos me dão suas respostas típicas: “Para ter uma profissão e ganhar dinheiro”, “Para descobrir o que eu quero fazer na vida”, ” Para ter uma profissão e ganhar dinheiro “, “Para encontrar uma namorada”, “Para ter uma profissão e ganhar dinheiro”, “Entendo que é apenas o passo natural a esta altura da vida”, “Para ter uma profissão e ganhar dinheiro”.

Não é uma questão de profissão (nem de namoro)
Pergunto novamente: “Por que você está aqui ?”. Por que você está aqui na terra? O propósito de você estar aqui na terra é o mesmo de você estar na faculdade. Você está na faculdade para ser a representação visível do Deus invisível que o criou (Gn 1.26 , 1Pe 2.9 ). Deus estabeleceu este propósito desde o início da criação. Sabemos que, em última análise, Cristo cumpriu este propósito com perfeição (Cl 1.15; Hb 1.3), mas nós somos chamados a refletir Sua imagem e propósito também (Rm 8.28,29). O seu propósito na faculdade é representar o seu Criador e Redentor no campus e no mundo.

Aproveite a faculdade para viver intensamente o seu propósito
Como uma etapa de vida comum a muitos depois do ensino médio, a faculdade oferece um cenário novo onde viver o seu propósito e também um recurso novo para dar foco ao seu propósito. Deus nos dá  habilidades múltiplas e talentos para refinar, desenvolver e usar para representá-lO bem. Ele deseja que você explore e aperfeiçoe suas habilidades acadêmicas, praticas, sociais, artísticas, esportivas e de administração. Essas habilidades devem ser aprimorados para que você possa representar bem o seu Deus.

À medida que aperfeiçoa suas habilidades, você se torna frutífero na administração das obras de Deus. Você se torna alguém capaz de atuar de forma produtiva para atender a necessidades e levar a redenção de Deus a um mundo caótico, afligido pelo pecado.

Então…
Estudante universitário, como você está honrando a Deus hoje com o desenvolvimento das habilidades que Ele lhe deu? Como os outros alunos do campus são atraídos hoje para o seu Criador por meio de você, o Seu representante? Ao olharem para você, eles vêem um Deus de santidade, excelência, compaixão, misericórdia, graça e amor (1Pe 2.12 )?
Esta é a justificativa para você fazer uma faculdade.

Tradução e adaptação de Making College Count: Justification for Higher Education

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s