Martha Peace. Esposa excelente

Resenha por Leslie Wiggins

Transformada pela Graça
Martha Peace, autora de Esposa Excelente , casou-se com seu amor do colegial aos dezenove anos de idade. Como tantas mulheres, ela acreditava que o casamento iria fazê-la feliz e preencher um vazio em sua vida. Quando isso não aconteceu, ela procurou a satisfação na carreira de enfermagem, cujas exigências aumentaram a tensão em seu casamento. Quando se deu conta de que o casamento não melhorava, ela procurou consolo em festas. Começou também a fazer planos secretos de deixar sua família, planos estes que se tornaram cada vez mais reais.

Suas intenções, no entanto, causaram-lhe uma ansiedade intensa, que ela não pôde esconder de seus amigos e colegas de trabalho. Um casal de amigos, convertidos há pouco tempo, incentivou-a para que ela lesse o Evangelho de João e conversasse com um pastor. Ela seguiu o conselho. Uma noite, durante a leitura de João 14, Deus a conduziu à salvação. Ela escreve:

Na manhã seguinte, em vez da ansiedade que por meses vinha me inundando, despertei com uma incrível sensação da paz de Deus. Levantei-me e andei pelo quarto, parei para acender a luz e pensei: “Minha vida nunca mais será a mesma”. Finalmente encontrei o que vinha procurando. Jesus Cristo, não eu, era agora o Senhor da minha vida.

Deus transformou Martha Peace. A mulher que queria deixar sua marca no campo bio-médico e tinha planejado deixar sua família morreu. Poucos anos após a conversão, Martha disse adeus à sua carreira na enfermagem para se concentrar na família e ensinar a Bíblia para mulheres. Ao longo das últimas três décadas, seu ministério cresceu. Além das responsabilidades em sua igreja local, Martha obteve o certificado em aconselhamento bíblico, viaja pelo país apresentando seminários para grupos de mulheres, é autora de vários livros para mulheres e dá aulas em The Master’s College, na Califórnia. Esposa Excelente foi escrito por uma mulher que antes descrevia-se como “feminista vaidosa” e agora passa seus dias servindo ao Senhor e encorajando as esposas cristãs a se submeterem a seus maridos depois de se submeterem primeiramente ao Senhor.

Esposa Excelente está organizado em quatro partes: O que a esposa deve entender − verdades fundamentais para uma esposa excelente, A responsabilidade da esposa − compromissos fidedignos da esposa excelente, A submissão da esposa − a realização da esposa excelente e Preocupações específicas  da esposa − situações pecaminosas da esposa excelente.

Em O que a esposa deve entender, Martha Peace estabelece uma base sólida para o restante do livro. A esposa excelente deve entender quem Deus deseja que ela se torne, ela deve entender a Deus, deve entender seu próprio pecado, o padrão de Deus para os relacionamentos, o propósito de Deus para o casamento e seu papel como esposa. Como na maioria dos livros dirigidos a esposas, a mulher de Provérbios 31 é usada como padrão para uma mulher piedosa.

Em A responsabilidade da esposa, Martha Peace explica que a esposa excelente é fiel a seis compromissos. Ela é fiel na identificação e no abandono de seus ídolos, é fiel às suas responsabilidades no lar, fiel no amor a seu marido, no respeito a seu marido, na intimidade sexual e na submissão a seu marido.

Na terceira parte, A submissão da esposa, Martha Peace explica detalhadamente cinco princípios relacionados à submissão: como uma esposa excelente ​​submete-se a seu marido, como Deus protege uma mulher que se submete ao marido, como uma esposa pode encontrar motivação para se submeter a seu marido quando seu foco está em Jesus Cristo, como a esposa excelente controla sua língua e mantém um espírito manso.

A parte final, Preocupações específicas  da esposa, trata de vários problemas pecaminosos que as esposas devem combater e vencer. Especificamente, Martha Peace escreve sobre combater a ira e impaciência, o medo e a ansiedade, a solidão e a tristeza. No capítulo final, ela mostra como uma esposa excelente deve responder a um marido que pecou e a deixou com o coração partido, tomada de tristeza.

Além dos 21 capítulos, o livro inclui o anexo A dinâmica do “despojar-se” e “revestir-se” em que Martha Peace dá explicações sobre o arrependimento bíblico e como os cristãos devem despir-se do pecado e revestir-se da retidão.

Diferenciais
Algumas características distintas de Esposa Excelente merecem destaque. Primeiro, nem todos os aspectos da mulher virtuosa de Provérbios 31 são discutidos. Martha Peace não entra em detalhes de como a mulher virtuosa trabalha, abre sua casa para ser hospitaleira, preocupa-se com os pobres ou utiliza seu tino nos negócios para o bem da família − para citar alguns. Isso é compreensível, pois seu foco está nos aspectos que dizem respeito às responsabilidades de uma esposa.

