Você está flertando com a tentação sexual?

Kristen Clark

O seu coração batia mais forte enquanto ele descia aquela rua intencionalmente. Já era noite, e não havia ninguém fora de casa. Ele sabia que ela morava naqueles arredores e esperava que ela saísse ao seu encontro. 

Olhando à sua volta para ter certeza que ninguém o estava observando, ele continuou a andar até que, de repente, ela apareceu à sua frente. Sem dizer uma palavra, ela colocou os braços ao redor do seu pescoço e o beijou calorosamente.

´´Meu marido não está em casa´´, ela sussurrou de forma sedutora. ´´Venha e vamos nos embriagar de carícias até o amanhecer. ´´
Como uma ovelha sendo levada ao matadouro, ele a seguiu imediatamente para dentro de casa.

Quem são esse homem e essa mulher? Ela é a astuta e sedutora “mulher leviana” e ele, o rapaz “sem juízo” de Provérbios 7. Esse rapaz tinha o sério problema de flertar com as tentações sexuais. Faça uma rápida pausa e leia agora Provérbios 7.

Há tantos ensinamentos valiosos que você pode tirar de Provérbios 7, mas penso que a lição mais importante é a do perigo de flertar com a tentação sexual. O rapaz de Provérbios 7 fez várias escolhas insensatas que o levaram a cometer adultério com uma mulher casada. O caminho que ele escolheu intencionalmente seguir conduziu à tentação e o direcionou ao pecado sexual.

A primeira decisão malfeita daquele rapaz foi sair de casa no meio da noite. Que tipo de pessoa, geralmente, é conhecida por andar pelas ruas à noite? As prostitutas. Sair no meio da noite foi seu primeiro passo errado de flerte com a tentação.

A segunda decisão foi escolher caminhar exatamente pela rua em que a prostituta morava. Nós não sabemos se ele estava realmente se direcionando à casa dela, ou se simplesmente esperava encontrá-la. Seja qual for o caso, porém, ele decidiu segui-la até o interior da casa.

A terceira decisão foi parar e escutar tudo o que ela tinha para lhe dizer, em lugar de correr das suas falas sedutoras. Quanto mais ele a ouviu, mais ela fez o pecado parecer irresistível até que, sem hesitar, ele a seguiu pelo caminho da perdição.

Uma decisão insensata após a outra, ele flertou com a tentação sexual até que acabou cedendo ao pecado.

Antes de apontarmos o dedo para o rapaz insensato de Provérbios 7, precisamos reconhecer que muitas de nós, mesmo sendo jovens cristãs, escolhemos caminhos enganosos parecidos com esse. Achamos que somos capazes de comprometer a nossa santidade e flertar com pecados sexuais sem nos queimarmos.

Algumas maneiras comuns com que você talvez esteja flertando com a tentação sexual.
— Usar seu celular ou computador para navegar na internet no meio da noite quando ninguém está por perto.
— Assistir a um filme que contém cenas sensuais e comportamentos imorais.
— Trocar mensagens com um rapaz que você já sabe que é uma má influência.
— Ler romances cheios de trechos sensuais ou abertamente eróticos.
— Ter envolvimento físico íntimo no namoro.
— Baixar certos aplicativos que você sabe que podem tentá-la de alguma maneira.
— Assistir aleatoriamente a vídeos do YouTube ou clips de música secular.
— Ir a certas festas nas quais você já sabe que ficará exposta a muitas tentações.
— Navegar livremente e se deter em canais de TV por assinatura que inicialmente podem parecer interessantes, mas cujo conteúdo real você não conhece.
— Visitar certas páginas nas redes sociais que são repletas de conteúdo vulgar ou de sexo explícito.
— Andar com pessoas que sempre a pressionam a comprometer sua santidade.
— Namorar um rapaz que não é um cristão verdadeiro ou que não leva muito a sério a vida com Deus.

Por mais que algumas dessas coisas não sejam aparentemente tão arriscadas, elas podem ser justamente aquilo que levará você, moça, a andar ladeira abaixo por um caminho pelo qual você não tinha intenção de andar. Já vi moças cristãs cederem ao pecado sexual devido a uma decisão inicial de flertar com a tentação sexual. Já conheci moças viciadas em pornografia devido a uma decisão inicial de flertar com a tentação navegando em sites com conteúdo sensual. Vi ótimas líderes cristãs, influenciadoras, perderem completamente seu ministério por decidir flertar com a tentação sexual. E já vi moças cristãs solteiras entregarem-se a relacionamentos imorais devido a uma decisão inicial de flertar com um rapaz atraente.

Grandes pecados quase sempre começam com pequenos comprometimentos.
Pergunte a qualquer uma dessas pessoas se valeu a pena, e elas lhe dirão que não. Flertar com as tentações sexuais nunca vale a pena. Eu também já passei por isso, e nunca valeu a pena. Não tenho como encorajá-la suficientemente a buscar todo discernimento possível ao tomar decisões em sua vida. Pergunte sempre a si mesma: ´´Isso me ajudará a crescer em santidade, pureza e honra perante Deus? Ou me levará a um caminho oposto a esse? ´´.

Tenha sabedoria ao decidir o que assistir, de quais festas participar, com quem andar, com quem trocar mensagens, como usar a internet. Tenha sabedoria ao filtrar os seus pensamentos.

1Coríntios 6.18-20 diz: “Fujam da imoralidade sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete; mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo. 19 Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês”.

O nosso mundo está cheio de tentações sexuais, nosso coração tem a tendência de ceder à lascívia. Esteja pronta para lutar contra isso. Esteja pronta para fugir disso.

Quero concluir incentivando-a a orar pedindo que Deus lhe mostre as áreas de sua vida nas quais você esteja possivelmente abrindo espaço para a tentação sexual. Se você não tiver certeza de como começar, aqui está uma oração simples para ajudá-la a encontrar as palavras para conversar com Deus.

Querido Deus,
Confesso que sou uma pecadora que precisa constantemente da Sua graça e força. Eu quero honrá-lO de verdade com minha vida e minha pureza. Peço que me ajude nisso, por favor. Peço que revele áreas da minha vida em que eu estou dando espaço à tentação sexual. Por favor, aponte as áreas em que me falta discernimento. Peço forças para vencer as tentações sexuais presentes na minha vida hoje. Que as minhas ações, os meus pensamentos e as minhas motivações sejam sempre puros aos Seus olhos! Amém.

Sua vez!
— Deus está lhe mostrando áreas da sua vida nas quais é possível que você esteja cedendo espaço para tentações sexuais?
— Você tem praticado algo que você já sabe que é um pecado sexual? Se sim, quais passos você dará para mudar?
— Você possui algum filme, aplicativo, livro ou qualquer outra coisa que a encoraja a flertar com a tentação sexual? Caso tenha, eu a incentivo a jogar fora ou deletar ainda hoje.



Original: Are You Playing Footsie with Sexual Temptation?
Artigo publicado originalmente em GirlDefined.
Traduzido com permissão da autora.

Tradução: Júlia Distler
Revisão: Conexão Conselho Bíblico