Por que as mulheres amam os cafajestes?

pqama_postO título pode ser forte. No entanto, a verdade é que quando o coração começa a bater, muitas moças se envolvem rapidamente e a razão não encontra espaço. A mulher desprevenida cai na armadilha da paixão e encontra desculpas e racionalizações para se entregar a alguém que não teme ao Senhor. Gabrielle Pickle dá os retratos do insensato e do sábio de acordo com Provérbios, e incentiva a mulher cristã a guardar o seu coração para se guardar de um relacionamento doloroso. Um artigo para as adolescentes e jovens, e suas conselheiras.

Gabrielle Pickle

“Ela está doida?!”” — exclamei em total desespero diante daquilo que eu assistia na televisão. “”As mulheres podem agir de maneira tão absurda. No instante em que o nosso coração é seduzido, ligamos o interruptor da tolice!”

No enredo de um filme antigo de espionagem, que costumava passar na televisão, uma moça de sanidade questionável namorava um bandido. Naturalmente, ela recusava admitir que ele fosse de fato um bandido, pois ele não era totalmente mau e ela o amava. Quando as autoridades a confrontavam com provas das várias namoradas que ele tinha, ela negava o fato e dizia: “Não, ele me ama de verdade. Não há outra. Ele não pode deixar a esposa por causa dos filhos, mas ele me ama de verdade””. As autoridades ajudaram essa moça e sua família a escapar de perigos e ofereceram proteção. No entanto, ela não conseguia se afastar do homem que amava. Chegou a recusar a proteção policial, colocando sua família em perigo para se encontrar com o bandido. Quando os dois reataram o relacionamento, ele tentou matá-la porque ela era a única testemunha de um crime. As autoridades agiram, prenderam o bandido e salvaram a sua vida. Em lugar de agradecer, ela atacou um dos policiais, irada porque eles a separaram de seu namorado. Ela ignorou a infidelidade, as atividades criminosas e a tentativa de lhe tirar a vida. Tudo isso porque ela gostava do rapaz.

Por mais louca que aquela moça possa parecer, eu me identifico com ela. Não, eu nunca namorei um bandido, mas já ignorei comportamentos contrários à Bíblia, já racionalizei a ultrapassagem de sinais vermelhos nos relacionamentos e risquei itens da  minha “lista” porque o rapaz que era objeto do meu apego emocional não tinha aquelas qualidades.

Como mulheres, quando o nosso coração é seduzido, a tendência é perdermos o senso de lógica. Mesmo que essa não seja a nossa experiência, no mínimo todas nós conhecemos mulheres que se envolvem com homens mentirosos e agressivos. Elas se apaixonam e dizem a si mesmas que eles têm potencial para mudar, que elas podem ajudá-los a mudar e, então, acreditam em suas mentiras porque estão ligadas emocionalmente a eles.

Por que isso acontece? Com o amor de uma mulher, vem uma confiança resoluta. Deus criou a mulher para ser a auxiliadora do homem, o que inclui apoiá-lo nas grandes lutas e confiar nele acima de tudo. Não há nada que capacite mais um homem do que a confiança e o apoio resolutos de sua esposa. Um conselheiro conjugal respeitado observou que “um homem normalmente não alcança um patamar de respeito acima daquele que sua esposa tem por ele”. O amor, a confiança e o apoio de uma mulher é algo bom, planejado por Deus para fortalecer o relacionamento conjugal. O problema é que as mulheres, com frequência, entregam-se emocionalmente a um homem antes que o casamento seja nem mesmo mencionado. Esta é uma das razões por que as Escrituras reforçam a importância de guardar o coração.  “Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o coração, porque dele procedem as fontes da vida.” (Pv 4.23).

Quem é o cafajeste? … … Provérbios o chama de insensato, tolo, louco
  • O insensato não teme a Deus – (Sl. 53.1)
  • O insensato é arrogante, ignora a instrução, o ensino e o conselho de pessoas piedosas – (Pv. 1.7)
  • O insensato é complacente com o pecado em sua vida (uma segurança falsa em si mesmo) – (Pv 1.32)
  • O insensato tem palavras que não são confiáveis (ele é dado a mentira, calúnia e mexerico) – (Pv 10.8, 10, 14, 18, 18:6-7)
  • O insensato não honra seus pais – (Pv 10.1, 15.5, 15.20, 17.21, 17.25)
  • O insensato tem prazer no pecado, diverte-se com ele – (Pv 10.23)
  • O insensato é impetuoso e irresponsável – (Pv 14.16)
  • O insensato é irritadiço e se envolve em contendas – (Pv 14.17, 20.3)
  • O insensato não aprende com seus erros – (Pv 17.10)
  • O insensato tem muitos pensamentos para expor, mas não estão fundados na sabedoria das Escrituras – (Pv 18.2)
  • O insensato confia em si mesmo – (Pv 28.26)

