Nicole Garcia
“Já tem 18 anos, pode namorar!”.
“Você não achou ninguém ainda! Não se preocupe, você vai achar…”.
“Você precisa se arrumar mais… Você é bonita, mas nem dá pra perceber quando você se veste assim.”
“Suas amigas já estão casando, quando vai ser sua vez?”
Já ouviu alguma dessas frases? Você que já passou por isso sabe como é: a pressão para achar alguém, o medo de ficar sozinha para sempre, o sentimento de não ser boa o bastante, o pensamento de que, talvez, você tenha padrões muito altos e precise abaixá-los… Ou, assim como eu, você já pensou: “Quando eu casar, essa pressão vai passar e eu vou ser feliz de verdade”.
Enquanto você está solteira, então, você está condenada a ser triste, desesperada e incompleta? Isso é MENTIRA! Parece que vivemos em um mundo de duas medidas. Por um lado, somos ensinadas que devemos ser modestas, que não devemos dar importância a aparência, que Deus nos ama e nos criou do jeito que somos; por outro lado, somos pressionadas a casar, a nos vestir pensando em sermos notadas, ou melhor, isso é o que nos dizem: “O que chama atenção de um menino é sua aparência, então, se vista bem, use maquiagem, se não, você vai ficar sozinha mesmo!”
Eu sei como é passar por isso, sei a confusão que esses conselhos insensíveis (mas de boa intenção) provocam na cabeça de uma jovem, sei como é difícil. Mas sei também que Deus têm um padrão para nós jovens, que não envolve a beleza exterior, mas sim, a nossa beleza interior, nossa vida espiritual. Coloco aqui quatro pontos que me ajudaram/ajudam a lidar com essa fase tão confusa da nossa vida.
A Bíblia diz que somos feitas para glória de Deus
“Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!” (Rm 11.36)
“Portanto, quer comais, quer bebais ou façais qualquer outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus.” (1Co 10.31)
Fomos feitas por Ele, por meio dEle e para Ele, por isso, devemos fazer tudo para glória dEle. Você tem feito TUDO para agradar a Deus? O seu jeito de vestir, o tempo que você gasta se arrumando, os seus planos para o futuro, o seu modo de relacionar-se com os outros?
Se vivemos para Ele, entendemos que não devemos agradar a homens e, sim, a Deus. Pare de viver para agradar as pessoas a sua volta, faça a vontade de Deus. Não é algo fácil, mas quando focamos em fazer a vontade de Deus, nós nos satisfazemos plenamente nEle e, dessa forma, não precisamos agradar os outros para sermos felizes.
A Bíblia diz que Deus faz o bem para aqueles que O amam
“E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Rm 8.8)
“Se me amais, guardai os meus mandamentos.” (Jo 14.15)
Esses dois versículos se complementam. No primeiro, Paulo diz que tudo coopera para o bem daqueles que amam a Deus; já no segundo, Jesus diz que mostramos nosso amor por Ele guardando Seus mandamentos. Você tem gastado tempo conhecendo e obedecendo aos mandamentos de Deus? Quanto tempo você tem passado lendo a Bíblia e orando? Guardar os Seus mandamentos é como mostramos nosso amor por Deus.
A Bíblia diz que a nossa alegria está em Deus
“Tenho dito estas palavras para que a minha alegria esteja em vocês e a alegria de vocês seja completa.” (Jo 15.11)
“Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: Alegrem-se!” (Fp 4.4)
Se minha alegria está em Deus, então por que eu penso que é o casamento que vai me fazer feliz? Se você, assim como eu, já pensou o mesmo, lembre-se de que sua alegria deve estar em Deus. Se não tenho alegria em Deus hoje, não há nada no mundo que irá me encher de alegria amanhã. Casamento, filhos, amor podem me deixar feliz, mas será passageiro, qualquer coisa ruim que algum deles fizesse contra mim acabaria com minha felicidade e me tornaria amargurada. A falta desse relacionamento, hoje, não deve me deixar triste. Em Filipenses, Paulo diz que devemos nos alegrar SEMPRE; ele não diz “Alegrem-se só quando estiver em um relacionamento, quando alguém gostar de você, quando você estiver cheia de amigos”, mas, diz que devemos nos alegrar em todos os momentos, nas fases mais fáceis da vida, ou nas mais difíceis.
A Bíblia diz que Deus está no controle
“No dia da prosperidade goza do bem, mas no dia da adversidade considera; porque também Deus fez a este em oposição àquele, para que o homem nada descubra do que há de vir depois dele.”
(Ec 7.14)
“O Senhor estabeleceu o seu trono nos céus, e como rei domina sobre tudo o que existe.”
(Sl 103.19)
Se cremos que Deus está no controle, cremos na Sua soberania sobre todas as áreas de nossa vida, inclusive sobre os nossos relacionamentos e sonhos. Por isso, não temos motivos para nos preocupar excessivamente com isso. Pelo contrário, devemos nos preocupar em nos aproximar dEle e confiar nEle, e assim saberemos a Sua boa, perfeita e agradável vontade. Dependa completamente do Senhor, assim Ele moldará o seu coração, deixando -a cada vez mais próxima do que Ele quer.
O que fazer enquanto espero?
A solteirice não é uma fase de castigo na qual você fica nesse “purgatório” pagando pelos seus pecados. É uma fase na qual você faz coisas para Deus que você não poderia fazer se casada. Em que você têm investido sua solteirice?
Invista sua solteirice em aprender mais de Deus, prepare-se para o seu futuro, dependa dEle, seja submissa à Sua vontade e ore, ore muito. Ore pelo seu futuro marido, ore pela sua vida espiritual, ore pedindo que Deus acalme seu coração, e, por último, peça a Ele que, casada ou solteira, você faça a Vontade dEle e não a sua.
“Acima de tudo guarde o seu coração, pois dele depende toda a tua vida.” (Pv 4.23)