David Merkh. Homem nota 10

Homem Nota 10 é fruto de 20 anos de estudos ministrados a homens em diversos contextos e da convicção de que como igreja de Jesus precisamos investir naqueles que Deus chamou para liderar o lar, a igreja e a comunidade.  O autor, David Merkh, escreveu no contexto brasileiro e para homens brasileiros. O livro apresenta estudos de fácil leitura, mas com interação séria com o texto bíblico e informações técnicas da língua grega nas notas de rodapé.  Cada estudo termina com perguntas para discussão em grupos pequenos de homens.

O próprio autor apresenta seu livro para Conexão Conselho Bíblico.

Não é surpresa para a maioria das pessoas que a família, a igreja e a sociedade passam por crises de liderança. Não se sabe mais quem deve liderar, quais as qualidades essenciais de uma boa liderança e como se deve liderar.

Esse problema seria resolvido se nos voltássemos para as Sagradas Escrituras e definíssemos liderança de acordo com as diretrizes divinas. Deus está em busca de homens que sejam líderes em casa, na igreja e na comunidade — homens de caráter, homens segundo o coração de Deus.

Para ser um homem segundo o coração de Deus, é preciso que o homem assuma sua responsabilidade como líder. Não significa ser machista; muito menos tratar mulheres com desprezo. Muito pelo contrário. A hombridade bíblica segue o modelo de liderança de servo. Deus não chama homens para o exercício da tirania, mas, sim, para que sejam servos amorosos, prontos para defender cada um a sua família e a servir, para ensinar aos seus a Palavra de Deus, guiar e sacrificar-se por seu bem-estar. Que contraste ao retrato do “machão” que só leva vantagem, pensa em si mesmo e defende seus próprios interesses!

Infelizmente, enquanto procuram projetar uma imagem forte de liderança, alguns homens estão muitas vezes protegendo-se da insegurança e do medo. Em vez de liderar a família, não assumem a responsabilidade que lhes cabe, renegam sua autoridade e são passivos (leia-se: intencionais) na direção de seu lar.

Certamente não recomendamos que os homens sejam tão proativos a ponto de tomar a frente de Deus (ainda que isso fosse possível). No entanto, entendemos que a passividade equivale à desobediência! Deus já chamou os homens para que sejam líderes de casa e da igreja, e, para isso, já lhes deu uma descrição detalhada das tarefas em sua Palavra. Em 1Timóteo 3 e em Tito 1, encontramos a descrição do caráter do homem de Deus.

Homem Nota 10 tem como objetivo servir de guia de estudo para que os homens se olhem no espelho e vejam as áreas da vida nas quais precisam ser mais parecidos com Jesus e, com os olhos fitos nEle, progredir em semelhança Àquele que deixou o céu para viver entre nós e em nós (Gl 2.20).

O leitor tem à disposição 18 estudos que examinam as listas de qualidades do homem de Deus conforme 1Timóteo 3 e Tito 1. O livro é uma excelente ferramenta em diversos contextos:
• estudo bíblico em grupos de homens;
• estudo em encontros de homens: café da manhã, encontros sociais e outros mais;
• grupos de discipulado;
• preparo de líderes na igreja;
• estudo individual e devocional.

 A editora Hagnos disponibilizou o capítulo 1 do livro para que você conheça o formato dos estudos: PROCURA-SE: homens de Deus irrepreensíveis.

Ficha Técnica
Autor: David Merkh
Título:  Homem nota 10: equipando líderes de caráter em casa, na igreja e na comunidade
Editora: Hagnos
Páginas: 208
Data de publicação: 2015

David Merkh, natural dos Estados Unidos, é professor do Seminário Bíblico Palavra da Vida desde 1987, onde atua como coordenador do programa de Mestrado em Ministérios. Ele e sua esposa Carol Sue têm seis filhos, cinco dos quais já estão casados, e dez netos. Em 2003, ele completou seu doutorado de ministério pelo Seminário Teológico de Dallas na área de ministério familiar. O casal serve na Primeira Igreja Batista de Atibaia, onde David é pastor de exposição bíblica, e também ministra em palestras e cursos de treinamento, além de ser autor de vários livros sobre a família.  Seu site Palavra e Família reúne excelente conteúdo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s