Ken Sande. Os conflitos no lar e as escolhas do pacificador

Estou convencido de que minha família é o melhor lugar para aprender a ser um pacificador. Apesar de nos amarmos, nosso contato diário monta o cenário ideal para o desapontamento e a irritação, que muitas vezes termina em conflitos.

Com estas palavras, Ken Sande dá início à introdução do livro Os Conflitos no Lar e as Escolhas do Pacificador.

Como a maioria das pessoas, minha família descobriu que há três maneiras para lidar com os conflitos comuns da vida familiar. Podemos ser dissimuladores, negando que temos problemas, sempre cedendo, ou nos tornando distantes dos membros da família. Podemos ser perturbadores, nos valendo da manipulação, da língua mordaz, ou da ira ostensiva para forçar os outros a cederem aos nossos desejos. Ambas as práticas ocasionam destruição nas famílias, reduzindo-as a uma coexistência superficial ou a campos de batalha em cinzas.

A nossa terceira opção é usar os conflitos da vida familiar para nos tornarmos pacificadores, nos inspirarmos na graça de Deus e praticarmos os princípios pacificadores poderosos que Ele tem nos dado em Sua Palavra. Esta prática pode requerer muito trabalho e transformação, mas é a maneira mais garantida de preservar seu casamento e ver sua família amadurecer no amor, no caráter e no testemunho de Cristo. Este livro foi concebido para encorajar e preparar você para ser um pacificador em sua família.

Ao longo do livro, Ken Sande considera como aplicar os princípios bíblicos nos conflitos familiares.

Os capítulos de 1 a 7 examinam como resolver atritos no casamento por meio da identificação das raízes do conflito seguida de confissão sincera, confrontação em amor e perdão genuíno. Os capítulos 8 e 9 tratam dos conflitos com os filhos e entre os filhos e destacam também como usar os conflitos do cotidiano como oportunidades para preparar os filhos para que tenham sucesso como pacificadores eficazes nas amizades, no casamento e na carreira profissional. O capítulo 10 expande o foco e considera os desafios e as oportunidades de resolver conflitos com os pais ou irmãos adultos. O capítulo 11 considera como conseguir ajuda para um casamento em conflito e, finalmente, o capítulo 12 identifica maneiras de construir defesas no casamento para prevenir e resolver conflitos futuros.

Como você verá, os princípios são surpreendentemente simples e fáceis de entender. Aplicá-los é outra história! Despojar-se dos velhos hábitos de resolução de conflitos e colocar em prática a maneira pacificadora de Deus pode dar bastante trabalho, mas vale a pena o esforço. Conforme você for aprendendo a ser um pacificador, você poderá guardar a sua família de argumentação destrutiva, aprofundar seu amor e sua intimidade com sua esposa e dar aos filhos um alicerce firma para a vida. Ainda mais importante, você poderá dar ao mundo um testemunho convincente do poder reconciliador de Jesus Cristo.

_____________________________________

Ficha Técnica
Autor: Ken Sande e Tom Raabe
Título:  Os Conflitos no Lar e as Escolhas do Pacificador: um guia prático para lidar com as crises na família.
Título original: Peacemaking for Families : a biblical guide to managing conflict in your home
Editora: Nutra
301  páginas
Data de publicação: 2011

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s