Foco e determinação para se tornar uma mulher de Deus

Bethany Baird

Uma decisão que mudaria a minha vida precisava ser tomada, e eu era a única pessoa que poderia dar a resposta decisiva. No fundo do meu coração, eu sabia que havia apenas duas opções: o que Deus queria ou o que eu queria. Lembro-me de estar sentada com a minha Bíblia em mãos, lendo Provérbios, e procurando entender a perspectiva bíblica. Quanto mais eu lia, maior certeza eu tinha quanto à resposta.

Mas ainda havia um problema.
Eu não gostava da verdade ou da resposta que eu sabia que deveria dar. Escolher aceitar a perspectiva e a sabedoria bíblicas significava que eu teria de tomar uma decisão muito difícil, uma decisão que eu não queria tomar. No entanto, apesar de eu parecer muito obstinada à primeira vista, eu sabia exatamente o que eu tinha de fazer.

Eu tinha decidido seguir a Deus independentemente das dificuldades.
Tempo atrás, eu havia decidido seguir o caminho que Deus tem para a minha vida e confiar em Sua Palavra apesar das dificuldades. No começo da minha adolescência, decidi dar ouvidos aos conselheiros sábios e confiar a qualquer custo no que a Palavra de Deus ensina. Eu havia chegado à conclusão de que muitas vezes, ao tomar decisões difíceis como essa, eu não poderia me basear no senso comum e na minha lógica. Eu sabia que seria necessário ouvir o conselho de outras pessoas para não tomar uma decisão totalmente baseada nos meus sentimentos.

Sou muito grata por ter decidido viver a vontade de Deus ao invés da minha, e sou ainda mais grata por Deus ter me dado graça para me manter fiel em momentos muito difíceis. Até hoje a minha oração continua a ser: “Deus, dê-me graça para escolher de acordo com a Sua palavra ao invés dos meus sentimentos”.

Quando você precisar tomar uma decisão difícil, você seguirá a Deus ou seguirá o seu coração?
Infelizmente, muitas jovens não investem tempo para pensar e decidir o que elas farão quando tiverem de tomar uma decisão difícil. Em vez de pensar de forma racional e bíblica, tenho visto muitas jovens agir com base em seus sentimentos e acabar caindo em situações que elas nunca haviam imaginado ter de enfrentar. Quero encorajá-la a investir tempo para pensar antecipadamente sobre suas decisões.

Que tipo de mulher você quer ser daqui a 1 ano?
E daqui a 5 anos? 10 anos? Você já tem as habilidades necessárias para se preparar para ser uma mulher de Deus. Eu a encorajo a começar agora mesmo seu planejamento e preparo para se tornar esse tipo de mulher.

Aqui estão apenas alguns dos compromissos que assumi quando eu ainda era adolescente e desejava me preparar para um futuro sábio e cristocêntrico.
– 1 – Não me casarei com um rapaz a menos que tenha o total apoio de meus pais.
– 2 – Não iniciarei um namoro “secreto”.
– 3 – Guardarei meu primeiro beijo romântico para o dia do meu casamento.
– 4 – Não me comunicarei constantemente com um rapaz sem que meus pais saibam disso.
– 5 – Procurarei conselhos de pessoas sábias quando eu tiver de tomar uma decisão difícil.
– 6 – Procurarei pessoas que acompanhem diretamente minha vida cristã e aceitarei ajuda daqueles que me conhecem melhor.
– 7 – Estarei constantemente envolvida em uma igreja evangélica que ensine a Bíblia.
– 8 – Lerei regularmente livros cristãos que me desafiem a crescer na fé — o alvo que estabeleci foi ler pelo menos 15 livros por ano.

Essa lista inclui alguns dos compromissos que estabeleci para me ajudar a tomar decisões guiada pela sabedoria bíblica ao invés das minhas emoções. Como moça cristã, meu objetivo com isso era ter um futuro bem-sucedido.

Eu queria muito honrar a Deus com minha vida, e eu sabia que precisaria de um foco bem definido para alcançar meu alvo.
Hoje sou uma mulher de 29 anos de idade e olho para esses compromissos com muita gratidão no coração. Sou grata por Deus ter me ajudado a permanecer no caminho certo e me tornar a mulher que eu queria ser quando ainda era adolescente.

Se você quer se guardar de tomar decisões erradas no futuro, e quer se tornar uma mulher de Deus, eu a encorajo a pensar antes de tomar certas decisões. Comece a escrever sua lista de valores e compromissos. Ore pelos itens da sua lista, compartilhe com uma conselheira sábia, e comece a colocar em prática essa lista ainda hoje.

Não dê por certo que você sempre tomará automaticamente as decisões mais sábias, que honram a Deus. Se você não se preparar antes da hora, e estiver espiritualmente pronta para tomar as decisões mais difíceis, é provável que não escolherá naturalmente a opção mais sábia – o peso do nosso coração pecaminoso e a pressão da sociedade são intensos nesses momentos.

Como se preparar para um futuro que honre a Deus.
Quero desafiá-la a criar sua própria lista de compromissos. Decida agora o que você está ou não disposta a fazer.  Tenha uma visão de como você quer ser no futuro para que você saiba o que fazer quando tiver que tomar decisões. Lembre-se de que essa lista não é uma garantia de que você irá sempre acertar. São simplesmente alguns objetivos para ajudá-la a permanecer no caminho certo e se tornar uma mulher que honra a Deus, conforme você pretende ser.

Você está pronta para planejar um futuro sábio?
Você possui compromissos específicos para ajudá-la a alcançar o futuro que pretende ter?
Quais são eles?
O que você já tem feito para ser bem-sucedida em se tornar uma mulher que honra a Deus?



Original: Becoming a godly woman takes focus and determination
Artigo publicado originalmente em GirlDefined.

Tradução: Júlia Distler
Revisão: Conexão Conselho Bíblico