Stuart Scott e Heath Lambert (edits). Aconselhando os casos difíceis

Os editores de Aconselhando os Casos Difíceis, bem como todos os colaboradores, estão ativos no aconselhamento bíblico e escrevem com base em sua prática ministerial. “Este é um livro de histórias sobre pessoas reais” – é assim que os próprios editores apresentam essa obra.  “Este não é apenas um livro sobre pessoas com problemas; é também um livro sobre como Deus usa Sua Palavra para guiar Seu povo a fim de torná-lo instrumento de graça na vida daqueles que possuem problemas sérios, trazendo restauração, esperança, paz e cura”.  (p. 10)

O livro foi escrito para um público variado, procurando ser útil para que os conselheiros bíblicos e os estudantes de aconselhamento possam ver exemplos do poder suficiente de Jesus Cristo e Sua Palavra para lidar com problemas, não importa o grau da dificuldade. O livro também foi escrito pensando naqueles que discordam acerca da suficiência das Escrituras no processo de aconselhamento – conselheiros cristão integracionistas e psicólogos cristãos.

Diferenças de opinião relacionadas à suficiência da Palavra de Deus sobre como administrar um ministério de aconselhamento efetivo podem nos dividir. Apesar das questões por trás das divergências serem importantes e significativas, estamos unidos por algo muito mais profundo — o sangue de Jesus Cristo. À luz desta união, é lamentável quando as trocas entre os nossos vários grupos não são amáveis e produtivas. Neste livro, queremos confessar francamente que vocês são nossos irmãos e irmãs em Cristo e nós os amamos. Esperamos que não sintam como se estivéssemos querendo dar uma lição em alguém ou pensássemos não ter nada a aprender com aqueles de quem discordamos. Pelo contrário, esperamos que vocês vejam como os colaboradores deste livro são homens e mulheres apaixonados por Cristo e por Sua perfeita Palavra […]. Esperamos que muitas conversas e relacionamentos continuem a se desenvolver entre os vários movimentos. Oferecemos este livro a você — nossos coerdeiros em Cristo — em humildade e amor, com muitas orações de que Deus se agrade em dar-lhes alguns lampejos da profundidade das Escrituras, a qual talvez vocês ainda não tenham apreciado completamente. (p. 11)

Na apresentação, John MacArthur, Jr. destaca:

Quando pessoas piedosas, cheias de confiança de que a Palavra de Deus é plenamente suficiente, com oração e habilidade, gentilmente, mas firme aproximam-se daqueles que estão confusos, perdidos, sofrendo ou lutando com algum dilema pessoal ou espiritual, o Senhor soberanamente se dispõe a usar Sua Palavra através de tal conselho de maneira que lhe agrada. A Palavra do Senhor é a única coisa que nunca volta vazia (Is 55.11). (p. 8)

Em sua resenha de Aconselhando Casos Difíceis, Terry Enns[1] escreve:

Este livro é particularmente valioso de duas maneiras. Primeiro, Heath Lambert estabelece um fundamento bíblico para a suficiência das Escrituras. Enquanto muitos autores afirmam confiar nas Escrituras e, ao mesmo tempo, apelam para métodos seculares no escritório de aconselhamento, Lambert sabiamente demonstra como as Escrituras são infinitamente superiores para abordar as questões do coração. Ele é de ajuda para pastores que, como eu, receberam um treinamento sólido em teologia e matérias bíblicas, mas estavam mal equipados para aplicar a Palavra de Deus no aconselhamento. Eu acredito — e sempre acreditei — na autoridade, no poder e na inerrância da Escritura, mas eu precisava de ajuda para conectar as Escrituras com os problemas da vida. Este livro, com sua confiança na inerrância e suficiência das Escrituras, demonstra repetidamente como fazer exatamente isso.

Em segundo lugar, 10 conselheiros bíblicos experientes escreveram estudos de casos, escolhendo alguns dos casos mais difíceis que encontraram em seus ministérios. Os estudos de caso demonstram a suficiência da Palavra de Deus para atender às necessidades apresentadas e mudar o coração e vidas das pessoas. […] Esses capítulos fornecem também incentivo por meio de orientações específicas sobre como aconselhar. As páginas do meu livro são pontilhadas com as letras “TP” – um indicador para mim de tarefas práticas que podem ser relevantes para meus aconselhados que lutam com problemas semelhantes. O livro dá também indicações bibliográficas úteis e estudos bíblicos relacionados a muitos desses problemas.

[…] Esse livro já está na minha estante — e uma segunda cópia no meu Kindle — há cerca de cinco anos.[2] Repetidamente abri suas páginas para encontrar ajuda na solução de problemas específicos de aconselhamento. Outras vezes, li em busca de incentivo, de forma geral, no processo de aconselhamento. Toda vez que fui às páginas deste livro, encontrei a ajuda de que precisava. Posso antecipar que ele será um companheiro de confiança no meu ministério de aconselhamento por muitos mais anos.


Sumário
Apresentação – John MacArthur, Jr.
Prefácio
1 – Introdução: A suficiências das Escrituras, o aconselhamento bíblico e o propósito deste livro – Heath Lambert
2 – “Mariana” e o abuso sexual – Laura Hendr1ckson
3 – “Brian” e o transtorno obsessivo-compulsivo – Steve Viars
4 – “Sarah” e a depressão pós-parto – Heath Lambert
5 – “Mary” e o medo paralisante – Dan Wickert
6 – “Ashley” e a anorexia – Martha Peace
7 – “Tony” e o transtorno bipolar – Garrett Higbee
8 – “Jackie” e o transtorno da identidade dissociativa – Stuart Scott
9 – “Jason” e a homossexualidade – Kevin Carson
10 – “Julie” e os vícios e o adultério – Robert D. Jones
11 – “Jennifer” e um caso aparentemente difícil – John Babler
Reflexões finais – Heath Lambert e Stuart Scott


Ficha Técnica
Autor: Stuart Scott e Heath Lambert (edits)
Título:  Aconselhando os casos difíceis: histórias verdadeiras que ilustram a suficiência dos recursos de Deus nas Escrituras
Título original:  Counseling the hard cases
EditoraPeregrino
Páginas: 302
Data de publicação: 2017


Stuart Scott é professor associado de aconselhamento bíblico em The Master’s University em Santa Clarita, Califórnia. É diretor executivo de One-Eighty Counseling and Education, membro do conselho da Biblical Counseling Coalition (BCC) e faz parte da diretoria da Association of Certified Biblical Counselors (ACBC)
Heath Lambert é professor assistente de aconselhamento bíblico no The Southern Baptist Theological Seminary em Louisville, Kentucky, e também é pastor titular da First Baptist Church em Jacksonville, Florida. É membro do conselho da Association of Certified Biblical Counselors (ACBC).


[1] Terry Enns é pastor da Grace Bible Church em Granbury, no Texas, com mais de vinte anos de experiência em aconselhamento e é um conselheiro certificado pela Association of Certified Biblical Counselors (ACBC).
[2] Aconselhando os Casos Difíceis é tradução de Counseling the Hard Cases, publicado em inglês em 2012, por B&H Publishing.