Garrett Higbee
Tenho pensado muito sobre como ajudar os jovens a navegar no “namoro cristão”, ou seja, no processo de encontrar o cônjuge em potencial. Existe um interesse pessoal no assunto, pois dois dos meus filhos já estão na casa dos 20 anos de idade e uma logo chegará lá! No entanto, isso se aplica também ao conselheiro bíblico, já que a maioria de nós aconselha muitos casais que poderiam ter evitado tanta dor se tivessem seguido princípios bíblicos para o namoro e o casamento.
Muitos casais pensam que o casamento é mais uma questão de felicidade do que de santidade. Alguns procuram um cônjuge para suprir o que ainda não encontraram em Cristo. Desnecessário dizer, há dias em que coço a cabeça e me pergunto por que a igreja não exige que adolescentes e jovens façam um curso sobre namoro com uma cosmovisão bíblica — um curso para ajudar os solteiros a entender que ou você rasga a imagem da “alma gêmea perfeita”, ou é provável que você destrua seu casamento à procura de tal imagem. A verdade é que ou você encontra satisfação em Cristo como seu primeiro amor, ou procurará por amor em todos os lugares errados possíveis.
O que está em jogo não é tanto uma lista de itens obrigatórios, mas um discernimento crescente quanto à própria maturidade espiritual e a do parceiro em potencial. Penso que as Escrituras deixam claro como caminhar rumo a um ótimo casamento. Tudo começa por tornar-se a pessoa certa para se casar. Quero sugerir sete qualidades que é preciso esforçar-se para possuir e que devem ser buscadas e identificadas no cônjuge em potencial.
Nunca é tarde demais para redimir um casamento que enfrenta problemas, mas meu desejo é que os solteiros considerem estes pontos antes mesmo de pensar em namorar ou se preparar para o casamento. Espero que os conselheiros compartilhem esses pontos tanto no aconselhamento pré-matrimonial e quanto no ministério com jovens, e espero que os jovens levem isso a sério.
Os sete C’s para se tornar e encontrar um cônjuge temente a Deus
1. Cristão com testemunho de transformação evidente (Atos 1.8)
Você tem esse tipo de testemunho? Você evidencia o fruto do Espírito? Se a sua resposta for “não”, não se engane pensando que o casamento vai melhorar as coisas. Pare agora mesmo e peça a Cristo para assumir o controle de sua vida. Arrependa-se de seus pecados e receba o perdão e a graça concedidos pela cruz de Jesus Cristo. Um casamento centrado no evangelho começa com indivíduos centrados no evangelho. Digamos que você tenha um testemunho cristão evidente e esteja crescendo na expressão do fruto do Espírito. Nesse caso, nem brinque com interessar-se por alguém que não tem o mesmo tipo de testemunho. A pessoa que você está considerando teme ao Senhor e quer agradá-lo? Você não deve se concentrar primeiro na atração física; em vez disso, desenvolva uma amizade e observe o testemunho da pessoa antes de abrir seu coração para um passo a mais. Procure observar em situações variadas e identificar evidências de fruto espiritual. Não há fruto? Agradeça a Deus por lhe mostrar isso, e siga em seu caminho. Desista e confie no Senhor. A propósito, o “namoro evangelístico” é quase sempre um desastre.
2. Caráter cristão em crescimento (1Timóteo 4.12)
Assim como a primeira qualidade, esta também é inegociável. O caráter é um ponto crítico. Novamente, porém, você deve possuí-lo para poder atrair alguém que também o possua ou para estar pronto, à espera da pessoa certa. O cristão que está crescendo tem capacidade de identificar e corrigir a lacuna entre sua teologia declarada e sua teologia vivida. Ele encontra sua completude em Cristo. O seu “sim” é “sim”, e o seu “não” é “não”. Ele é confiável porque confia nAquele que é digno de confiança. Você é esta pessoa? A pessoa em que você está interessado demonstra uma consistência crescente na prática das disciplinas espirituais, uma firmeza debaixo de provação e sabedoria na tomada de decisões? Se não, siga em seu caminho, por favor.
