Lucas Pequeno
Não é fácil esperar pelo casamento, embora exista todo um processo para se chegar ao grande dia e dar início à vida a dois. É necessário seguir os passos de namoro, noivado e casamento e, ao longo do processo, cumprir os princípios bíblicos quanto ao sexo. Sei que não é fácil porque sou recém-casado e afirmo que foi pela graça de Deus que eu e minha esposa nos guardamos e crescemos juntos até o casamento. Tivemos muitas lutas, e não me refiro somente à área sexual, mas também à comunicação, às finanças, aos projetos, à forma de aprender a ser casal e criar os filhos. Entretanto, todas valeram muito a pena, pois nos fortalecemos no Senhor e hoje provamos os bons frutos.
Expectativas irreais
Vamos começar por esta pergunta: “Por que você quer se casar?”. O homem, talvez afobado demais, quer praticar o sexo, pensa que sua esposa atenderá a todos os seus desejos. A mulher anseia pela cerimônia que foi imaginada nos mínimos detalhes, onde seu príncipe do cavalo branco virá buscá-la e levá-la ao palácio onde viverão “felizes para sempre” com muito carinho, paciência e amor. Também ouço comentários do tipo: “Ele (a) é lindo (a)”, “Ela (e) me preenche”, “Quando estamos juntos até as cores mudam”, “Ela (e) me faz tão feliz”.
Essas são expectativas irreais. Alguns se iludem, deixam-se dominar pela paixão, ignoram os projetos de vida totalmente diferentes de um e de outro. Outros passam a morar juntos antes de se casar. Ainda temos aqueles que não seguem a ordem de Deus, praticam o sexo ainda solteiros, e entram no casamento com muitos problemas por terem quebrado os princípios bíblicos. As brigas, as confusões e a má comunicação tornam-se uma rotina, pois o forte desejo de fazer a própria vontade os escravizou e se tornou um deus, mas não os satisfez como havia prometido. Essas são as consequências de falsas expectativas e a fonte é o coração: “O coração é mais enganoso que qualquer outra coisa e sua doença é incurável. Quem é capaz de compreendê-lo?” (Jr 17.9)
Uma expectativa excessiva, a pessoa errada.
Talvez você tenha uma enorme expectativa pelo casamento. Na vida de muitos, ter um cônjuge que o satisfaça torna-se um ídolo, e é bom lembrar que idolatria não é somente o ato de adorar uma imagem. Um ídolo é aquilo que está acima de Deus no coração humano, e que é desejado no coração com toda a alma, força e entendimento. Ezequiel nos fala dos ídolos do coração: “…estes homens ergueram ídolos em seus corações e puseram tropeços ímpios diante de si. Devo deixar que me consultem?” (Ez 14.3).
Esse forte desejo de estar casado torna-se o seu deus funcional, aquele que “atende” à sua vontade pessoal. Seu desejo é que determinada pessoa o supra com amor, abraços, sexo, elogios, dinheiro, entre outras coisas. Assim, após o casamento, porque a expectativa estava na pessoa errada, esperando dela determinadas atitudes e agrados, a frustração vêm. Não deixe que o seu coração corrupto faça de uma pessoa, ou daquilo que ela pode lhe dar, um ídolo! Até mesmo o casamento, que é algo bom, pode se tornar o seu deus.
Por isso, meus amados irmãos, fujam da idolatria. (1Co 10.14)
Filhinhos, guardem-se dos ídolos. (1Jo 5.21)
Uma expectativa real, a Pessoa certa.
Corrija as suas as expectativas, assim você evitará muitas frustações. O Senhor deve ocupar o primeiro lugar em seu coração: “Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento…” (Lc 10.27a). Jesus Cristo tem que ser o que você tem de mais precioso, Ele tem que ser o centro da sua vida, e estar acima do seu desejo de se casar ou de qualquer outro desejo. Somente Jesus Cristo não o frustrará. Quanto ao casamento, ele tem que estar no lugar certo. Ele é bom e está dentro do plano e propósito divino para constituir famílias e encher a terra de pessoas que adorem a Deus e espalhem o nome de Deus, mas o casamento não deve ser um ídolo no seu coração.
Solteiros até não se sabe quando
Ser solteiro não é uma maldição, mas uma bênção enquanto oportunidade para servir ao Senhor com maior liberdade e menos preocupações (1Co 7.7, 8). Quem se encontra nessa situação, precisa entender que Deus suprirá todas as suas necessidades de uma maneira que somente Ele pode fazer. Lembre-se sempre de algo: se você não estiver bem com Cristo enquanto está sozinho, e se sentir insatisfeito, você não estará bem com Cristo, e continuará insatisfeito, quando for casado. Se você não glorificar a Cristo sozinho, não O glorificará casado.
No tempo certo a tão esperada pessoa pode aparecer e juntos vocês construirão uma história firmada na Pessoa certa, Jesus Cristo. Eu e minha esposa temos este versículo para nós há muito tempo, estava inclusive no convite do nosso casamento, pois ilustra muito bem que o foco do desejado e esperado casamento é Jesus Cristo:
Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém. (Rm 11.36)
Lucas Pequeno é formado no Cursos de Liderança e Discipulado (CLD) da Organização Palavra da Vida e no curso Teológico Ministerial (TM) do Seminário Bíblico Palavra da Vida. É pastor de jovens e adolescentes na Igreja Batista Betel em Presidente Prudente, SP.
Artigo publicado originalmente em Jovem Crente. Material republicado com autorização.