John Stott. A Cruz de Cristo

Resenha por Robert Kellemen

Mais curto do que uma resenha de livro, mas mais longo do que um tweet, a série de recomendações de livros para o ministério do conselheiro abrirá o seu apetite para se envolver com livros que podem edificar o seu ministério, equipando-o com a verdade imutável de Cristo para contribuir para mudança em vidas. A recomendação de hoje é A Cruz de Cristo por John Stott.

Talvez você esteja se perguntando por que recomendar um livro de “teologia” – e, nesta categoria, um livro de  “Cristologia”. Você não deve se surpreender. Cristo, Sua pessoa e obra, são fundamentais e essenciais tanto para a nossa salvação quanto para a nossa santificação.

Como o próprio John Stott diz no prefácio, o livro trabalha

o que significa a comunidade cristã “viver sob a cruz” … mostrando que a cruz a tudo transforma. Ela dá um relacionamento novo de adoração a Deus, uma compreensão nova e equilibrada de nós mesmos, um incentivo novo para nossa missão, um novo amor para com nossos inimigos e uma nova coragem para encarar as perplexidades do sofrimento. p. 7, 8

A Cruz de Cristo é um clássico que eu já li pelo menos cinco vezes desde que foi lançado pela primeira vez em 1986. Foi durante a leitura deste livro que a minha compreensão da salvação passou de um “mero perdão” para:

  • justificação: nova posição justa e paz
  • regeneração: nova pureza e natureza
  • reconciliação: nova filiação e identidade
  • redenção: novo poder e vitória

Se você quer entender a centralidade da cruz em vidas e no universo, A Cruz de Cristo é um recurso tremendo. Se você quer entender por que a cruz foi necessária, o que ela realizou eternamente e como aplicar a cruz cada dia, A Cruz de Cristo também é um recurso tremendo. Se você deseja relacionar a verdade à vida e a um amor cada vez mais abundante em conhecimento, profundidade e entendimento, A Cruz de Cristo ainda é um recurso tremendo.

Não é possível alguém se identificar como “conselheiro cristão bíblico” sem um entendimento cada vez mais profundo da cruz de Cristo e sua aplicação.

Original da resenha: Book Recommendation for the Counselor’s Ministry: The Cross of Christ  
Fonte RPM Ministries

______________________________

Ficha Técnica
Autor: John Stott
Título:  A cruz de Cristo
Título original: The cross of Christ
Editora: Vida
Páginas: 360
Data de publicação: 1994

John Robert Walmsley Stott (27 de abril de 1921 – 27 de julho de 2011 ) foi um líder anglicano britânico, conhecido como uma das grandes lideranças mundiais evangélicas. Foi um dos principais autores do pacto de Lausana, em 1974. Leia mais.