Aline Farah
Você se pergunta: “Aproveitar como? Eu estou sozinha!”. Chegarei à resposta, mas antes vamos entender o que é a solidão. Vamos descobrir que você não é a única pessoa que passa por essa situação e descobrir também como aproveitar e como mudar o que for necessário.
Solidão
Você sente que está no meio de muitas pessoas, mas não faz parte daquele ambiente e se sente só? Você se pega pensando que as pessoas não se preocupam realmente com você e que você não tem verdadeiros amigos? Você procura camuflar esses sentimentos, pois pensa que as pessoas não entenderiam se você os expressasse?
Você pode se espantar, mas esse problema é mais recorrente do que você imagina. A solidão é um problema real em nosso mundo. Podemos enganar por fora e parecer às outras pessoas que somos amigas de todos e vivemos bem, mas no fundo a solidão nos assola. Nossa sociedade está cheia de solitários e isso é um problema, pois Deus nos criou para sermos seres relacionais: “Então o Senhor Deus declarou: ‘Não é bom que o homem esteja só…’.” (Gn 2.18a). O problema aumenta quando a pessoa busca a solução nos recursos errados: bebidas, drogas, parceiros errados, trabalho ou estudo em excesso, fantasias, fugas que só pioram a situação inicial. O aumento do número de suicídios entre os jovens é a prova final de que a solidão é um problema real, muitas vezes sutil, mas que pode ser desastroso.
A Bíblia diz em Provérbios 18.1: “Quem se isola busca interesses egoístas e se rebela contra a sensatez”. Muitas vezes, a pessoa pensa que isolar-se ainda mais é a melhor opção, mas a Bíblia diz exatamente o oposto.
Outra afirmação pode surpreender: esse não é um problema só dos nossos dias. A Bíblia traz histórias de pessoas solitárias. Vamos ver algumas dessas e descobrir como tais pessoas se saíram.
No Antigo Testamento, chamou-me a atenção a história de Hagar. Você a conhece: a concubina de Abraão que foi dada a ele por Sara quando Sara não aguentou mais esperar pelo cumprimento da promessa do Senhor e achou que poderia resolver sozinha o problema da falta de filhos. Abraão teria um filho de Hagar − problema resolvido! No entanto, nós sabemos que o problema não se resolveu. Pelo contrário, acabou gerando outros problemas e um deles foi que Hagar sofreu com a solidão. Depois que engravidou, ela passou a ser maltratada por Sara e não havia ninguém para socorrê-la. Ela decidiu fugir e passou um tempo de profunda solidão e desespero. Foi assim que Deus encontrou Hagar e a ajudou a mudar de perspectiva, o que a fez voltar para seus senhores. Infelizmente, Hagar voltou a sofrer anos mais tarde. No deserto, abandonada com seu filho adolescente, ela enfrentou momentos de ainda mais profunda solidão e de extrema necessidade. Mais uma vez Deus a acudiu e lhe deu a ela uma esperança que ninguém mais podia dar.
O salmista Davi também confiava nessa promessa de Deus e declarou: “Sempre tenho o Senhor diante de mim. Com ele à minha direita, não serei abalado.” (Sl 16.8)
Já no Novo Testamento, outro exemplo me chamou muito a atenção: Paulo. Sempre me encantei com a ousadia de Paulo e com o quanto ele foi usado por Deus na pregação do Evangelho, mas nunca havia percebido que ele teve seus momentos solitários. Em sua última carta, Paulo derrama o coração e fala de sua condição: abandonado e sozinho. “…Demas…abandonou-me…Crescente foi para a Galácia, e Tito, para a Dalmácia. Só Lucas está comigo…Na minha primeira defesa, ninguém apareceu para me apoiar; todos me abandonaram” (2Tm 4.9-11, 16). A solidão doía em Paulo no final de sua carreira, mas a diferença é que Paulo não se deixou consumir por essa dor e, por isso, pôde também dizer: “Combati o bom combate, terminei a corrida, guardei a fé” (2Tm 4.7).
Assim como esteve com Hagar, com Davi e com Paulo, Deus prometeu também não nos abandonar. Poco antes de partir, Jesus disse: “E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Conselheiro para estar com vocês para sempre, o Espírito da verdade. O mundo não pode recebê-lo, porque não o vê nem o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele vive com vocês e estará em vocês” (Jo 14.16, 17). Se você tem enfrentado a solidão, você também pode escolher confiar na provisão de Deus e não se deixar dominar pela dor. Admita que a solidão é um problema real e aproveite a oportunidade!
Eu já estou de novo falando em aproveitar a solidão e você ainda não entendeu como fazer isso, certo? Eu também não havia entendido até bem pouco tempo, mas hoje reconheço que a solidão pode se transformar de problema em oportunidade!
Solidão como oportunidade para solitude
Nós já vimos o que é a solidão e para onde ela pode nos levar. Quero lhe apresentar um outro caminho: a solitude. A solidão não é algo benéfico; a solitude, sim.
Aproveite os momentos em que não há ninguém ao seu redor não para se lamentar, mas para se conectar com aquele que está sempre presente: nosso Deus. Ele está esperando para livrá-la da sua solidão. Então, vá até Ele! Ore, leia a Bíblia, derrame seu coração nas mãos do Pai, trace novos alvos e renove sua comunhão com Deus. Ele quer suprir suas necessidades, Ele está disponível, esperando suas orações sinceras e humildes. Você deve dar o primeiro passo e abrir seu coração diante dEle. Seu problema encontra solução no relacionamento com Deus, você já sabe que não está só, Deus vai preencher seu vazio com alegria e “a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.” (Fp 4.4-7). Mas há ainda mais que você pode fazer!
Solidão como oportunidade para novas amizades
Agora que você está em plena sintonia com Deus, você tem uma outra oportunidade fantástica: faça amigos! Busque amizades que sejam relevantes para o seu crescimento espiritual: “Assim como o ferro afia o ferro, o homem afia o seu companheiro” (Pv 27.17). Pode não ser fácil para você tomar a iniciativa de se envolver mais profundamente com algumas pessoas e desenvolver amizades, mas a decisão é sua. Se você quer se livrar da solidão e dos perigos que ela traz, você deve dar o primeiro passo em busca de mudança, com a certeza de que Deus é quem vai capacitá-la para isso!
Luz, câmera, AÇÃO!
A solidão é um problema real. As opções de se distanciar de Deus e preencher sua vida segundo a sua própria vontade estão ao seu alcance quando você enfrenta momentos difíceis na sua vida. A Bíblia, porém, traz exemplos de várias pessoas que passaram por dificuldades parecidas e nos mostra o quanto Deus se importa em estar ao nosso lado para nos acudir. As boas oportunidades estão aí: solitude e amizades saudáveis. Faça sua escolha. Eu espero que você faça a escolha certa. Eu já fiz!
Aline Farah escreveu este post quando era aluna do Curso de Liderança e Discipulado (CLD) da Organização Palavra da Vida. Aline é formada em letras.
Artigo publicado originalmente em Jovem Crente. Material republicado com autorização.