Trillia Newbell. Medos do coração

Encontrando a paz que você anseia

Mulheres de todas as idades e em todas as situações de vida têm de lidar com o medo, não importa quão grande ou quão pequeno ele seja. Um dos grandes desafios diários é lutar contra o medo que algumas vezes nos domina por completo e nos induz a não fazer o que deveríamos fazer, ou então a fazer o que não deveríamos fazer.

Esse medo pode ser combatido com a fé? É possível confiar em Deus verdadeiramente e encontrar a paz que o coração almeja? Trillia Newbell expõe o medo com honestidade. Ela não trata o medo de forma banal nem minimiza nossa luta contra ele. Pelo contrário, ela examina brevemente, mas com perspicácia bíblica, sete áreas comuns de medo para as mulheres. A maioria das mulheres poderá se identificar com pelo menos uma delas, se não a maioria.

Estou escrevendo como uma mulher que luta os medos e está batalhando pela fé. Estou no processo de aprender o que significa temer ao Senhor. Não tenho pleno domínio da arte de confiar no Senhor. Estou aprendendo e, felizmente, Deus é paciente comigo. Talvez você seja como eu: uma cristã que acredita firmemente que Deus está no controle, embora ainda lute contra o medo. Nós todas não lutamos contra o medo de uma forma ou de outra? Deus também é paciente como você. (p. 18)

Embora o medo, quase sempre, seja produto do pecado em nosso coração, a autora deixa claro que há momentos em que o medo pode ser legítimo.  Por exemplo, a sabedoria nos diz para não andarmos sozinhas em um estacionamento escuro à noite. Este não é um medo vão, ele simplesmente expressa que você é uma mulher sábia, precavida.

Queremos confiar no Senhor, mas confiar em Deus não significa insensatez ou imprudência. (p. 75)

Ponto de partida: o temor de homens
O primeiro capítulo trata do temor de homens. Buscamos a aceitação dos outros, tememos terrivelmente o que possam pensar de nós e fazemos, ou deixamos de fazer, qualquer coisa para agradá-los.

A preocupação com o que outros pensam é orgulho. Talvez, você anseie ser respeitada. Talvez, você odeie a ideia de ser mal-entendida (Ah! Como penso nisso!) Seja o que for, trata-se de orgulho, e nós sabemos que Deus se opõe aos soberbos (Tg 4.6) (p. 33).

Trillia Newbell acerta em cheio quando ela identifica o orgulho na raiz do temor de homens, e escreve que o remédio não é uma visão melhor de si mesma ou um amor maior por si mesma. A humildade que brota do evangelho é o remédio que ela receita, uma humildade que coloca sua confiança e segurança em Deus. Assim como faz nos capítulos seguintes, mais do que nos dar uma lista de soluções práticas e prontas para aplicar, a autora nos aponta para a confiança de que Deus está no controle qualquer que seja a situação e nós, como Suas filhas, já fomos aceitas por Ele mediante Cristo e somos amorosamente cuidadas por Ele.

Uma diversidade de expressões do medo
Na segunda parte do livro, dos capítulos 2 ao 7, Trillia Newbell trabalha seis temas específicos: o medo do futuro, o medo de outras mulheres, da tragédia, de não atender às expectativas, da aparência física e da intimidade sexual. Ela compartilha com humildade muitas de suas experiências de vida e também inclui as histórias de outras mulheres que estavam dominadas pelo medo. À medida que cada medo é exposto em detalhes, ela identifica as raízes pecaminosas e oferece às leitoras a cura das Escrituras, juntamente com algumas sugestões para que elas combatam os seus medos fortalecendo a sua fé.

O temor que vence o medo
Do capítulo 8 em diante, a autora escreve sobre o temor do Senhor, o “medo” que vence qualquer medo. Conhecer a Deus produz um medo saudável, que acaba com o medo incapacitante. Trillia Newbell lembra às leitoras a bondade de Deus, Sua soberania e Seus planos perfeitos, e oferece algumas sugestões para crescermos no temor do Senhor.

O título original do livro é Medo e fé [Fear and Faith], que reflete diretamente o argumento da autora de que devemos curar o medo confiando na soberania, bondade, amor e sabedoria de Deus.

Há, contudo, um temor que queremos ter. É o temor definido como uma admiração fascinante do santo Deus que teve a bondade de se tornar homem, morrer na cruz e levar toda a ira que você e eu merecíamos, a fim de que, dessa forma, pudéssemos entrar em sua presença. Podemos entrar em sua presença e receber a graça. Podemos transformar nosso medo ruim e pecaminoso em temor a ele. É isso o que ele faz: transforma carvão em diamantes. Não temos que ser paralisadas pelo medo, pois temos um Deus que mantém o oceano sob controle com a palma de sua mão. Ele não promete que a nossa vida será fácil (longe disso), porém promete cuidar de nós, suas filhas, até o fim e por toda a eternidade. Basicamente, lutamos contra o medo confiando no Senhor e temendo a ele. (p. 21, 22)

A realidade de viver num mundo decaído leva-nos a reconhecer que há momentos em que nossos temores se tornam realidades. No entanto, o caráter de Deus permanece inabalável e é Ele quem nos sustenta nas crises.

Vale a pena ler
Medos do coração é um livro de fácil leitura. Não é um livro de autoajuda, mas uma conversa com a leitora, repleta de histórias envolventes que facilmente encontram eco no nosso dia a dia, e repleta também de verdades bíblicas especialmente sobre o caráter e atuação do nosso Pai, pois “conhecer a Deus e sua Palavra nos permite enfrentar nossos medos com fé” (p. 145).

O livro é proveitoso para mulheres de diferentes faixas etárias, das mais jovens às mais idosas, e certamente a leitora se sentirá como se estivesse sentada ao lado de uma amiga, tomando um café e recebendo encorajamento para crescer no temor do Senhor.



Ficha Técnica
Autor: Trillia Newbell
Título: Medos do coração: encontrando a paz que você anseia
Título original: Fear and faith: finding the peace your heart craves
Editora: Fiel
Páginas: 197
Data de publicação: 2016

Trillia Newbell  é uma esposa e mãe que ama Jesus e ama servir ao próximo por meio de seus artigos e livros. Você pode conhecer mais sobre Trillia e seu ministério como escritora no site Trillia Newbell.