Aprendendo a crescer no amor por Jesus

Bethany Baird

Posso confessar uma coisa? Ler a palavra de Deus diariamente é difícil para mim. Eu normalmente não acordo logo de manhã animada e pronta para mergulhar na Bíblia. Não estou dizendo que não quero ler a Bíblia, apenas que é difícil.

Por mais que eu ame a Deus, ame a Sua palavra, ame aprender, e crescer na minha fé, eu ainda tenho dificuldade para fazer com que isso seja uma prioridade no meu dia a dia. O mais importante, porém, é que eu não deixo com que isso me impeça de insistir.

Não tenho uma vida devocional perfeita, e penso que nunca terei. Ainda assim, dou o meu melhor. Quero ser fiel à Deus. Quero ter um ótimo relacionamento com Ele.

Creio que você também esteja dando o seu melhor. Meu desejo é encorajá-la a continuar a sua jornada de vida devocional. Quero que saiba que não há um método perfeito que você possa seguir passo a passo para que isso dê certo. Depende muito da nossa personalidade, dos nossos horários e preferências. O momento devocional de cada uma de nós possui aspectos diferentes.

Qual é o centro da questão?
Gosto muito do conselho que Nancy DeMoss Wolgemuth nos dá em seu excelente livro Place of Quiet Rest.

Não importa qual método você utilize para a sua leitura bíblica, não se torne escravo de um método. Não se apegue à forma e esqueça o centro da questão.

Qual é, então, o centro da questão quando o assunto é o seu tempo devocional diário? Deuteronômio 6.5 nos dá a resposta: “Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todas as suas forças”.

Lemos a Bíblia porque amamos a Deus e queremos aprender a amá-lO ainda mais. Quando aprendemos a amá-lO, sabemos como viver para Ele. Quando o nosso propósito de vida está enraizado em um amor sincero e profundo a Deus, todo o restante de nossa vida está centrado em Cristo.

O propósito é mais importante que o processo.
Minha oração é que nos concentremos mais no propósito do tempo devocional diário que no processo que usamos. Quando esquecemos o propósito, que é construir um relacionamento profundo com Jesus, esquecemos a razão por que priorizamos diariamente o tempo devocional e passamos a cumprir apenas uma formalidade.

Quando percebi que meu tempo devocional diário não precisava se enquadrar em um padrão de perfeição, eu me senti livre para conhecer mais a Deus e construir um relacionamento mais profundo com Ele. Ao invés de procurar cumprir exigências que eu mesma havia criado a respeito do que seria a devocional ´´perfeita´´, comecei a fazer o que me permitia alcançar melhores resultados.

Aqui estão algumas ideias. Sinta-se à vontade para usá-las ou para criar suas próprias ideias.
— Leia um livro da Bíblia por vez.
— Grife as passagens que chamarem sua atenção.
— Tenha sempre um caderno em mãos para fazer anotações.
— Escreva no caderno suas orações, seus pensamentos e os versículos importantes.
— Ouça louvores e escreva em seu caderno a letra dos cânticos de que mais gosta.

O livro Place of Quiet Rest fez grande diferença em minha vida quanto ao entendimento do tempo devocional. Nancy nos abre a janela para a vida de mulheres sábias que foram fieis a Deus durante toda a sua jornada. Essas mulheres amaram verdadeiramente a Deus de todo seu coração, alma, mente e força. Elas entenderam o propósito de ler a Palavra de Deus, isso ficou visível no processo.

Ter a oportunidade de conhecer a vida devocional de outras pessoas e saber o que é proveitoso para outras pessoas não tem preço. Se tiver oportunidade, leia o livro de Nancy DeMoss Wolgemuth.[1]

Sua vez
O que prefere fazer no seu tempo devocional diário?
O que dá certo?
O que não dá certo?

[1] NdT. Em português, pode ser útil o livro Mulheres da Palavra: como estudar a Bíblia com nossa mente e coração – Jen Wilkin.



Original: Learning How to Grow in Love with Jesus
Artigo publicado originalmente em GirlDefined.

Tradução: Júlia Distler
Revisão: Conexão Conselho Bíblico