Elyse Fitzpatrick. Um coração inabalável

Experimentando o consolo de Deus em tempestades da vida

Há momentos na vida em que nos encontramos andando debaixo de uma tempestade. Em outros momentos, precisamos dar palavras de consolo a uma irmã em Cristo que está enfrentando forte pressão.  É nessas circunstâncias que precisamos conhecer bem de perto o nosso Deus e a estabilidade de que dispomos nEle. Usando o Salmo 57 como texto-base, Elyse Fitzpatrick conduz as leitoras à descoberta do segredo de um coração inabalável, pronto a resistir em tempos difíceis.

Trazemos aqui uma resenha feita por Leslie Wiggins para Discerning Readers, um site dedicado à divulgação de bons livros cristãos.


Nós iremos sofrer. Jesus disse: “Neste mundo vocês terão aflições” (Jo 16.33). Em vários outros lugares as Escrituras nos admoestam a não ficarmos surpresos se várias tribulações nos sobrevierem. Pelo contrário, devemos estar preparados.

Um coração inabalável: experimentando o consolo de Deus em tempestades da vida é um livro dirigido a todas as mulheres, quer estejam passando por aflições, quer não. Elyse Fitzpatrick é uma conselheira bíblica e palestrante requisitada em conferências para mulheres. Embora eles não a tornem imune à dor, os anos que ela investiu no estudo da Bíblia e no aconselhamento ajudaram-na a estar mais preparada para os dias em que ela mesma enfrentou maiores dificuldades. Ela compartilha como Deus ministrou  por meio de Sua Palavra durante seus anos de sofrimento e como as mulheres podem preparar o coração para os momentos de provas e aflições.

Em decorrência dos trágicos acontecimentos de 11 de setembro de 2001, a família Fitzpatrick encontrou-se em meio a uma luta financeira que despertou em Elyse um senso de incerteza e impotência com respeito ao bem-estar dos seus. Outras vezes, ela se sentia irada. Ela compartilha que, pela primeira vez em sua vida, começou a questionar Deus e Seu caráter. Embora ela não entre em detalhes sobre a sua situação, ela compartilha honestamente como se sentia naquele período. Como a maioria das mulheres, eu esperaria ler os detalhes da situação; no entanto, a autora compartilha apenas o suficiente para que o leitor entenda que ela estava realmente sofrendo. Ela explica a razão dessa abordagem:

Ao escrever sobre o nosso sofrimento, quero esclarecer uma realidade: sei que o que passamos não é nada em comparação ao que outras pessoas passam diariamente. A nossa provação foi moldada para nós, por um Deus sábio que conhecia exatamente o tipo de sofrimento de que precisávamos. As provações que suportamos foram criadas para atingir a idolatria, o egoísmo e a incredulidade que Deus deseja limpar de nossa vida. Elas também foram feitas para fazer com que amemos a Jesus Cristo mais e mais, e, às vezes, não são, de modo algum, uma disciplina, mas, pelo contrário, são parte do plano misterioso de Deus para a sua própria glória. Por isso, peço que, enquanto você lê este livro, não compare o meu sofrimento com o seu, ou imagine como suportaria o que passei ou vice-versa. Apenas reconheça que Deus traz a cada uma de nós o que melhor irá glorifica-lo. (p. 15).

Usando o Salmo 57, pois foi esse o salmo que Deus usou para consolá-la, Elyse Fitzpatrick explica que podemos clamar pela misericórdia de Deus, assim como Davi fez. Podemos também olhar para os sofrimentos do Filho de Deus e encontrar esperança no conhecimento de que, por Jesus ter sido abandonado naquela cruz, Deus nunca abandonará Seus filhos, e assim podemos descansar no conhecimento de que o nosso sofrimento não durará para sempre. Na verdade, há sofrimentos pelos quais nós nunca passaremos devido aos sofrimentos de Cristo. A autora também se detém nas histórias de Jó, dos heróis da fé em Hebreus 11, e de alguns cristãos mais próximos de nós, que deveríamos ter como exemplo – Lady Jane Kenmure, Amy Carmichael e Richard Wurmbrand.   É útil examinar a vida de homens e mulheres fiéis que nos antecederam para aprendermos a lidar bem com o sofrimento. Ao contrário daqueles cujo perfil Elyse Fitzpatrick traça em seu livro, muitas mulheres pensam que deveriam ignorar suas emoções. Um dos aspectos mais encorajadores desse livro, porém, é que a autora nunca aconselha as mulheres a ignorar ou minimizar seus sentimentos quando passam por um momento de sofrimento. Ela escreve:

Uma mulher com um coração firme é uma mulher que está viva – viva para todas as emoções dadas pelo Senhor. Ela está ciente das possibilidades pecaminosas que as emoções podem inflamar, mas está indiferente ou com receio de sorrir ou chorar. Ela não deixa que as emoções a dominem, mas também não as ignora. […] Um coração inabalável não é um coração morto, é um coração que pulsa com uma fé vibrante, dinâmica, com um pensamento centrado em Deus e com as emoções redimidas que dão vida e cor a cada experiência. (p. 118)

Todos os capítulos do livro estão repletos de sabedoria e encorajamento, mas os três últimos são os meus favoritos. Neles, Elyse Fitzpatrick ajuda o leitor a ver os atributos de Deus. Ela examina o sofrimento em função da beleza do caráter de Deus, Sua fidelidade e Sua glória. Quando a nossa mente considera aquilo que as Escrituras nos ensinam sobre Deus, podemos cantar em meio ao sofrimento porque sabemos que Deus está trabalhando em nosso coração para nos purificar e santificar. Durante as provações, as tarefas mais benéficas para o nosso coração são olhar para o sofrimento do nosso Salvador, para manter nossa mente focada no que sabemos ser verdadeiro com relação ao coração e ao caráter do nosso Pai Celestial, e confiar que Deus tem em mente o nosso bem e Sua glória.

Um coração inabalável é diferente de outros livros para mulheres no sentido de que Elyse Fitzpatrick afirma claramente sua crença na soberania de Deus sobre todas as coisas. Ela explica que as provações podem nos sobrevir por razões diferentes, mas em todos os casos elas são permitidas e/ou proporcionadas por Deus para um propósito específico. Ela é honesta sobre a dor e o sofrimento que teremos neste mundo. Ela não afirma que “vai dar tudo certo” nem que Deus aliviará nossos males nesta vida. Na verdade, ela diz que nossas circunstâncias poderiam até piorar. No entanto, a promessa que temos de que Deus trabalha para nos conformar com Cristo, e a certeza de que pertencemos a Cristo, são nossa única fonte segura de consolo.

Este livro é para todas as mulheres, tanto aquelas que parecem estar navegando sem problemas ao longo da vida quanto aquelas que se sentem como se estivessem sendo jogadas para lá e para cá em um mar violentamente agitado.



Ficha Técnica
Autor: Elyse Fitzpatrick
Título: Um coração inabalável: experimentando o consolo de Deus em tempestades da vida
Título original: A steadfast heart: experiencing God’s comfort in life’s storms
Editora: Fiel
Páginas: 166
Data de publicação: 2016

Elyse Fitzpatrick possui um certificado em aconselhamento bíblico pela CCEF e completou o mestrado em Aconselhamento Bíblico pelo Trinity Theological Seminary.  Ela é autora de mais de vinte livros sobre a vida cristã, além de palestrante em conferências para mulheres. Conheça mais a respeito do seu ministério no site da autora.