Paul David Tripp. Em busca de algo maior

Viver por alguma coisa maior do que você

Resenha por Luciano G. B. e Bianca B. R.

Esta é uma resenha que parte da visão masculina e feminina da leitura das versões em inglês e português do livro de Paul Tripp — A quest for more: living for something bigger than you e Em busca de algo maior: viver por alguma coisa maior do que você.

Mudando do pequeno para o Grande
Em busca de algo maior é um dos nove livros escritos por Paul Tripp que já podem ser lidos em português. O objetivo central do autor é conduzir o cristão a viver o cotidiano, ou seja, a totalidade de sua vida com o foco no Grande Reino. O livro é recomendado a todos que já foram lavados pelo sangue de Jesus na cruz, seja recentemente ou há muito tempo. Isso porque o cristão precisa ser lembrado diariamente de que o Grande Reino é algo grandioso, fora dos moldes do nosso pequeno reino.

O autor dividiu o livro em 18 capítulos, além da introdução. Cada capítulo aborda um aspecto diferente da vida humana em relação à vida com e para Deus. Trata-se, portanto, de um livro prático. Os capítulos um, dois e três apresentam a razão pela qual o ser humano foi criado, o plano original e o impacto que a Queda acarretou. Logo, fomos criados para ser parte de algo grandioso e transcendental, mas o pecado confinou-nos a viver em um mundo pequeno, presente e fadado ao engano da nossa própria vontade e autonomia. Os capítulos quatro a sete apresentam diferentes áreas de nossa vida em que reduzimos o Grande Reino ao nosso pequeno reino de fantasias, onde as nossas ações e decisões, mesmo quando realizadas em nome de Deus, muitas vezes visam apenas o nosso bem-estar. Os tesouros do coração, o perdão, a solidão, a ira, as esperanças frustradas, estão entre os assuntos tratados.  Nas palavras de Tripp:

A vida no pequeno reino se transforma na busca incessante de um tesouro e um foco interminável na necessidade pessoal. […] Você não pode espremer o estilo de vida da grande visão do reino de Deus no confinamento da visão pequena do reino do ego. Eles simplesmente nunca se encaixarão. (p. 55 e 57)

Os capítulos oito, nove e dez direcionam o leitor ao foco central do Grande Reino, a pessoa de Cristo. Desta maneira, viver uma vida transcendental significa investir nossa vida com Jesus no centro de tudo, incluindo cada desejo, ação e fala. Embora possa parecer algo simples, essa é um luta constante na vida de homens e mulheres cristãos, enquanto vivermos neste mundo. Nesse sentido, o autor reservou os capítulos onze ao dezesseis para discorrer sobre os “tropeços” que tendem a desviar o foco do Grande Reino para o pequeno reino e, dentre esses, o relacionamento superficial com Deus. Ir à igreja, ser uma boa pessoa e ter um cônjuge salvo não é o suficiente; o cristão precisa ansiar pelo genuíno crescimento espiritual, um crescimento que é diário e individual. Cada pequeno ou grande acontecimento em nossa vida têm o propósito de nos direcionar para o Grande Reino. A vida no Grande Reino envolve humildade em reconhecer que não é a nossa vontade que deve reinar e, consequentemente, há um esforço em pensar, agir e viver de acordo com a vontade do Rei Jesus.

Nos dois últimos capítulos, Tripp conduz o leitor a olhar o que ainda não se pode ver, a esperança conforme Hebreus 11.1, visto que a nossa esperança está intimamente ligada ao reino a que servimos.

Enquanto um de nós lia a versão original, em inglês, o outro lia a versão em português. Para nossa grata surpresa, ambos fomos conduzidos para o foco central do livro. Isto confirma o precioso cuidado na tradução do original. Pela perspectiva masculina, os muitos exemplos que Tripp apresenta ao longo de todo o livro são muito importantes, pois auxiliam na compreensão prática dos conceitos. O mesmo vale para a forte visualização do quanto, em pequenas coisas, tentamos transformar o Grande Reino em nosso limitado pequeno reino.

A perspectiva feminina, além de concordar com o mencionado anteriormente, acrescenta a importância de extrair de cada momento da vida cotidiana uma oportunidade de aprender a viver para o Grande Reino e como esse esforço deve virar um hábito de crescimento espiritual.

O autor, Paul Tripp, foi um instrumento nas mãos de Deus ao desafiar cada leitor a viver de acordo com o propósito original de Deus, ou seja, viver para glorificar ao Criador. Esse é um livro que todo cristão novo ou antigo, que não quer ser um cristão acomodado, deveria ler.


Ficha Técnica
Autor: Paul David Tripp
Título: Em busca de algo maior: viver por alguma coisa maior do que você
Título original: A quest for more: living for something bigger than you
Editora: Cultura Cristã
Páginas: 208
Data de publicação: 2011

Paul David Tripp é pastor, autor e conferencista, além de presidente do Paul Tripp Ministries, em Philadelphia. Ele é doutor em  Aconselhamento Bíblico pelo Westminster Theological Seminary. Conheça mais a respeito do seu ministério no site do autor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s