Elyse Fitzpatrick. Vencendo medos e ansiedades

Resenha por Bianca Bonassi Ribeiro

Vencendo Medos e Ansiedades é um dos quase trinta livros escritos por Elyse Fitzpatrick, alguns deles atuando como coautora, entre os quais vários já foram traduzidos para o português. Seu foco central é incentivar mulheres  a descobrirem as raízes de seus medos e ansiedades e conduzi-las a um porto seguro, que é Jesus. O livro é recomendado a todas as mulheres, pois é uma leitura fácil e agradável, além de relevante até para aquelas que não se consideram medrosas e/ou ansiosas.

A autora trabalhou o assunto medo e ansiedade em três etapas, que constituem as divisões principais do livro, além da introdução e apêndices. Em primeiro lugar, Fitzpatrick, apresenta uma definição prática do medo, algumas histórias de heróis bíblicos em situações de medo e a necessidade de substituirmos o medo pelo poder de Deus. Na sequência, a autora identifica de maneira clara e objetiva as diferentes fontes do medo – controle, pessoas e/ou perfeccionismo. Certamente, cada leitora irá se identificar com uma ou mais fontes de seu próprio medo e ansiedade. A partir desse ponto, ou seja, depois de identificada a origem do medo, Fitzpatrick nos conduz às respostas de Deus para nossos medos e ansiedades. Um ponto interessante é a ligação que a autora faz entre situações de medo e total dependência em Deus: as situações de medo existem porque Ele está interessado em moldar nosso caráter, porque a força de Deus é revelada em nossa fraqueza (cf. 2Co 12.9). À medida que essa dependência cresce, nossos medos e ansiedades diminuem.

Antes de começar a leitura desse livro, eu me julgava uma pessoa pouco medrosa, exceto em casos muito específicos. O que eu não imaginava era que a minha visão de medo estava um pouco distorcida e que existem pequenos medos que devem ser tratados. Precisamos ficar alerta porque há uma linha muito tênue entre o medo e o pecado. Nem todo medo é oriundo do pecado, mas o pecado pode suscitar o medo.

O livro todo traz boas reflexões, mas em particular ressalto os capítulos 4, 6, 9 e 12, justamente porque foram os que me fizeram repensar tanto os pequenos quanto os meus grandes medos. Outro ponto a ser destacado é o apêndice A, porque embora o livro tenha sido escrito para mulheres cristãs, Fitzpatrick, sabiamente apresenta o plano de salvação de uma forma criativa e coerente com todo o livro.

Alguns cuidados são necessários durante a leitura.
• Sobre a história de Moisés, a autora escreve: “Mas, quando Deus começou a falar-lhe sobre a libertação de seu povo, Moisés resolveu o assunto com as próprias mãos e matou um egípcio que estava oprimindo um de seus irmãos israelitas” (p. 40). O relato bíblico de Êxodo 2.11-14 não apresenta Deus falando nesse momento com Moisés sobre a libertação do povo, mas apenas posteriormente na sarça ardente (Êx 3.4-21).

• Sobre o pecado de Adão e Eva: “Eles temeram que Deus talvez estivesse retendo alguma coisa deles, e eles não temeram o que ele havia ordenado: não tocar na árvore do conhecimento do bem e do mal” (p. 245). A ordem de Deus a Adão e Eva de acordo com Gênesis 2.16, 17 é “E o Senhor Deus ordenou ao homem: Coma livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá”.

A autora Elyse Fitzpatrick foi muito feliz na escolha do tema desse livro e certamente cada mulher que o ler será edificada. Esse é um tema pouco explorado na literatura evangélica e certamente precisamos que Deus levante mais pessoas que escrevam tanto para mulheres quanto para homens, para que o corpo de Cristo continue a crescer e se fortalecer.


Ficha Técnica
Autor: Elyse Fitzpatrick
Título: Vencendo medos e ansiedades
Título original Overcoming fear, worry, and anxiety
Editora: Fiel
Páginas: 288
Data de publicação: 2015

No site da Editora Fiel é possível ler um trecho do livro.

Elyse Fitzpatrick é conselheira bíblica no Institute for Biblical Counseling and Discipleship, na Califórnia, e possui mestrado em Aconselhamento Bíblico no Trinity Theological Seminary.  Conheça mais a respeito do seu ministério no site da autora.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s