A língua: como conter o fogo (Parte 4)

comunica4_post

Mark Dutton

Nos posts anteriores, vimos que o controle da língua é um verdadeiro teste de nossa espiritualidade (parte 1). Mencionamos os usos destrutivos da língua (parte 2) e a necessidade de substituir a língua destrutiva por uma língua controlada (parte 3). A pergunta agora é: “Como posso fazer isso?” Considere os seguintes princípios (adaptados em parte de Disciplinas do Homem Cristão, por Kent Hughes).

Passos úteis para controlar a sua língua

  1. Abstenha-se de apenas identificar a verdade – em vez disso, fale fielmente a verdade em amor. Efésios 4.15 diz: “Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo”.
    ..
  2. Abstenha-se de ouvir e ser um canal de mexericos – em vez disso, busque proteger os outros e solucionar problemas de forma piedosa. Provérbios 26.20 diz: “Sem lenha a fogueira se apaga; sem o caluniador [maldizente] morre a contenda”.
    ..
  3. Abstenha-se de bajular – em vez disso, busque acreditar genuinamente o melhor sobre as pessoas e comunicar de forma consistente com elas e com outros. Provérbios 26.28 diz”: “A língua mentirosa odeia aqueles a quem fere, e a boca lisonjeira provoca a ruína”.
    ..
  4. Abstenha-se de depreciar os outros e de ser crítico – em vez disso, edifique e seja parte da solução, não parte do problema. Tiago 4.11 diz: “Irmãos, não falem mal uns dos outros. Quem fala contra o seu irmão ou julga o seu irmão, fala contra a Lei e a julga. Quando você julga a Lei, não a está cumprindo, mas está se colocando como juiz”.
    ..
  5. Abstenha-se de humor torpe – em vez disso, fale palavras que edificam e são agradáveis a Deus. Efésios 4.29 diz: “Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem”.
    ..
  6. Abstenha-se de sarcasmo – pelo contrário, seja amável, gentil e verdadeiro. Lembre-se de que as palavras podem ajudar ou prejudicar. Colossenses 4.6 diz: “O seu falar seja sempre agradável e temperado com sal, para que saibam como responder a cada um”.
    ..
  7. Abstenha-se de reagir com palavras explosivas – em vez disso, pense antes de falar. No calor das circunstâncias, escolha suas palavras com cuidado e verifique se elas estão cheias da graça de Deus. Efésios 4.32 diz: “Sejam bondosos e compassivos uns para com os outros, perdoando-se mutuamente, assim como Deus os perdoou em Cristo”.
    ..
  8. Abstenha-se de entrar em uma espiral descendente ou na “inércia” em sua vida cristã – em vez disso, procure crescer por meio da identificação dos hábitos pecaminosos de pensamento e ação, que Deus quer mudar em você, e da substituição pela obediência à Palavra de Deus. 2Pedro 3.18 diz: “Cresçam, porém, na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja a glória, agora e para sempre! Amem”.
    ..
  9. Abstenha-se de procrastinar na busca de solucionar conflitos – em vez disso, procure solucionar os problemas o quanto antes. Efésios 4.26 diz: “Quando vocês ficarem irados, não pequem. Apazigúem a sua ira antes que o sol se ponha”.
    ..
  10. Abstenha-se de se concentrar nos problemas da outra pessoa – em vez disso, procure lidar em primeiro lugar com a sua parte do problema e retribua o mal com o bem, mesmo que a outra pessoa não lide com a parte dela. Mateus 7.5 diz: “Hipócrita, tire primeiro a viga do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão”.
    ..

Fonte: Faith Church Blog
Original: The tongue: how to discipline a fire (Part 4)

Tradução Conexão Conselho BíblicoPosts relacionados:
Língua: Como conter o fogo (Parte 1)
Língua: Como conter o fogo (Parte 2)
Língua: Como conter o fogo (Parte 3)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s