Lou Priolo. Pressuposições do aconselhamento bíblico

Pressuposições do Aconselhamento Bíblico é um livro pequeno, mas que surpreende em seu conteúdo e utilidade para quem deseja praticar um aconselhamento verdadeiramente bíblico, tanto no contexto formal do pastorado quanto na informalidade de amigos cristãos que aconselham uns aos outros.

Davi Cáceres escreve no prefácio à edição brasileira:

Quando vamos aconselhar ou discipular alguém, devemos ter clareza quanto aos nossos pressupostos, os nossos fundamentos. Quais são eles? Caminhar ao lado de um irmão ou irmã em Cristo, sem ter a certeza de que nosso alicerce está sobre a rocha, pode apresentar resultados desastrosos no processo. Por que dissemos o que dissemos naquele momento? Por que usamos aquele texto bíblico para abordar um determinado problema? Por que alguns são mais prontos para mudança? Por que conselheiros bíblicos utilizam as Escrituras em sua abordagem? Por que conselheiros bíblicos não se utilizam das psicologias em sua prática ministerial? As respostas a tais perguntas demonstrarão quais são os fundamentos sobre os quais o seu ministério de aconselhamento bíblico está alicerçado. p. 8, 9

Lou Priolo apresenta neste livro as pressuposições bíblicas que ele considera como básicas para o conselheiro que quer se identificar como bíblico:

A certeza de que Deus está no controle, o amor a Ele e o amor ao próximo, o fato de que o homem é responsável por seus atos, de que as Escrituras são essenciais não só para estabelecer os princípios e mandamentos, mas também a prática e o método de aconselhamento, são elementos que estarão presentes nesta leitura. Saber aquilo que alicerça o seu ministério pessoal é indispensável. p.9

Seu propósito, porém, vai além de ajudar o conselheiro a avaliar suas pressuposições. O conteúdo do livro também ajuda de maneira prática o conselho que tem por objetivo usar seus dons e talentos para a glória de Deus em benefício dos aconselhados.

O título do livro na versão original, Presuppositions of biblical counseling: what historic biblical counselors really believe [Pressuposições do aconselhamento bíblico: o que os conselheiros bíblicos históricos acreditam realmente], é justificado pelo autor:

O movimento de aconselhamento bíblico vem crescendo exponencialmente no mundo inteiro. Cada vez mais pessoas desejam se identificar com esse movimento. O termo aconselhamento bíblico se tornou uma expressão bastante popular e incorpora um espectro tão amplo de conselheiros que professam usar as Escrituras em seu aconselhamento, que muitos ainda se sentem confusos quanto a o que é realmente um conselheiro bíblico. […]  Por conta dessa confusão do termo, escolhi me identificar como um conselheiro bíblico histórico. É possível que existam maneiras melhores, e mais politicamente corretas, para me distinguir daqueles que não abraçam a suficiência das Escrituras, mas para mim essa é a mais clara. Consequentemente, qual é a diferença entre um conselheiro bíblico histórico e alguém que alega ser um conselheiro bíblico (ou cristão), mas não crê no mesmo que eu creio? p. 15, 16

Lou Priolo explica que o conselheiro cristão que é verdadeiramente bíblico usa um modelo de aconselhamento que reflete as Escrituras em cada aspecto, e suas pressuposições são apenas aquelas que a Bíblia ensina. Por outro lado, temos conselheiros que se dizem cristãos em sua abordagem, mas lançam mão de pressupostos ensinados pela sua teoria favorita, ou por um apanhado de diferentes teorias escolhidas entre as centenas que estão disponíveis, e os inserem em seu aconselhamento.

A importância das pressuposições está no fato de que elas são o fundamento da filosofia e metodologia do aconselhamento: “O verdadeiro conselheiro cristão constrói seu modelo de aconselhamento exegeticamente. Ele não se pauta por uma teoria de aconselhamento, mas sim por urna teologia de aconselhamento.” p. 17

As doze pressuposições que Lou Priolo trabalha neste livro não são exaustivas, mas oferecem um contexto pelo qual o conselheiro bíblico pode avaliar a sua prática e identificar se ela é bíblica ou não:

1- Deus está no controle
2- O homem é responsável
3- Ligando os pontos entre pecado e sofrimento
4- A Bíblia e a psicologia
5- Doença e pecado
6- Amar a Deus e amar ao próximo
7- Aconselhamento e regeneração
8- O Espírito Santo e a Palavra
9-  Princípios e práticas
10- Esperando resultados e vendo resultados
11- A disciplina e a igreja local
12- Chamando e preparando

Escrito em linguagem simples, mas com exatidão bíblica, este pequeno livro pode fornecer a todos as ferramentas práticas e básicas para identificar o aconselhamento verdadeiramente bíblico e eficaz. 


Ficha Técnica
AUTOR: Lou Priolo
TÍTULO: Pressuposições do aconselhamento bíblico: compreensões norteadoras
TÍTULO ORIGINALPresuppositions of biblical counseling: what historic counselors really believe
EDITORA: Nutra
NÚMERO DE PÁGINAS: 157
DATA DE PUBLICAÇÃO: 2021


Lou Priolo  graduou-se pelo Calvary Bible College e pela Liberty University. Autor de vários livros e conhecido conferencista. Além de professor no Birmingham Theological Seminary em Birmingham, Alabama, é membro da ACBC – Association of Certified Biblical Counselors e um dos editores do Journal of Modern Ministry.