D. A. Carson. O Deus presente

Deus presente_post livro
Em O Deus Presente, D. A. Carson nos conduz através da grande história da Escritura, e nos ajuda a saber o que cremos e por que cremos.

Certamente esse livro não foi escrito como um livro de aconselhamento, mas para explicar alguns dos temas da Bíblia e como eles convergem em Jesus. Então, por que recomendar o livro de D. A. Carson aos conselheiros bíblicos?..

No artigo Lições para o aconselhamento extraídas do livro “O Deus Presente” por D. A. Carson, Rob Green compartilha que, em sua experiência, poucas pessoas realmente conhecem a história da Bíblia. De modo geral, as pessoas consideram que a Bíblia é um conjunto de 20.000 versículos independentes em lugar de uma história que tem tema, enredo, personagens. Rob Green, que faz parte da equipe de conselheiros bíblicos da Faith Church em Lafayette, oferece três razões pelas quais os conselheiros bíblicos devem ler e reler o livro de Carson.

Razão n. 1: Você será pessoalmente edificado.
O capítulo de Carson sobre “o Deus que é inescrutavelmente sábio” – o capítulo 6 – irá encorajá-lo particularmente a investir na leitura dos Salmos, Provérbios, Cantares e Eclesiastes. E estes livros nos lembram que a verdadeira sabedoria só pode ser encontrada em um único lugar. Como um aconselhando me disse ontem à noite, “você não pode fazer vidas mudarem; só Deus pode fazer isso”. O capítulo 10, por sua vez, lembra-nos o sacrifício de Jesus, cumprido para que você e eu pudéssemos estar diante do Senhor. A história da Bíblia o fará lembrar mais uma vez que o seu ministério de aconselhamento é valioso, compensador e eternamente gratificante.

Razão n. 2: Você terá dificuldade para conectar a história do seu aconselhado à história da Bíblia se você não conhecer muito bem a história da Bíblia.
Sejamos francos. Entre aqueles que ministram no aconselhamento, muitos têm uma lista de 20 a 30 versículos que eles simplesmente arranjam de diferentes maneiras para atender às lutas pessoais de cada aconselhado. Evidentemente, pode haver muito progresso em vidas pela obediência a 20 ou 30 versículos. No entanto, podemos ir um pouco além? Podemos demonstrar aos nossos aconselhados, ainda que de maneira simples, que o livro de Deus é um livro maravilhoso? Ele conta a história de Deus, e você é parte dessa história. Eu gostaria de sugerir que o enriquecimento proporcionado por ver o quadro maior da história da redenção pode continuar a ajudar o seu aconselhado ainda muito tempo após o término dos encontros.

Razão n. 3: Você se tornará um intérprete da Bíblia mais habilidoso.
Outro benefício pessoal da leitura é que você crescerá na habilidade de entender a Bíblia. Com a visão de um quadro maior, você identificará os temas que culminam no Senhor Jesus. À medida que você crescer na compreensão das mensagens centrais dos Salmos, de Juízes ou dos livros de Reis e Crônicas, por exemplo, você compreenderá muito melhor algumas  passagens bíblicas específicas também.

Ficha Técnica
Autor: D. A. Carson
Título:  O Deus presente
Título original:  The God who is there
Editora: Fiel
Páginas: 320
Data de publicação: 2011

D. A. Carson é professor e pesquisador de Novo Testamento na Trinity Evangelical Divinity School em Deerfield, Illinois, desde 1978. Foi reitor acadêmico do Northwest Baptist Theological College e lecionou em vários seminários nos EUA e Canadá. É bacharel em química pela Universidade McGill, mestre em divindade pelo Central Baptist Seminary e Ph.D em Novo Testamento pela Cambridge University.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s