Kevin Carson
Neste Natal, muitos viverão os dias de festa com alguma dor no coração, um nó na garganta e uma lágrima nos olhos. Muitos sofreram perdas durante este ano. Foram perdas significativas, perdas que calaram profundamente no coração, embora nem todas tenham incluído diretamente a morte de um ente querido.
Mas, o Natal é para quem está feliz, certo? Ou será que existe uma maneira de celebrar o Natal para aqueles que sofreram algum tipo de perda? Sim, existe.
Comece por celebrar Jesus
Nos dias de Natal, lembre-se de que Jesus é o motivo da nossa celebração. Quando Jesus veio à Terra, Ele escolheu estar conosco. Com essa escolha, Ele nos ofereceu e oferece misericórdia, graça, conforto e, por fim, o Espírito Santo para estar conosco em Seu lugar. Ele nos falou sobre o céu, sobre os preparativos para nos receber e sobre o nosso futuro com Ele. O Natal é para celebrar Jesus, Sua humildade de escolher vir e estar conosco, e os benefícios que Ele providenciou para todos nós na cruz.
Para aqueles que vivenciam alguma perda
Não está sendo fácil para você pensar no Natal principalmente como uma questão de família, tradições, compra e troca de presentes, e todas os demais aspectos do Natal como uma atividade ou um mero feriado, não é? A resposta simples é: Sim, não está sendo fácil! Nesse momento, sem dúvida, a tendência é colocar cada perda à luz daquelas tantas coisas de que sente falta, de todas as memórias que se tem. A tendência é concentrar-se em pensar simplesmente na perda e no déficit que ela traz.
No entanto, mantendo nossa mente focada em Cristo, a perda pode ser vista no contexto certo. Com nossos olhos em Cristo, veremos as coisas que não temos este ano à luz da Sua provisão, do nosso futuro lar no céu e do amor que Ele compartilhou conosco para que um dia possa também nos levar para estar definitivamente com Ele.
Para todos nós
Deixe-me encorajar cada um de nós a separar alguns momentos neste Natal para pensar naqueles ao nosso redor que estão vivenciando perdas reais e significativas.
Você não terá que procurar muito à sua volta. Ontem à noite, comecei a fazer uma pequena lista de pessoas que sofreram algum tipo de perda durante o ano em minha família, na nossa igreja e entre meus amigos. É claro que nessa lista estão os que enfrentaram o luto pela perda de alguém querido, mas também estão aqueles que enfrentaram a dor do divórcio ou de relacionamentos rompidos pelo conflito com filhos ou familiares, outros que sofreram perdas financeiras ou ainda aqueles que lutam com uma perda de saúde significativa. A perda é uma categoria ampla e inclui muitos elementos da vida.
Nestes dias de Natal, pare alguns momentos para pensar nas pessoas ao seu redor que sofreram e estão sofrendo devido a alguma perda. Pense em enviar uma mensagem de encorajamento ou entre em contato de alguma forma para que saibam que você as lembra e se interessa por elas neste Natal.
Com certeza, voltar o pensamento para o nascimento de Cristo, para a salvação pela cruz e para o Seu retorno que aguardamos ansiosamente encoraja-nos e liberta nosso coração para celebrar o verdadeiro Natal de Cristo.
Original: For those of us with loss this Christmas
Artigo publicado em Kevin Carson, traduzido e publicado com autorização.
Tradução e adaptação para o português: Conexão Conselho Bíblico