Wayne Mack. Caído, mas não derrotado!

mack-caido_post

Lidando biblicamente com o desânimo, o abatimento e o esgotamento

Prazos a cumprir, pressões vindas de todos os lados, decisões quanto ao próximo passo nos estudos ou na carreira profissional, mudanças as mais diversas – o que fazer quando as “intempéries da vida” querem nos derrubar? Será que o cristão pode responder às tantas preocupações e pressões que infalivelmente o atingem na vida diária sem ser controlado e vencido por elas?

O autor de Caído, mas não derrotado! responde com um claro “Sim, com Cristo é possível”.

O livro oferece instrução bíblica e prática para nos ajudar, apontando-nos para o Maravilhoso Conselheiro. Na introdução, o autor esclarece o que nos espera na leitura:

Caído, mas não derrotado! foi escrito com o propósito de ajudar as pessoas a lidarem com alguns problemas da vida que podem ser classificados como “debilitantes” – experiências que roubam a alegria das pessoas e lhes causam muita dor e angústia. Em um livro deste tamanho, logicamente não se pode tratar todos os problemas que debilitam as pessoas, mas vamos nos concentrar em algumas das lutas mais comuns que elas enfrentam ao longo da vida. p. 15

 O conteúdo, escrito por Wayne Mack com a sabedoria de conselheiro experiente e o conhecimento de estudioso da Bíblia, está organizado em três partes.

PREOCUPAÇÃO – INIMIGO PÚBLICO NÚMERO UM
A seriedade do problema
Preocupação legítima versus ansiedade
Fortalecendo sua fé e vivendo por ela

ESGOTAMENTO ESPIRITUAL – REACENDENDO A CHAMA
Uma nova palavra para um velho problema
As más notícias sobre o esgotamento
As boas notícias sobre o esgotamento
Instruindo o próprio coração

OUTROS PROBLEMAS – ADVERSÁRIOS QUE PODEM NOS DERRUBAR
Autocomiseração
Descontentamento
Perplexidade e confusão
Desânimo
Falta de esperança

Um novo nome para um problema antigo
De tanto em tanto, novos termos são acrescentados ao nosso vocabulário.

Nas últimas décadas, uma nova palavra foi adicionada ao nosso vocabulário. Eu tenho ouvido essa palavra ser usada para descrever a experiência de certos pastores e líderes da igreja, para descrever a experiência de cristãos e não cristãos, homens e mulheres, jovens e velhos, gente culta e sem estudo. Ocasionalmente, vejo um novo livro ou uma nova propaganda de conferência que promete tratar desse problema e ajudar as pessoas a evitá-lo.

A palavra a que me refiro é burnout, que aqui chamaremos de esgotamento. Ela frequentemente diz respeito a uma experiência devastadora que envolve sentimentos de desinteresse, indiferença, apatia, tédio, confusão, cansaço e perda de motivação — em alguns casos, até paralisia. Significa que a pessoa chegou a um ponto de fadiga mental, emocional, física e espiritual.

[…] Ainda que a palavra burnout possa ser nova, o problema que ela descreve é antigo. Esse tipo de esgotamento tem sido parte da experiência humana há um bom tempo. Sabemos disso porque a Bíblia frequentemente nos exorta a não sucumbirmos ao esgotamento. Na verdade, as Escrituras nunca mencionam os termos burnout ou esgotamento, mas usam outras palavras para descrever a mesma experiência de forma clara. (p. 87-8)

O Salmo 73, 2Coríntios 4 e Filipenses 4 são apenas alguns dos textos em que o autor mergulha detalhadamente para nos esclarecer sobre o assunto e nos orientar biblicamente para que lidemos com as pressões do dia a dia sem ficarmos prostrados.

Um livro para todos nós
Será que este livro é para você?  Wayne Mack responde assim:

Quem de nós nunca ficou desanimado? É quase impossível viver neste mundo amaldiçoado pelo pecado sem experimentar situações nas quais somos tentados ao desânimo. Homens muito piedosos da Bíblia lutaram contra o desânimo, incluindo Jó, Moisés, Elias e Jeremias. Nos Salmos 42 e 43, o salmista pergunta três vezes: “Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim?” (Sl 42.5, 11; 43.5).

Normalmente, nosso desânimo é motivado por alguma circunstância angustiante na qual nos encontramos. Pode ser por saúde debilitada (nossa ou de um ente querido), zombaria ou ofensa da parte de colegas de trabalho ou familiares, fracasso pessoal, quedas recorrentes em determinado pecado, eventos mundiais, situações difíceis na igreja, e muitos outros problemas. Independentemente de estarmos passando agora por alguma situação que nos leva ao desânimo, podemos ter certeza de que em algum momento o enfrentaremos. Jesus nos alertou: “Neste mundo vocês terão aflições” (Jo 16.33).  (p. 206, 207)

Caído, mas não derrotado! é um livro que traz verdades bíblicas para alimentar a alma cansada, e ilustrações de vida encorajadoras, extraídas das páginas das Escrituras e também do cotidiano.  Após o estudo cuidadoso de vários textos bíblicos, o autor conclui:

Esta é a solução de Deus para o problema do desânimo: lembrar quem Ele é, o que Ele tem e o que Ele é capaz de fazer. Mesmo que alguns de nós já saibam dessas verdades há muitos anos, o mais importante dessa solução não é saber, mas lembrar, refletir, crer e aplicar. Em outras palavras, essas verdades que já sabemos precisam ser avivadas em nosso coração de modo que fiquem frescas em nossa mente e ocupem o primeiro plano em nossos pensamentos. Essas verdades precisam ser mais do que coisas que sabemos, precisam ser aquilo que nos controla. (p. 223)

Para nos ajudar na tarefa de olhar o mundo, os problemas e o nosso coração pelas lentes de Deus, e ganhar esperança verdadeira, o livro traz, no final de cada capítulo, uma seção chamada Aplicação, com atividades práticas bem dosadas.

Na conclusão, Wayne Mack expressa seu desejo para nós:

Com Paulo, “Oro também para que os olhos do coração de vocês sejam iluminados, a fim de que vocês conheçam a esperança para a qual ele os chamou, as riquezas da gloriosa herança dele nos santos e a incomparável grandeza do seu poder para conosco, os que cremos, conforme a atuação da sua poderosa força” (Ef 1.18, 19).  (p. 244)

Caído, mas não derrotado! é uma ferramenta relevante não só para aquela pessoa que está em busca de ajuda para voltar a ter uma esperança sólida em sua vida, mas também para o conselheiro bíblico.



Ficha Técnica
Autor: Wayne A. Mack
Título: Caído, mas não derrotado! Lidando biblicamente com o desânimo, o abatimento e o esgotamento
Título original: Down, but not out: how to get up when life knocks you down
Editora: Nutra
Páginas: 248
Data de publicação: 2016

Wayne Mack completou seus estudos no Philadelphia Seminary (MDiv) e no Westminster Theological Seminary (DMin). Desenvolveu o programa de Mestrado em Artes em Aconselhamento Bíblico (MABC) de The Master’s University, e ainda hoje atua como professor de aconselhamento bíblico por meio de Strengthening Ministries Training Institute. Na Association of Certified Biblical Counselors (ACBC), recebeu a posição de membro da ACBC Academy por sua significativa contribuição ao aconselhamento bíblico.  Em janeiro de 2006, ele e sua esposa mudaram-se para Pretória, África do Sul, onde desenvolvem um ministério de ensino na área do aconselhamento bíblico. Wayne Mack é autor de numerosos livros e artigos.