Um guia bíblico e prático
No Prefácio de Aconselhamento para Mulheres, Martha Peace escreveu:
Você já teve algum problema que não conseguia resolver? Ou uma amiga a quem não conseguiu ajudar? Neste livro, John e Janie Street deixaram extremamente claro que existe muita esperança para qualquer problema que as mulheres possam enfrentar. Eles apresentaram planos de ação bíblicos claros para as questões com que as mulheres lidam nos dias de hoje. Por meio de histórias convincentes, eles mostraram como as mulheres podem ajudar umas às outras a reagir para que, pela graça de Deus e pela obediência à Sua Palavra, possam sair da angústia em que se encontram. A Palavra de Deus e “viva e eficaz” e suficiente para nos ajudar “em ocasião oportuna” (Hb 4.12, 16). Na verdade, Deus nos tem dado “todas as coisas que conduzem à vida e à piedade” (2Pe 1.3). […] Este livro aponta para a verdade de Deus e está cheio de esperança e de orientações bíblicas práticas. (p. 13)
Os próprios autores explicam o propósito do livro e como aproveitá-lo ao máximo:
Este livro foi escrito com o propósito de fornecer respostas esclarecedoras e práticas que vêm das Escrituras e não tem como intenção ser uma avaliação acadêmica de várias abordagens teóricas sobre um problema em particular, ainda que os autores estejam cientes de tais pontos de vista. Há teses acadêmicas e materiais escritos confiáveis que sustentam o aconselhamento de cada capítulo, mas o propósito deste livro não é fazer uma leitura minuciosa de tais pesquisas. Os capítulos aqui contidos se dirigem a vários problemas da alma. Eles não são guias completos para cada problema, em vez disso, eles têm como finalidade abordar as características mais comuns que cada dificuldade da alma apresenta e indicar a ajuda bíblica para encontrar respostas práticas e confiáveis para seus problemas. (p. 18)
Este livro foi escrito para ajudar mulheres cristãs que têm em alta conta a suficiência da Palavra de Deus e sua capacidade para abordar de forma adequada as lutas pessoais mais sérias que as mulheres enfrentam. […] Você precisará de uma Bíblia à mão ao ler cada capítulo, porque este livro está repleto de referências bíblicas cuidadosamente selecionadas que devem ser consultadas durante a leitura. (p. 15)
John Street, professor em The Master’s University, tem se dedicado ao ensino da hermenêutica aplicada ao aconselhamento. Sua recomendação no início do livro reforça a importância do uso correto da Bíblia ao lado da leitura do livro:
Nossa esperança é que ao ler e refletir nos tópicos e nas questões para discussão ao fim de cada capítulo, seu amor pelo Senhor e por Sua Palavra aumentem. É importante que ao usar a Bíblia e examinar as referências citadas em cada capítulo você não tire os versículos do contexto, distorcendo assim, ainda que de forma não intencional, o significado do texto. Leia o contexto do versículo para garantir eu você está lendo e entendendo de forma adequada. […] Foi tomado um grande cuidado para escolher passagens bíblicas adequadas a cada situação, que abordassem direta o indiretamente o problema e mantivesse a intenção original do autor bíblico, mas você precisará fazer estudos minuciosos dessas passagens a fim de entende-las de forma apropriada. (p. 19, 20)
John e Janie Street tratam de questões que a maioria das mulheres provavelmente enfrenta, em algum grau, em um momento ou outro da vida — ira, ansiedade, aparência, amargura, depressão. No entanto, eles também lidam com questões mais complexas que, pela graça de Deus, muitas podem não ter experimentado, mas com as quais talvez se deparem ao se aproximar de outras mulheres como, por exemplo, abuso, dependência química, transtornos alimentares, ataques de pânico, adultério, transtorno obsessivo compulsivo, entre outros.
Para cada tópico, os autores apresentam um estudo de caso. Embora as personagens sejam fictícias, elas representam uma composição de casos reais de mulheres que enfrentaram lutas pessoais como resultado de suas escolhas pecaminosas ou das escolhas de alguém próximo a elas. Após apresentar o caso, os autores proporcionam uma quantidade significativa de esclarecimentos importantes sobre o assunto, identificam os pensamentos e estilos de vida envolvidos, levando o leitor às verdades das Escrituras de maneira prática e realista. As perguntas para discussão e as sugestões para aplicação pessoal devem levar o leitor a uma reflexão. Para as mulheres que já praticam o aconselhamento bíblico, Aconselhando Mulheres não é apenas um “livro-texto” para aplicar a “outras pessoas”, mas em vários dos assuntos ele pode conduzir a uma autoavaliação e um projeto pessoal de crescimento. É o caso dos capítulos sobre ira ou ansiedade.
Este livro ajuda-nos a desviar nossos olhos das circunstâncias e soluções temporárias, e retornar à esperança duradoura que pode ser encontrada somente na obediência à Palavra de Deus. Sua abordagem compassiva, a sabedoria bíblica e as sugestões práticas apresentadas fazem dele um recurso excelente para entender e lidar com os problemas da vida.
Embora o título possa dar a impressão de que é um livro dirigido prioritariamente às mulheres que aconselham biblicamente, ele é recomendado para mulheres que querem aprender a lidar com suas lutas pessoais de maneira agradável a Deus. Certamente é recomendado para aquelas que desejam crescer em sua capacidade de discipular e aconselhar outras mulheres. Não podemos deixar de pensar que ele será muito útil também aos conselheiros bíblicos que dele podem se beneficiar nas situações em que precisam orientar mulheres. Certamente é um livro que vale a pena ter na sua biblioteca.
Sumário
Prefácio
Buscando a sabedoria de Deus para obter esperança e mudança verdadeira
1- Ira
2- Ansiedade
3- Aparência
4- Amargura
5- Transtorno da Personalidade Borderline
6- Dependência química
7- Depressão
8- Transtorno alimentar: anorexia
9- Luto
10- Culpa
11- Infidelidade conjugal: adultério
12- Transtorno Obsessivo Compulsivo
13- Ataques de pânico
14- Transtorno de Estresse Pós-Traumático
15- Esquizofrenia
16- Transgeneridade
17- Vítima de violência
FICHA TÉCNICA
Autor: John D. Street e Janie Street
Título: Aconselhamento para mulheres: um guia bíblico e prático
Título original: The biblical counseling guide for women
Editora: Nutra
Páginas: 375
Data de publicação: 2018
John D. Street é Coordenador do M. A. em Aconselhamento Bíblico e professor de Aconselhamento Bíblico o The Master’s University. Com sua formação adquirida em Cedarville University e Grand Rapids Theological Seminary, completada pelo D. Min. no Westminster Theological Seminary, John Street serviu como professor assistente nas universidades Cedarville e Cornerstone. Foi o pastor fundador da Clearcreek Chapel em Springboro, Ohio, onde há um forte programa de aconselhamento bíblico e treinamento para pastores. Faz partr do conselho diretor de Association of Certified Biblical Counselors (ACBC).
Janie Street está envolvida no ministério de discipulado com mulheres.