Recupere o seu coração
Se você leu a lista acima e percebeu que está namorando um homem insensato, está noiva, apaixonada ou interessada por ele, a Bíblia é muito clara. Se você não está casada com ele, você deve terminar o relacionamento. Ponto final. Se o rapaz ou homem não está seguindo a Cristo, ele não é uma boa influência em sua vida. Logo ele começará a fazer com que você abaixe o seu padrão de acordo com o dele, se é que ele já não o fez. “Não se deixem enganar: As más companhias corrompem os bons costumes (” 1Co. 15.33).  Ele pode se dizer cristão ou até ser um líder de estudo bíblico ou parte da equipe de liderança de uma igreja − mas se o comportamento dele não honra a Deus, você não deve se unir a ele.

Por empatia, posso sentir o pânico que brota na sua garganta à medida que você lê esses versículos bíblicos. Sei que apenas o pensamento de terminar com o rapaz faz com que você passe mal. Sei que você não consegue imaginar como irá lidar com a falta dele ou como será o seu futuro sem ele.  Mas ao pedir que você termine este relacionamento, Deus procura poupar você, filha querida dele, de muita dor de cabeça e de consequências negativas no futuro. Provérbios adverte: o companheiro de um insensato sofrerá dano. “Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau” (Pv 13.20). Obedeça agora e confie em Deus para curar o seu coração arrebentado.

Se você leu a lista acima e se deu conta de que está casada com um homem insensato, a Biblia lista alguns passos que devem ser seguidos, mas o divórcio não é a saída. Se o seu marido é um crente em Cristo, mas não honra a Deus com a sua vida, você pode encontrar orientações bíblicas em I’ve married a Christian JERK! What now? [Casei-me com um cristão cafajeste, e agora?]. Se o seu marido nunca aceitou a Cristo como Salvador, Keeping your “I do” even when he doesn’t [Mantenha o seu “sim” mesmo quando ele não mantém a palavra] será de ajuda. Se o seu casamento com um homem insensato, seja cristão ou não, resultou em abuso, há passos que podem e devem ser dados. A sua igreja local deve estar envolvida. Leia as orientações dadas em When It Hurts to Stay Home: God’s Heart for Abused Women [Quando dói permanecer no lar: o coração de Deus para com a mulher abusada]. [1]

Guarde o seu coração
Obviamente, nós mulheres costumamos confiar automaticamente no homem com o qual estabelecemos uma conexão emocional – independentemente de suas ações e caráter merecerem ou não tal confiança. Como mulheres tementes a Deus, a medida mais sábia é guardar o nosso coração de um apego emocional até que aquele homem que estamos considerando tenha se provado sábio. Como podemos nos proteger de amar e confiar em um  homem que não é bom para nós? O que significa guardar o coração? As Escrituras nos dão algumas orientações úteis.

1. Contente-se com aquilo que Deus tem para você.
A mulher que está contente com aquilo que Deus tem para sua vida, que está contente em ser solteira, não fica vulnerável à persuasão emocional dos homens insensatos que andam à sua volta. Mas a mulher que não confia na bondade de Deus, que não espera o tempo certo de Deus, ou que se deixa controlar pelo senso de estar incompleta sem ter um homem em sua vida, esta mulher ignora os sinais vermelhos, abaixa o seu padrão, justifica a falta de temor a Deus e, no final, sofre nas mãos do homem pelo qual ela desejava ser amada.