3. Coração aberto a receber conselho sábio (Provérbios 19.20)
Muito bem, sejamos honestos: quantos de nós valorizamos o conselho de amigos e familiares sábios sobre nossos sentimentos quando estávamos “perdidamente apaixonados”? Muitas vezes, quando deixamos que as emoções nos conduzam, vemos na pessoa aquilo que queremos ver e a recriamos em nossas fantasias. Quando você está “perdidamente apaixonado”, você realmente não se importa com o que os outros pensam. Mas você deveria! Preciso ser contracultural aqui: não confie em seu coração! Se você não ouve conselhos com facilidade, você não está pronto para se casar. Se você costuma receber feedback, mas se irrita com as advertências dos outros sobre a pessoa em quem você está interessado, já é hora de você parar e ouvir. Em sua busca por um cônjuge, procure alguém que também esteja buscando conselhos sábios. Tenha mentores e mantenha um bom relacionamento com seus pais ou um adulto de confiança. Se aqueles em quem você confia estiverem preocupados, o mínimo que você deve fazer é diminuir a velocidade no relacionamento. Se você puder conversar abertamente com a pessoa sobre essas preocupações, e ambos estiverem abertos a serem aconselhados, é possível que os problemas se resolvam. Seja qual for a situação, busque sempre conselhos sábios. Isso é decisivo!
4. Chamado em comum (Efésios 4.1-3)
Um chamado em comum não significa necessariamente que vocês dois foram chamados para a África, mas significa que vocês foram chamados para seguir o Senhor com convicção e intencionalmente. Talvez ele queira ser pastor, mas você não consegue se ver como esposa de pastor. Pode ser que ela queria ir para o campo missionário, e você não se sente impelido a fazer o mesmo. Um de vocês dois pensa em adoção e o outro mal consegue parar de sonhar com ter seus próprios filhos. Vocês não precisam ter exatamente as mesmas preferências, mas precisam ter convicções parecidas, conversar e chegar a um consenso. Ela pode amar servir no ministério infantil, e você pode amar cumprimentar as pessoas à porta da igreja. Esse não é o problema. No entanto, se um está mais orientado para servir a si mesmo e o outro para servir ao Senhor, é hora de cada um seguir o próprio caminho.
5. Coração livre para amar (1João 3.17, 18)
Você ama a Deus em primeiro lugar e ama os outros como resultado de seu amor a Deus? Se sua resposta for “não”, você tem algum trabalho a fazer antes de se casar. Um coração livre para amar cresce naqueles que foram transformados pelo amor de Deus. Talvez você esteja preso em algumas questões do passado não resolvidas. Pode ser a falta de perdão, um conflito não resolvido, um pecado não confessado, entre outros. Busque aconselhamento e trabalhe seu coração antes de levar essa bagagem para seu próximo relacionamento. Procure essa mesma qualidade em seu cônjuge em potencial. Se alguém disser: “Veja, estou trabalhando em determinadas áreas em minha vida. Ainda não estou pronto para investir em um relacionamento sério com você”, pode valer a pena esperar por essa pessoa. Se for você que precisa trabalhar em alguma área da vida, um relacionamento sério só vai complicar suas lutas. Busque ajuda de um conselheiro bíblico confiável e peça a Deus para ajudá-lo para que você possa amá-lO em primeiro lugar, e amar aos outros.
6. Completude em Cristo (Tiago 1.4)
Isso não é falado na maioria das igrejas! Você está satisfeito em Cristo, contente em Seu amor e cheio de Seu Espírito? Se você está completo em Cristo, não precisa de outra pessoa para completá-lo! Com isso, você pode se envolver em um relacionamento para dar mais do que receber, amar mais do que necessitar de amor e abençoar mais do que ser abençoado. Suas expectativas mudam porque você não está desesperado, “solitário” ou procurando compensar um relacionamento insuficiente com Cristo. Procure alguém que já esteja apaixonado… por Cristo. Escolha alguém cujo primeiro amor é Cristo; alguém que é amoroso e atencioso com você, mas não negligencia seu tempo com o Senhor. Confie em mim, essa é uma pessoa que vai inspirá-lo a ser fiel ao Senhor. Essa pessoa não procurará arrancar de você o que somente Cristo pode prover. Caso contrário, fale francamente que você nunca será suficiente, você não é o salvador do seu cônjuge em potencial. Direcione tal pessoa para a cruz de Cristo, e siga seu caminho por enquanto, deixando-a lá.
