Meditação segundo a Bíblia

meditação_post

Stephen Altrogge

“Meditação” é a palavra da moda em nossos dias. Todos praticam meditação. Muitos sites que tratam de produtividade dizem que quando você começa a se sentir improdutivo é realmente útil fazer um “intervalo para meditação”. Recentemente, no Oprah Winfrey Show[1] (sim eu estava assistindo Oprah), um certo Dr. Oz (nenhuma relação com o mágico) disse que a meditação pode aumentar significativamente os seus anos de vida. Meditação não é só para os monges tibetanos vestidos com roupas rústicas de juta, que irritam a pele. Não, hoje todos gostam de meditação.

A verdade é que a Bíblia também fala muito sobre meditação. Salmo 1.2 diz a respeito do homem de Deus: “… o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite”.  Isso leva-me a perguntar: o que exatamente é a meditação? De acordo com a nossa cultura, meditação é o relaxamento da mente até o ponto em que pouco ou nenhum pensamento ocorre. De acordo, porém, com as Escrituras, meditação é a concentração intensa da mente que permite uma prática profunda de pensar. O objetivo da meditação secular é esvaziar a mente. O objetivo da meditação bíblica é preencher a mente com a verdade de Deus. Definindo de maneira sucinta, a meditação bíblica é a prática de encher a mente com a Palavra de Deus com o propósito de aplicar a Palavra.

Sendo assim, como vamos meditar na Palavra de Deus? Como isso acontece na prática? Aqui estão apenas algumas sugestões.

Medite em oração
Quando lemos a Bíblia, não estamos apenas lendo um livro − estamos lendo a Palavra Sagrada de Deus. Ela nos foi dada por Deus para que possamos conhecê-lO, amá-lO e obedecê-lO. Isso significa que nós não podemos entender de fato a Bíblia sem o poder esclarecedor do Espírito de Deus. Devemos deixar que Deus abra os nossos olhos para compreendermos e aplicarmos as verdades gloriosas que lemos nas Escrituras. Sem a atuação do Espírito de Deus, o nosso tempo devocional é seco, apático e infrutífero. Antes de ler a Palavra de Deus, ore pedindo que Deus lhe dê entendimento.

Medite em quietude
É difícil concentrar-se e pensar com profundidade numa passagem das Escrituras quando você está cercado por distrações. Entendo que este não é o caso de todos, mas para a maioria de nós a meditação efetiva na Palavra de Deus ocorre em lugares tranquilos. Se você está na sua tentativa de ter o seu tempo devocional em um Starbuck’s, é possível que esteja se vendendo por pouco. Descobri que os meus momento mais efetivos de meditação bíblica acontecem na quietude das primeiras horas da manhã, antes de dar início às minhas atividades do dia. Salmo 131.2 diz: ” …fiz calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para comigo”.  A meditação eficaz acontece, geralmente, no silêncio.

Medite com expressão
O fato de você estar em um lugar quieto não significa que você precise ficar quieto. Deus fala conosco quando lemos as Escrituras e, geralmente, é adequado responder verbalmente ao estímulo da Sua Palavra. Tomemos por exemplo 1Tessalonicenses 5.16-18, que diz: ” Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo, dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco”. Quando leio este versículo, quero responder a Deus expressando-me com alegria, oração e ação de graças. A Bíblia não é um livro árido. Ela é a palavra viva de Deus. Temos de interagir com as Escrituras, responder ao seu comando, regozijarmo-nos em suas promessas e deliciarmo-nos com suas revelações.

Medite com uma caneta na mão
John Piper foi a primeira pessoa que eu ouvi falar sobre isso. Ele disse o seguinte:

“Um pastor não será capaz de alimentar o seu rebanho na Palavra de Deus com uma visão rica e desafiadora a menos que ele se torne um pensador disciplinado. Quase nenhum de nós, porém, faz isso por natureza. Temos de nos treinar para fazê-lo. E uma das melhores maneiras para nos  treinar a pensar sobre o que lemos é ler com uma caneta na mão e escrever a linha de pensamento que nos  vêm à mente. Sem isso, nós simplesmente não podemos manter uma sequência de perguntas e respostas o tempo suficiente para chegar a conclusões profundas.”

A prática de escrever os meus pensamentos enquanto leio a Bíblia teve um efeito transformador no meu tempo devocional. Escrever obriga-me a pensar em cada verso e a traçar a lógica de cada passagem. Isso ajuda a combater a distração e focaliza a minha atenção nas palavras que estão diante de mim.  Escolha onde você vai fazer suas anotações e comece a escrever à medida que você lê a Bíblia.

Duas perguntas:
O que mais o ajuda na prática de meditar na Palavra de Deus?
Quais os benefícios que você já colheu de meditar na Palavra de Deus?

 Original


[1] The Oprah Winfrey Show foi um talk show da televisão norte americana, apresentado e produzido por Oprah Winfrey. Fonte: http://pt.wikipedia.org