Em seu livro Fearlessly Feminine [Intrepidamente feminina], Jani Ortlund diz: “À vezes sou tentada a pensar que se Deus fosse verdadeiramente bom, Ele atenderia o desejo do meu coração por um relacionamento, pois Ele iria certamente querer me ver feliz.  “Mas Deus não é bom porque Ele satisfaz os meus desejos. Ele é bom porque Ele cumpre os desejos dele, e os desejos dele são bons para você e para mim. A bondade é inerente à natureza de Deus. Como mulheres, precisamos confiar na bondade de Deus. “Tu és bom e fazes o bem (” Salmo 119.68). Confie que Ele tem um plano para o fato de você estar solteira agora. Confie que Ele tem um plano para a sua vida”. Leslie Ludy diz: “Encontrar um rapaz temente a Deus e viver uma história de amor duradoura de acordo com o script de Deus resulta de construir a sua vida ao redor de Cristo. A sua vida deve estar focada em Jesus Cristo, não em encontrar o rapaz certo. A sua suficiência deve estar em Cristo, mesmo que uma história de amor nunca aconteça em sua vida aqui na terra. Deus permite que você deseje um lindo romance, mas lembre de devolver continuamente a Ele este sonho”.

2. Cerque-se de conselheiros e amigos sábios.
A mulher que se cerca de amigos tementes a Deus e de conselheiros sábios não se deixa enganar pelas palavras lisonjeiras e pelos gestos envolventes do homem insensato. Provérbios nos diz que na abundância de conselheiros está a segurança (Pv 11.14). Não é suficiente ter amigos sábios; é preciso ouvir os seus conselhos. Quando alguém diz que determinado rapaz parece ser duvidoso e que as palavras dele não combinam com suas ações, é preciso ouvir.

3. Mantenha-se distante do envolvimento emocional imediato
A mulher comprometida com guardar o seu coração (Pv 4.23) protege-se de um envolvimento emocional com um homem até que seu caráter prove que ele é temente a Deus. Ela refreia qualquer comportamento de flerte, as conversas cedo demais sobre casamento e o tempo excessivo a sós com ele. Ela observa o seu caráter e toma decisões objetivas sem um envolvimento emocional. Ela estuda as Escrituras para saber como é o homem temente a Deus e se compromete diante do Senhor a não cultivar um relacionamento (em sua mente ou em sua vida) com alguém que não atenda aos critérios bíblicos.

Provérbios dá um retrato claro do homem sábio
  • O homem sábio domina a sua ira – (Pv 29.11)
  • O homem sábio busca e ouve o conselho de outros homens sábios – (Pv 12.15, 9.8)
  • O homem sábio honra seus pais, mesmo que eles não sejam crentes – (Pv 15.20)
  • O homem sábio é um pacificador – (Pv 16.14)
  • O homem sábio aprende com seus erros e recebe instrução com humildade – (Pv 21.11)
  • O homem sábio é poderoso – (Pv 24.5)
  • O homem sábio confia na sabedoria do Senhor, não em si mesmo – (Pv 28.26)
  • O homem sábio guarda-se de entrar em contendas – (Pv 20.3)
  • O homem sábio tem entendimento e o coloca em prática – (Pv 16.22)
  • O homem sábio busca a sabedoria, o conhecimento e o discernimento – (Pv 15.2, 14)
  • O homem sábio é paciente e pronto para perdoar – (Pv 19.11)
  • O homem sábio teme ao Senhor e afasta-se do mal – (Pv 14.16)

Por que as mulheres amam os cafajestes? Porque os cafajestes – homens que Provérbios chama de insensatos – fazem e dizem coisas que conduzem rapidamente a um laço emocional antes que o seu caráter verdadeiro possa ser conhecido. Para fazer cair aos seus pés aquelas cujo coração está desprotegido, eles fazem promessas atraentes que não estão dispostos a manter. Uma vez que o envolvimento emocional foi estabelecido, é muito difícil para uma mulher abandonar um insensato porque ela já passou a gostar dele.

Se alguns homens insensatos fizeram parte do seu passado, isso não significa que não possa existir um homem sábio no seu futuro. Você precisa, porém, quebrar os vínculos com os insensatos e se cercar de pessoas sábias e tementes a Deus. Quem anda com os sábios será sábio” (Pv 13.20).

O coração de uma mulher deve estar tão perto do coração de Deus que um homem precise buscar a Deus para encontrá-la.

Original em Unlocking Femininity
Tradução de Conexão Conselho Bíblico com permissão da autora.
É permitida a reprodução em blogs ou sites desde que seja colocado o artigo por inteiro, seja dado o crédito mediante um link e não sejam feitas alterações no texto. Distribuição impressa e outros usos devem ser previamente aprovados por Unlocking Femininity.


[1] NdT:  Os artigos mencionados ainda não estão disponíveis em português.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s