RECURSOS: Humildade

“Uma pessoa humilde reconhece quem Deus é e, com frequência, relembra Seu caráter. Visto que age assim, ela confia  em Deus muito mais que a pessoa orgulhosa. Nas provações, a pessoa humilde agradece a Deus por fazê-la lembrar o quanto precisa dEle e por todo o bem que Ele está realizando por meio da provação. […] Um homem humilde pensa em Deus como seu Criador e em si mesmo como criatura dEle. O humilde não se vê, nem mesmo remotamente, qualificado para julgar a Deus ou o que Ele faz. Reconhece que seu Deus, perfeito e sábio, pode fazer aquilo que desejar e que será o melhor para ele. […] Tomem sobre vocês o meu jugo e aprendam de mim, porque sou manso e humilde de coração; e vocês acharão descanso para a sua alma ( Mt 11.29). Jesus era verdadeiramente humilde de coração. Durante a sua vida na terra, Cristo esteve em plana submissão à vontade do Pai, embora Ele mesmo fosse Deus. Ele se dedicou a glorificar a Deus”.
Stuart Scott em Do orgulho à humildade (São José dos Campos, SP: Fiel, 2004 p. 28, 32, 33)

A lista de recursos sobre HUMILDADE  tem o propósito de facilitar a sua pesquisa e colocar ao seu alcance conteúdos baseados na Palavra de Deus.

10 TEXTOS BÍBLICOS  – versão NAA

2Crônicas 7.14 – se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar, orar, me buscar e se converter dos seus maus caminhos, eu ouvirei dos céus, perdoarei os seus pecados e sararei a sua terra.

Provérbios 18.12 – Antes da ruína, o coração humano se gaba, mas a humildade precede a honra.

Provérbios 22.4 – A recompensa da humildade e do temor do SENHOR são riquezas, honra e vida.

Mateus 23.12 – Quem se exaltar será humilhado; e quem se humilhar será exaltado.

Lucas 14.11 – Porque todo o que se exalta será humilhado; e o que se humilha será exaltado.

Efésios 4.1, 2 – […] vivam de maneira digna da vocação a que foram chamados, com toda a humildade e mansidão, com longanimidade, suportando uns aos outros em amor.

Filipenses 2.3-16 – Não façam nada por interesse pessoal ou vaidade, mas por humildade, cada um considerando os outros superiores a si mesmo. Não façam nada por interesse pessoal ou vaidade, mas por humildade, cada um considerando os outros superiores a si mesmo, não tendo em vista somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros. Tenham entre vocês o mesmo modo de pensar de Cristo Jesus, que, mesmo existindo na forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus algo que deveria ser retido a qualquer custo. Pelo contrário, ele se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se semelhante aos seres humanos. E, reconhecido em figura humana, ele se humilhou, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz. Por isso também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai. Assim, meus amados, como vocês sempre obedeceram, não só na minha presença, porém, muito mais agora, na minha ausência, desenvolvam a sua salvação com temor e tremor, porque Deus é quem efetua em vocês tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade. Façam tudo sem murmurações nem discussões, para que sejam irrepreensíveis e puros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual vocês brilham como luzeiros no mundo, preservando a palavra da vida. Assim, no Dia de Cristo, poderei me gloriar de que não corri em vão, nem me esforcei inutilmente.

Colossenses 3.12 – Portanto, como eleitos de Deus, santos e amados, revistam-se de profunda compaixão, de bondade, de humildade, de mansidão, de paciência.

Tiago 4.10 – Humilhem-se diante do Senhor, e ele os exaltará.

1Pedro 5.5-11 – […] “Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes.” Portanto, humilhem-se debaixo da poderosa mão de Deus, para que ele, em tempo oportuno, os exalte. Lancem sobre ele todas as suas ansiedades, porque ele cuida de vocês. Sejam sóbrios e vigilantes. O inimigo de vocês, o diabo, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém para devorar. Resistam-lhe, firmes na fé, certos de que os irmãos de vocês, espalhados pelo mundo, estão passando por sofrimentos iguais aos de vocês. E o Deus de toda a graça, que em Cristo os chamou à sua eterna glória, depois de vocês terem sofrido por um pouco, ele mesmo irá aperfeiçoar, firmar, fortificar e fundamentar vocês. A ele seja o domínio para sempre. Amém!


LIVROS

MAHANEY, C.J. Humildade: verdadeira grandeza. São José dos Campos: Fiel, 2007.
Deus afirma claramente que olha para os humildes. Ele também deixa claro que se opõe aos orgulhosos. A humildade e o orgulho são características que não podem coexistir. Onde uma é encorajada, a outra é derrotada. Qual delas você cultivará? C. J. Mahaney pinta um impressionante quadro da batalha diária que acontece silenciosa e violentamente no íntimo do cristão.

SCOTT, Stuart. Do orgulho à humildade. São José dos Campos, SP: Fiel, 2004.
À luz das Escrituras, o autor aborda de maneira franca e honesta, o problema do orgulho, apresentando seu oposto como a solução deste problema: a humildade. A primeira passagem bíblica mencionada nesta obra sintetiza de maneira maravilhosa a essência dos assuntos por ela tratados: “Rogo-vos pois eu, o prisioneiro no Senhor, que andeis de modo digno da vocação a que fostes chamados, com toda a humildade e mansidão” (Efésios 4.1, 2).

Para livros sobre humildade ao enfrentar problemas específicos, consulte as bibliografias.


POSTS NO BLOG DE CONEXÃO CONSELHO BÍBLICO

Você sabe ser humilde? - No trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça. 1 Pedro 5.5 A humildade não é natural. No entanto, quando Jesus nos salva e nos enche com Seu Espírito, começamos a mudar. Isso não acontece automaticamente. Custa-nos esforço. Mark Altrogge reuniu … Continuar lendo Você sabe ser humilde?
Não era para ser assim! - Kevin Carson Quantas vezes você poderia começar ou terminar uma de suas histórias com essa linha?  “Não era para ser assim!” Muitas vezes, durante nossa vida, as coisas acabam sendo diferentes daquelas que eram nossas expectativas, daquilo que imaginávamos, do que esperávamos ou do que desejávamos. De fato, há épocas da vida em que parece … Continuar lendo Não era para ser assim!
Humildade: a solução para um problema real - Mark Dutton Por que não somos humildes? Nosso orgulho, que é realmente a raiz de todos os nossos pecados, reporta-se a Gênesis 3, quando Adão pecou contra Deus no Jardim do Éden. Deus foi muito claro e direto quando disse: “De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e … Continuar lendo Humildade: a solução para um problema real
5 razões por que os conselheiros precisam cultivar a humildade - Darryl Burling Jesus não entrou no mundo anunciando que todos deveriam se colocar em posição de sentido e ouvir, pois Ele havia chegado. Em vez disso, Ele foi “manso e humilde de coração” (Mt 11.29) e Seu impacto no mundo continua a ressoar dois mil anos depois. No entanto, Jesus não tomou para Si o … Continuar lendo 5 razões por que os conselheiros precisam cultivar a humildade


NA INTERNET

ARTIGOS – POSTS
Na coleção de artigos e posts em Conexão Conselho Bíblico

VÍDEOS BREVES
Na coleção de vídeos em Conexão Conselho Bíblico

AULAS E PALESTRAS
Na coleção de vídeos em Conexão Conselho Bíblico

ATIVIDADES PRÁTICAS
Na coleção de vídeos em Conexão Conselho Bíblico


ASSUNTOS RELACIONADOS

Orgulho