7. Crescente atração (1Samuel 16.7)
Esta qualidade pode parecer opcional. Se comparada às anteriores, ela de fato quase não é essencial. É certo, porém, que a maioria de nós encontra algo atraente em um cônjuge em potencial até mesmo para começar se interessar por ele e você poderia facilmente superestimar essa qualidade. Foi por isso eu a coloquei como última da lista, mas entendo que a atração deve crescer à medida que o relacionamento se aprofunda. Não só isso, mas ela deve ser uma atração pela pessoa como um todo. Deus vai além da beleza superficial e olha para o coração de cada um de nós. Ao mesmo tempo, leia os Cânticos de Salomão se você acha que a atração física não faz parte da equação na química que leva ao relacionamento.
Em 1Pedro 3, vemos que a beleza exterior não deve ser nosso foco principal. A pessoa que despertou o seu interesse adorna o evangelho com suas palavras e ações? Ela não procura apenas ter a melhor aparência, mas está crescendo na semelhança com Cristo?
Todos nós conhecemos pessoas que ficam mais atraentes aos nossos olhos quanto mais as conhecemos. Também conhecemos pessoas bonitas que se tornam menos atraentes à medida que as conhecemos. O casamento vem com o mau hálito e a cara amassada a cada manhã. A atração pela pessoa como um todo faz com que você veja além do charme que diminui com o passar dos anos. Lembre-se de que a aparência não é tudo e muda com o tempo. Se o seu futuro cônjuge já fizer comentários nada edificantes sobre seu peso, e pressionar para mudanças voltadas para a aparência, pode apostar que isso só vai piorar. A atração física faz parte da química, mas ela é a cereja do bolo. Certifique-se de ter as outras seis qualidades e atribua a esta última o lugar que lhe cabe.
Conclusão
As sete qualidades estão aqui em ordem de importância. É importante que cada jovem lembre que deve buscar essas qualidades antes de buscar um cônjuge em potencial. Isso significa que sua busca por Cristo e a sua satisfação em Cristo são pré-requisito para estar pronto para namorar dentro de princípios bíblicos.
O jovem precisa estar ciente de que nadará contra a correnteza das expectativas deste mundo e talvez até mesmo da pressão bem-intencionada, mas mal-informada biblicamente, da família e dos amigos. Se ele estiver crescendo nessas qualidades e procurar por alguém que está fazendo o mesmo, é provável que tenha um futuro empolgante, glorificando a Deus ao lado de alguém que está tão comprometido quanto ele com ser cada dia mais parecido com Cristo e com crescer juntos.
Perguntas para reflexão
1- Em qual dessas sete qualidades os jovens que você acompanha mais precisam crescer?
2- Como esta lista pode mudar a maneira de um jovem procurar o futuro cônjuge?
3- Como esta lista pode mudar sua maneira de aconselhar alguém que quer iniciar um namoro ou assumir um compromisso de casamento?
Garrett Higbee é pastor de aconselhamento bíblico na Harvest Church, em Indianápolis, e atua com aconselhamento de líderes no movimento internacional de plantação de igrejas Great Commission Collective, além de ter sido fundador de Twelve Stones Ministries. Garrett Higbee é conselheiro experiente e investe na formação de novos conselheiros há mais de 30 anos. Ele se formou como psicólogo clínico, mas após sua conversão passou a confiar em Cristo e em Sua Palavra para o aconselhamento. Na última década, desenvolveu um modelo de discipulado e aconselhamento baseado na igreja, envolvendo todos os crentes com base em Efésios 4, e se dedica a ajudar as igrejas em direção tanto a uma liderança saudável quanto ao desenvolvimento de uma cultura autêntica de discipulado e aconselhamento bíblico por meio do ministério SoulCare. É membro fundador da Biblical Counseling Coalition.
Original do artigo: A Match Made in Heaven: The Seven C’s of Picking a Godly Spouse
Artigo publicado pela Biblical Counseling Coalition. Traduzido com autorização.
Tradução e adaptação para o português por Conexão Conselho Bíblico