O que fazer quando seus pais não confiam em você

Erin Davis

Então, seus pais não confiam em você? Cada vez que você tem de explicar suas ações a eles você sente como se estivesse em um julgamento? Eles pedem os detalhes e continuam cavando, convencidos de que você está escondendo algo. Talvez eles o façam de um jeito mais detetive, procurando coisas no seu perfil do Facebook, nas suas mensagens, no seu Instagram. O que eles estão procurando? Você é uma garota boazinha! Ou talvez você tenha pisado na bola e fica se perguntando se seus pais um dia voltarão a confiar em você. O cerco está muito apertado. Sufocando. Quando você conseguirá escapar?

 VAMOS COMEÇAR DO COMEÇO!
Antes de seguir em frente nesta caminhada, precisamos acertar alguns detalhes.

Deus deu aos seus pais grandes responsabilidades
Aqui estão algumas responsabilidades que Deus confiou aos seus pais na Bíblia.

Quer você goste disso, quer não, a Bíblia dá claramente aos pais a tarefa de manter seus filhos sob disciplina (1Timóteo 3.4) e de corrigi-los quando não obedecem ou saem dos limites que Deus e seus pais decidiram ser o melhor para eles (Provérbios 19.18; 29.17).

Enquanto todos nós somos responsáveis pelos nossos pecados diante de Deus, Ele também cobra dos pais quando os filhos estão vivendo fora de Sua vontade. Como mãe, sei o quanto isso pode pesar. Deus me deu a tremenda tarefa de educar meus filhos em temor a Ele e ter certeza de que estão seguindo a Sua lei.

Os pais são pecadores. O que significa que podem cometer deslizes diariamente. Seus pais também são pecadores. O que significa, é claro, que eles cometem deslizes diariamente. Eles não farão da forma perfeita aquilo que Deus os chama para fazer, mas se estão trabalhando duro para ensiná-la a ter domínio próprio e ter certeza de que você está vivendo de acordo com os parâmetros da Palavra de Deus, então eles estão fazendo o que Deus os chamou para fazer. Se isso a incomoda, seu problema maior é com Deus, e não com seu pai ou sua mãe.

Sei o que você está pensando. Hum… Achei que este texto diria o que fazer para meus pais parem de xeretar meu Instagram. Vamos chegar lá! (Já devo adiantar que talvez você não goste do meu plano de ação.)

Deus lhe deu uma grande responsabilidade
A Bíblia pede que você dê duas respostas bem específicas às instruções dos seus pais.

 “Filhos, obedeçam a seus pais no Senhor, pois isto é justo. ‘Honre o seu pai e a sua mãe’, que é o primeiro mandamento com promessa” (Efésios 6.1, 2).

A Bíblia diz que você deve obedecer a seus pais, e que você deve honrar seus pais. É possível obedecer sem honrá-los (insira aqui uma bufada e um revirar de olhos), mas é impossível honrá-los sem obedecer. Nesta etapa de vida, sua obediência às regras de seus pais, mesmo quando você não gosta delas, é a maneira primordial de você demonstrar amor e respeito aos seus pais.

Colocado o fundamento de como Deus planejou o seu relacionamento com seus pais, vamos às maneiras específicas para lidar com seus pais quando eles não confiam em você.  Aqui estão cinco passos para quando seus pais não confiam em você.

1- Pergunte
Às vezes, o relacionamento com os pais pode ser desnecessariamente desastrado. Talvez você esteja mal interpretando os sinais que eles dão.  Se houver oportunidade, seus pais talvez possam explicar o porquê de agirem como fazem, ou possam até tentar novas maneiras de agir com base nesse novo entendimento. Então, por que não tirar logo o Band-aid e, simplesmente, conversar sobre isso? Tente começar assim:

  • Vocês confiam em mim?
  • Tem algo que eu possa fazer para que confiem mais em mim?
  • Como posso saber se confiam em mim ou não?

Para começar essa conversa, escolha um momento em que seus pais não estejam discutindo com você e tome cuidado com sua linguagem corporal. Fique calma. Descruze os braços. Preste atenção para não revirar os olhos. Aproxime-se deles como a moça confiável que você é.

2- Arrependa-se
Se a falta de confiança de seus pais está enraizada em erros que você cometeu no passado, é um bom momento para um arrependimento verdadeiro. Encobrir seu pecado e esperar que ele desapareça não funciona. Se há um pecado secreto do qual seus pais não sabem, o arrependimento é necessário. Como mãe, eu percebo quando há alguma coisa de estranho com meus filhos, apesar de nem sempre saber do que se trata. É aí que entro no modo detetive e procuro descobrir o que meus meninos podem estar escondendo. Seus pais podem sentir que você está escondendo algo e, como resultado, podem começar a rodeá-lo. Trazer à luz os pecados secretos é quase sempre doloroso, mas é o primeiro passo em direção à liberdade da escravidão que o pecado gera.

“Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros…” (Tiago 5.16a).

3- Ore pelos seus pais
Tem uma segunda parte nesse versículo que é tão importante quanto a primeira: “…e orem uns pelos outros, para que vocês sejam curados. Muito pode, por sua eficácia, a súplica do justo. (Tiago 5.16b)

Orem uns pelos outros. Você ficará maravilhada com o que a oração pelos seus pais pode fazer para acalmar o coração de um em relação ao outro.

 4- Convide seus pais em suas redes sociais
Aviso: isso pode parecer loucura.

Se você quer que seus pais confiem em você, dê acesso total a eles em suas redes sociais. Passe para eles suas senhas. Dê permissão para que eles possam bisbilhotar. Sei que isso pode parecer uma total invasão de privacidade, mas não é. É prestar contas. Se você não está confortável com a ideia de seus pais verem o que você posta, então nem deveria postar. Saber que seus pais irão ver lhe proporciona uma cerca de proteção necessária e faz com que você tenha certeza de que suas postagens nas redes sociais refletem quem você é como cristã. Além disso, demonstrar que você confia plenamente em seus pais favorece muito para que você ganhe a confiança deles.

5- Escolha amigos sábios
Talvez você já tenha ouvido seus pais dizerem “Você não é todo mundo” ou “Se seu amigo pulasse de uma ponte, você pularia também?”. Eu sabia que não era todo mundo e nunca tive um amigo que quisesse pular de uma ponte, e esses exemplos não faziam muito sentido para mim quando eu era adolescente. A Bíblia diz a mesma coisa, mas em uma linguagem muito mais simples:
“Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos tolos acabará mal” (Provérbios 13.20). O amigos sábios farão com que você se torne sábia. Amigos tolos farão com que você se machuque. Simples assim. Seja seletivo na sua escolha de amigos. Ao vê-la tomando decisões sábias nessa área, a confiança que seus pais têm em você irá aumentar.

Original: What to Do When Your Parents Don’t Trust You
Traduzido com permissão.

Tradução: Camilla Rezende
Revisão: Conexão Conselho Bíblico