No artigo O caminho do sábio: como falar sobre sexo com os adolescentes, após mostrar como educar os mais jovens para que saibam lidar biblicamente com esta importante área da vida e aprendam a planejar relacionamentos agradáveis a Deus, Paul Tripp sugere, passo por passo, um plano para que pais e líderes ajudem aqueles adolescentes que já caíram em pecado sexual.
Passo 1. Estabeleça um compromisso de honestidade e prestação de contas. O processo de aconselhamento falhará completamente se não houver esse compromisso por parte do jovem.
Passo 2. Não se sinta desconfortável em fazer uma coleta de dados cuidadosa e específica. Certifique-se dos fatos com que está lidando, não faça pressuposições para mais nem para menos.
Passo 3. Caminhe sempre em direção às questões do coração. Não focalize apenas as questões de comportamento, sejam quais forem, e suas consequências. Lide também com as raízes.
Passo 4. Identifique as vozes influentes na vida do adolescente. Quais são? O que estão dizendo? O quanto elas estão sendo ouvidas?
Passo 5. Chame o adolescente ao arrependimento bíblico. Em quais aspectos a verdade de Deus foi substituída por uma mentira? Como a adoração e o serviço ao Criador foram substituídos por adoração e serviço à criatura? Conduza o adolescente nos seguintes passos de arrependimento:
Considerar: dispor-se a olhar para a vida sexual à luz das Escrituras.
Confessar: assumir responsabilidade por seus pecados sexuais diante de Deus e descansar em Seu perdão.
Comprometer-se: expressar a determinação de viver uma vida nova na área sexual, pela graça e capacitação de Deus.
Conformar-se: examinar sua vida à luz da Palavra de Deus para identificar as mudanças que conformarão a vida sexual à vontade de Deus.
Consolidar: traçar planos e agir para consolidar as mudanças.
Passo 6. Identifique os lugares onde a tentação costuma acontecer e ajude a desenvolver planos para lidar com ela.
Passo 7. Transmita ao adolescente o ensino bíblico sobre amizade. É preciso ganhar uma compreensão clara do plano de Deus para os relacionamentos e estar pronto a cumprir as exigências dos Dois Grandes Mandamentos (Mt 22.37-39) em cada relacionamento.
Passo 8. Evite conversas confortáveis, mas superficiais. Seja direto, concreto e específico nas perguntas e nas afirmações que têm o propósito de promover restauração.
Passo 9. Trace planos para um “despojar-se e revestir-se” equilibrado (Ef 4.22-24). Na área sexual, enfatizamos frequentemente o aspecto de “despojar-se” sem oferecer um plano positivo de “revestir-se”. Pense em alvos práticos e bíblicos para o relacionamento com o sexo oposto.
Você encontra na íntegra o artigo O caminho do sábio: como falar sobre sexo com os adolescentes, por Paul Tripp, no volume 4 de Coletâneas de Aconselhamento Bíblico, que pode ser adquirido na Livraria OPV.
Você quer aprender mais sobre como aconselhar biblicamente?
O Seminário Bíblico Palavra da Vida também oferece nos seus vários cursos matérias na área do aconselhamento bíblico. No CLD (Curso de Liderança e Discipulado para pré-universitários), no Curso Teológico Ministerial, bem como no CFTM (Centro de Formação Teológica e Ministerial), o aluno tem oportunidade de estudar os princípios bíblicos que orientam a vida cristã e são base para o crescimento pessoal e também para o discipulado e aconselhamento. Assuntos como passado, perdão, culpa, perspectiva de si mesmo, ansiedade e medo, depressão, relacionamentos interpessoais, solução de conflitos, e outros mais, são trabalhados biblicamente.
No CLD, o aluno pré-universitário recebe um treinamento intensivo em aconselhamento bíblico que o prepara para ajudar amigos e colegas na igreja local e no campus universitário. No CFTM, o Curso de Formação de Conselheiros trabalha em detalhes os fundamentos e a prática ministerial. Já no Curso Avançado de Ministério Cristão (um programa modular, adequado a padrões de mestrado lato sensu), o aluno tem oportunidade de preparar-se cursando matérias como Introdução ao aconselhamento bíblico, Problemas e procedimentos no aconselhamento bíblico, Avaliação de teorias do aconselhamento, Teologia bíblica da família e Aconselhamento bíblico da família, Hermenêutica aplicada ao ministério. E o curso de Especialização em Aconselhamento Bíblico, um curso modular com duração de apenas um ano, tem como propósito dar uma capacitação básica para a atuação na igreja local e outros contextos ministeriais.
São diferentes oportunidades que você pode aproveitar dependendo da sua disponibilidade e do seu objetivo pessoal e ministerial. Para informações, visite o site do Seminário Bíblico Palavra da Vida.