Em segundo lugar, cada assunto é discutido em relação ao marido. Ele é o cabeça da esposa, ela é a sua ajudadora. Devido a isso, a ideia principal que permeia o livro é que a esposa excelente é uma esposa submissa, primeiro a Deus e depois a seu marido. A exceção à regra é quando o marido pede à esposa para pecar. Só então é permitido a uma esposa recusar aquilo que seu marido está pedindo e permanecer fiel a Deus.

Terceiro, o estilo de escrita de Martha Peace é direto, por vezes, abrupto. Em alguns ponto eu teria me beneficiado com mais explicações. Ela não inclui muitas ilustrações e as histórias que ela conta incluem poucos detalhes e emoção. Além disso, muitas delas são histórias que envolvem outras pessoas em lugar de serem relatos em primeira pessoa. O livro parece impessoal em alguns pontos. No entanto, penso que é importante ter em mente que um dos propósitos do livro é ser um recurso bíblico para conselheiros, pastores e professores. Mesmo assim, meus capítulos favoritos são aqueles em que Martha compartilha um pouco de sua vida.

Excelente em muitos aspectos
Esposa Excelente é excelente em muitos aspectos. Primeiro, é um livro cheio da Palavra de Deus. Em cada capítulo, Martha Peace oferece páginas e páginas de versículos e princípios bíblicos relacionados a cada tópico. Por exemplo, se você quer saber o que Deus diz sobre ser uma dona de casa disciplinada, você encontrará no capítulo sobre o lar pelo menos seis versículos que estimulam a disciplina e o trabalho diligente, e mais seis que desencorajam a preguiça. A abundância de citações bíblicas deixa muito pouco espaço para uma argumentação do leitor. De fato, alguns capítulos parecem ter mais palavras das Escrituras do que palavras de Martha Peace.

Em segundo lugar, Martha Peace faz uma exposição penetrante das questões inerentes ao coração de uma mulher. Ela faz isso em todos os capítulos, mas a questão fica particularmente evidente no capítulo sobre a idolatria. Ela orienta a leitora a compreender aquilo que suas ações, pensamentos, palavras e impulsos revelam sobre o seu coração. Isso é útil porque aponta para longe de uma simples mudança de comportamento exterior e conduz a Deus, Aquele que pode mudar seu coração.

Finalmente, Martha Peace oferece gráficos e tabelas em cada capítulo para manter a informação organizada e fácil de entender.

Quatro características indispensáveis
Quatro características importantes tornam esse livro indispensável: as instruções de Martha Peace sobre dar e receber com humildade uma repreensão piedosa, suas instruções sobre o arrependimento, a resolução de conflitos, e como ser uma excelente esposa mesmo quando o marido é omisso ou incrédulo.

Lembretes da graça de Deus
Se eu tivesse de citar uma coisa que eu gostaria de ter visto mais durante a leitura desse livro, eu escolheria os lembretes da graça de Deus. Não que Martha Peace tenha deixado de compartilhar o evangelho, mas depois de um capítulo particularmente duro era bom voltar ao primeiro capítulo onde ela me lembra que Deus providenciou tudo quanto eu preciso para a vida e a santidade. Por exemplo, o capítulo sobre o amor lida com trocar os pensamentos amargos por pensamentos de perdão. Se a amargura fosse um dos meus pecados habituais, eu poderia me sentir desanimada depois de ler esse capítulo, pois eu só teria sido lembrada do quanto eu costumo cair em pecado. Por outro lado, alguém poderia  ler e chegar à conclusão de que não há mais espaço para crescimento. No final de cada capítulo, lembretes de que devemos ser esposas excelentes para a glória de Deus e por Sua graça teriam sido antídotos úteis para o desespero ou o orgulho.

O livro é um excelente recurso para as esposas e as mulheres cristãs que se preparam para o casamento. Eu gostaria de ter lido nos meses que antecederam o dia do meu casamento. Ele traz encorajamento e instrução bíblica prática para que você se torne uma esposa excelente. Eu também o recomendaria para todos quantos aconselham mulheres. Se você é uma líder de grupo pequeno, talvez você queira considerá-lo para o seu próximo estudo. Ele é também um livro importante para a biblioteca da sua igreja.

Original da resenha: The Excellent Wife: A Biblical Perspective by Martha Peace. Review by Leslie Wiggins   
Fonte Biblical Counseling Coalition 

Ficha Técnica

Autor: Martha Peace
Título:  Esposa excelente: uma perspectiva bíblica
Título original:  The excellent wife
Editora: Fiel
Páginas: 280
Data de publicação: 2008

Martha Peace é formada em enfermagem pelo Grady Memorial Hospital School of Nursing e Georgia State University. Desenvolve seu ministério na área de aconselhamento bíblico, tendo recebido treinamento pela National Association of Nouthetic Counselors. É casada há 41 anos com Sanford Peace; ambos são membros da Faith Bible Church em Peachtree City, Georgia, onde Martha ministra estudos bíblicos para senhoras. Martha é autora de diversos livros.