Margaret Glass
Era dia de Natal. Meu sobrinho mais novo, com quatro anos de idade, estava prestes a abrir o presente dado pelos avós: uma pequena jaqueta preta de motoqueiro, em couro. O presente teria sido fantástico para um adolescente, mas quando meu sobrinho abriu a caixa, seu doce rostinho se encheu de desapontamento e as lágrimas começaram a escorrer por sua bochecha enquanto ele chorava amargamente: “Eu achei que seria um brinquedo!“
As decepções doem. “Esperança adiada faz adoecer o coração” (Pv 13.12a). As coisas nem sempre acontecem como planejado. Às vezes, as expectativas e os sonhos não se concretizam. Nós podemos ficar amargos e desiludidos, e acusar Deus de não fazer o que teria sido certo Ele fazer. Como devemos lidar quando a vida nos golpeia? Não precisamos procurar muito para encontrar nas Escrituras exemplos de pessoas que encararam profundas decepções. Algumas delas reagiram bem aos contratempos e tragédias, e outras reagiram mal. Existem algumas lições bíblicas sobre decepções que podem ser úteis para nós.
A reação de Noemi
Noemi era de Belém. Ela e seu marido, juntamente com seus dois filhos, migraram para a terra de Moabe por causa da seca e da fome que assolava a terra de Israel. Em seguida, a tragédia piorou: o marido de Noemi morreu em Moabe. Seus dois filhos casaram-se com mulheres moabitas e, em seguida, ambos morreram. Noemi “ficou sozinha, sem os dois filhos e sem o marido” (Rt 1.5). A vida certamente não aconteceu como ela esperava.
Viúva, Noemi decidiu regressar para Israel, e uma de suas noras, Rute, escolheu ir junto com ela. Assim que chegou em Belém, as mulheres da cidade disseram: “Essa não é a Noemi?” Ela respondeu: “Não me chamem de Noemi, mas de Mara, porque o Todo-Poderoso me deu muita amargura. Quando saí daqui, eu era plena, mas o SENHOR me fez voltar vazia. Por que, então, querem me chamar de Noemi, se o SENHOR deu testemunho contra mim e o Todo-Poderoso me afligiu?“ (Rt 1.19-21). Noemi queria ser chamada de Mara, que significa “amarga”.
Embora ela não fosse responsável pelas tragédias que aconteceram, ela era responsável pela sua reação amarga diante dos acontecimentos. Para seu crédito, ela afirmou a justiça e soberania de Deus, mas ainda assim sua conclusão foi prematura. Naquele momento, ela não conseguia identificar a sabedoria e a bondade de Deus para com ela. Com sua perspectiva limitada, ela respondeu às provações de forma amarga.
A reação de Jó
Jó foi um homem que viveu decepções extremas sem nunca entender o porquê. Como Noemi, Jó não foi responsável por sua situação. Ele desconhecia o diálogo entre Deus e Satanás, no qual Deus lhe deu permissão para atacar Jó. A perda de seus filhos e de sua riqueza certamente o deixou em estado de choque e luto. Surpreendentemente, porém, Jó foi capaz de responder às tragédias inesperadas sem negar sua fé nem ceder à amargura. Como ele reagiu? “Jó se levantou, rasgou o seu manto, rapou a cabeça, prostrou-se em terra e adorou“ (Jó 1.20).
Qual a chave da boa reação de Jó? Jó adorou a Deus. Ele não tinha ideia daquilo que o futuro poderia lhe reservar, mas ele conhecia Aquele que controla o futuro e pôde, então, declarar: “Eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra” (Jó 19.25). Jó passou por uma longa fase de questionamentos e foi arguido por Deus. No final, porém, ele estava confiante no poder de Deus para o restaurar, e sua fé na supremacia de Deus o manteve firme.
A reação de Paulo
O apóstolo Paulo certamente lidou com decepções grandes e pequenas. Escrevendo sobre seu “espinho na carne”, ele explicou: “Três vezes pedi ao Senhor que o afastasse de mim” (2Co 12.8). Por três vezes Deus recusou atender, mas prometeu a Paulo algo melhor: “A minha graça é o que basta para você, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza” (2Co 12.9a). Será que Paulo ficou desapontado com a resposta de Deus? Veja sua reação: “De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo. Por isso, sinto prazer nas fraquezas, nos insultos, nas privações, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo. Porque, quando sou fraco, então é que sou forte” (2Co 12.9b, 10). Paulo não ficou decepcionado porque ele entendeu que Deus queria usar aquela provação para Sua glória; ele se manteve encorajado.
Lições para aprender
Que lições podemos aprender com as decepções enfrentadas por Noemi, Jó e Paulo?
A vida de Noemi nos encoraja a não deixar as decepções resultarem em amargura. Noemi não sabia o que Deus tinha preparado para ela: Rute, sua nora, seria a avó do rei Davi e seria incluída na genealogia de Jesus Cristo (Mt 1.5)! Aprenda com Noemi: sua história ainda não terminou. Tenha esperança na sabedoria, no poder e na bondade de Deus. Confie em Deus quando ficar decepcionado. A sabedoria de Deus é perfeita e Ele sabe o que é melhor para você. Ele tem pleno poder para mudar o curso dos acontecimentos. Ele é plenamente bom e tem para você o melhor do ponto de vista da eternidade. Você está disposto a confiar em Deus?
Aprenda com Jó sobre a adoração a Deus. Não importa o que acontecer, ande com Deus diariamente e quando as decepções o atingirem, continue a andar com Deus. Lembre-se de sua segurança em Cristo e de sua esperança futura. Não permita que as decepções o desviem do caminho da fé em Deus. Você está disposto a manter o foco na eternidade?
Aprenda com Paulo e seu espinho na carne que podemos nos alegrar em meio às nossas provações e aceitá-las como uma oportunidade para glorificar a Deus, sabendo que Ele nos dá graça suficiente para isso. Seja grato por como Deus irá trabalhar em meio aos acontecimentos que o decepcionam. “Em tudo, deem graças, porque esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus“ (1Ts 5.18). Você está disposto a exercitar sua fé em Deus, agradecendo sempre, mesmo quando você não se sente naturalmente grato?
Conclusão
Você está lutando com decepções na sua vida? Talvez você tenha se identificado com meu sobrinho – suas expectativas acabaram em frustração. Talvez você não tenha o marido, a esposa ou o filho que você tanto desejaria ter. Talvez seus sonhos para a carreira profissional não tenham se concretizado. Aprenda com a vida de Noemi, Jó e Paulo: coloque sua confiança na sabedoria, no poder e na bondade de Deus. Adore a Deus e mantenha o foco na eternidade. Seja grato por como Deus está trabalhando em você e por meio de você. A sua história ainda não terminou. Deus tem um propósito na sua decepção.
Margaret Glass e seu marido, John, são missionários de Grace Ministries International, moram atualmente na França e trabalham na plantando de igrejas em Genebra, na Suíça.
Original: Disappointment
Artigo publicado pela Association of Certified Biblical Counselors. Traduzido com autorização.
Tradução de Patrick D. Amorim
Revisão e adaptação para o português por Conexão Conselho Bíblico