Nancy Guthrie. Antes de partir

Encarando a morte com confiança corajosa em Deus

Em Antes de Partir, Nancy Guthrie reúne meditações preciosas sobre a morte, extraídas de sermões e escritos de grandes pregadores e teólogos clássicos e contemporâneos. Ela nos conta como surgiu a ideia de compilar o livro.

Eu me lembro de quando esta ideia me ocorreu. Eu estava grávida do meu filho, Matt, pelo que parecia ser uma eternidade. Havia tantas coisas que eu realmente gostava acerca de estar grávida, e tantas pelas quais eu ansiava em ter um filho. Mas um dia, eu me dei conta de que para ter esse filho, eu teria de dar à luz. Lembro-me de ter pensado que ninguém simplesmente fica grávida para sempre, adiando o inevitável, e eu tinha pouco controle sobre quando este tempo viria. Eu olhei para a minha barriga que crescia e pensei: “Esse bebê vai ter que sair de um jeito ou de outro”, e isso me assustou. Gravidez – bom. Bebê – bom. O processo do parto – eu não tinha tanta certeza. Às vezes, nós temos um processo de pensamento semelhante acerca da morte. Vida – bom. A vida após a morte com Deus – bom. É sobre o processo de trabalho de parto para a próxima vida que não estamos tão certos. Na verdade, nós realmente preferiríamos não falar sobre isso, ou até mesmo, pensar sobre isso. No entanto, eu estou convencida de que existe uma liberdade real, e até mesmo alegria, ao pensar sobre essa questão, e que, explorar a morte à luz das Escrituras pode realmente acalmar os nossos medos e infundir aos nossos pensamentos sobre a morte esperança e paz.

Algumas pessoas podem relutar em querer ler ou discutir sobre a morte. A autora, porém, convida-nos a nos prepararmos para a morte de uma forma que evidencie uma sólida confiança que glorifica a Deus em Sua bondade, Sua soberania e Suas promessas.

Os breves capítulos deste livro nos ajudarão a nos afastar da negação generalizada da morte em nossa cultura e a enfrentar diretamente a realidade da morte através da mais bela e final realidade de Cristo. É Cristo, e somente Cristo, que torna o encarar a morte suportável. Cristo infunde aos aspectos mais dolorosos e desconcertantes do fim desta vida esperança e paz. Eu não tenho a intenção de dizer ou sugerir que a morte para o crente é sempre um doce arrebatamento. Apesar de sua natureza universal, ela ainda não é natural; e nunca será. Deus não prometeu aos seus filhos uma morte fácil ou visões de glória no leito de morte (embora às vezes ele seja bondoso em lhes dar isso). Ele, no entanto, promete a sua presença conosco. Ele será o nosso Pastor enquanto caminhamos pelo vale da sombra da morte. E ele estará esperando para nos receber do outro lado.

Como usar este livro com amigos e familiares, ou no seu ministério? Veja a resposta de Nancy Guthrie.

Reconheço que pode haver algum constrangimento em dar este livro ou recebê-lo de alguém. Você precisa saber que, se alguém lhe deu este livro, não é, necessariamente, que eles esperam “o pior”. Você deve, em vez disso, assumir que eles querem estar ao seu lado, e abrir os seus braços com você para receber “o melhor” – quando este vier. Salomão escreveu que o dia da morte é melhor do que o dia do nascimento (Ec. 7:1). Paulo descreveu a partida desta vida para estar com Cristo como “muito melhor”. Se alguém lhe deu este livro, é por que acredita nisso juntamente com você. Dar esse livro para alguém que você gosta não quer dizer, “Eu acho que você morrerá em breve”. Mas sim: “Uma vez que todos nós iremos morrer em breve, vivamos agora como acreditamos que o evangelho é verdadeiro”.

Concluindo suas palavras introdutórias, Nancy Guthrie diz:

Joseph Bayly uma vez escreveu: “Os cristãos afirmam acreditar que o céu – estando Deus presente – é tão maravilhoso e, ainda assim, agem como se ir para lá fosse a maior tragédia”. O problema está com a nossa perspectiva, que é tão orientada para a vida aqui e agora. Mas eu acredito que tomando e mastigando as verdades expressas nesta coletânea de escritos de grandes pregadores e teólogos do passado e do presente, é possível mudar radicalmente a forma como pensamos e sentimos sobre a realidade inevitável da morte. A morte, para o crente, não é uma tragédia. E para o crente, morrer bem – viver e morrer com o objetivo de glorificar a Deus, confiante de que Deus fará o bem em todas as suas promessas – é algo muito bonito.

Verifique alguns dos textos incluídos no livro:
Somente quando você sabe como morrer, você pode saber como viver – J. I. Packer
Ele chamava a morte por doces nomes – John Piper
Não do mundo – Martyn Lloyd-Jones
Trazendo esperança para a realidade da morte – Timothy Keller
A esperança é uma graça gloriosa – John Owen
Instruções para uma partida pacífica – Richard Baxter
Digamos ao morrer, “Senhor Jesus, recebe o meu espírito” – R. L. Dabney
Deus reserva o melhor para o final – Richard Sibbes

No site da Editora Fiel é possível ler o sumário completo e um trecho do livro.

Você pode também assistir à gravação de uma entrevista com Nancy Guthrie sobre o livro.

Vídeo – parte da entrevista, legendada para o português (02:39)

Vídeo – entrevista completa em inglês (14:58)

Ficha Técnica
Autor: Nancy Guthrie (edit.)
Título:  Antes de partir: encarando a morte com confiança corajosa em Deus
Título original:  Love that will not let me go
Editora: Fiel
Páginas: 169
Data de publicação: 2013

Nancy Guthrie trabalhou na indústria de publicação cristã por mais de vinte anos e hoje, além do ministério de ensino que desenvolve em sua igreja, é conferencista em encontros para mulheres e eventos evangelísticos. Ela e o marido, David, vivem com seu filho Matt, em Nashville, nos Estados Unidos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s