Não seja tão rápido em citar versículos bíblicos para seus amigos

versiculo_post

Josh Blount

Será que existe alguma ocasião para você não citar um versículo bíblico? Imagine este cenário. Domingo, após o culto, um amigo aproxima-se de você pedindo para conversar. Ele está com dificuldades em seu casamento. No emprego, um projeto está exigindo horas extras e, em casa, as crianças estão com um pique de energia que deixa sua esposa maluca. O resultado é um lar cheio de tensão e irritação, com um número crescente de pequenos conflitos latentes que, gradualmente, estão assumindo a proporção de um incêndio permanente.

“Eu sei que essas discussões não agradam ao Senhor, e eu sei que eu sou parcialmente culpado”, seu amigo lhe diz. Ele pergunta: “O que você acha?” É a sua vez de falar. Tempo para citar um versículo bíblico, certo? “Irmão, você tem que amar sua esposa como Cristo ama a igreja. Vou orar por você!”

Isso é bíblico (Ef 5.25). É verdadeiro. Relaciona-se à situação. Mas será que é isso que seu amigo necessita ouvir como resposta? Por mais surpreendente que possa parecer, a resposta é não. Ou melhor, ainda não. Por quê? Aqui está o princípio: não cite versículos bíblicos até que você possa personalizar a verdade.

“Maridos, amem suas mulheres, assim como Cristo amou a igreja” é a verdade bíblica – certamente gloriosa e desafiadora. É também geral – tamanho único, serve para todos. Os maridos da Papua Nova Guiné podem e devem aplicá-la tanto quanto os maridos do Rio de Janeiro. Mas seu amigo não é um representante simbólico de todos os maridos ao redor do planeta. Ele é uma pessoa singular, que conduz sua vida diante do Senhor, ama uma mulher específica e filhos específicos, em uma sucessão de momentos que não podem ser repetidos nem duplicados. O objetivo final de Deus é que Efésios 5.25 seja incorporado de forma concreta e específica, em momentos reais, às 18:47 da sexta-feira, dia 10 de outubro, ou às 09:30 da manhã do sábado, após o café.

O que isso significa para você? Algo simples: você deve fazer mais perguntas. Não use um versículo da Bíblia para colocar fim a uma conversa antes que ela exija muito de você. Descubra em detalhes como seu amigo está lutando: Quando o problema aconteceu pela última vez? Onde? Por quê? Quando você for ajudar seu amigo a entender o que significa amar a sua esposa, na realidade dele, esta semana, talvez você possa lhe mostrar que planejar um passeio com as crianças no sábado à tarde ou encomendar pizza para o jantar da quarta-feira, para que ela não tenha que cozinhar, é sua expressão personalizada de Efésios 5.29.

Às vezes, mesmo com uma boa pergunta, você pode continuar sem saber como ajudar alguém a aplicar a verdade de forma pessoal. Você sabe que aquele versículo tem a ver com a situação, mas você não tem certeza de como ele se aplica especificamente, pois a situação é complexa. Não se preocupe. Nesse caso, você pode ser honesto com seu amigo, usar o versículo, mas não usá-lo para cortar a conversa. Você pode falar sobre o versículo. Vocês podem orar juntos. Você pode se comprometer a caminhar ao lado de seu amigo para ajudá-lo enquanto ambos crescem em sabedoria na aplicação das Escrituras. Mas o alvo é fazer com que a verdade se torne pessoal – mesmo se isso exigir um investimento significativo de tempo.

Por que isso é tão importante? A resposta final é “porque Deus é uma Pessoa”. Sua verdade não é apenas geral, mas pessoal. Deus não se relaciona com a humanidade de forma abstrata, mas Ele se relaciona com indivíduos reais. O Verbo se fez carne e habitou entre nós. O Redentor vivo cita nomes em Sua Palavra, capítulos inteiros de nomes (veja Romanos 16, por exemplo).

Então, sim, seu amigo precisa de versículos bíblicos. Você também precisa deles – mas de versículos personalizados, inseridos na vida real. Não se contente com abstrações. Faça perguntas. Ore por sabedoria. E, depois, fale.

Original: Don’t be so quick to quote scripture at your friends

Um comentário sobre “Não seja tão rápido em citar versículos bíblicos para seus amigos

  1. Pingback: Não seja tão rápido em citar versículos bíblicos para seus amigos ‹ Todah Elohim

Os comentários estão desativados.