Steve Viars. Colocando o seu passado no devido lugar

Nas tentativas de abordar o tema crucial do passado, nós cristãos tendemos a extremos. Às vezes, caímos na armadilha de pensar que “o passado é tudo”. Culpamos nosso passado e queremos usá-lo como desculpa para muitas coisas. Em outras ocasiões, navegamos para o extremo oposto de “o passado é nada”. Aplicamos mal as palavras de Paulo sobre o esquecimento daquilo que ficou no passado – esquecendo-me das coisas que para trás ficam e avançando para as que diante de mim estão, prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus em Cristo Jesus – e as tiramos do contexto (Fp 3.1-15).

Em Colocando o seu Passado no Devido Lugar, Steve Viars evita ambos os extremos. Conforme ele mesmo destaca:

Ambos os extremos são problemáticos para estudantes das Escrituras. Se o passado é nada, então por que Deus nos criou com a capacidade de lembrar? Por que existem tantos exemplos na Bíblia de homens e mulheres cujas escolhas passadas afetaram dramaticamente seus comportamentos presentes? Por que somos instruídos, por exemplo, a não deixar o sol se pôr sobre a nossa ira (Ef 4.26) se o hoje não vai afetar o amanhã? […] Mas a visão de que o passado é tudo é igualmente preocupante. As Escrituras não nos encorajam a nos ver como vítimas sem esperança cujas escolhas hoje estão fora de nossa capacidade de compreender ou de mudar (18, 19).

Inicialmente, Steve Viars dedica um capítulo inteiro ao desenvolvimento de uma “teologia do passado”. Posto o fundamento, o restante de Colocando o seu Passado no Devido Lugar é uma teologia prática do que a Bíblia ensina sobre como devemos lidar com o nosso passado.

Sofrimento e pecado
Por vezes, o movimento do aconselhamento bíblico enfatizou tanto a confrontação do pecado que negligenciou o conforto no sofrimento. Steve Viars aborda tanto um quanto outro, ajudando os leitores a organizarem seu passado em passado inocente (quando houve sofrimento) e passado culpado (quando houve pecado). Em seguida, ele nos ajuda a determinar se temos lidado bem ou mal com o nosso passado.

O livro conduz os leitores através de quatro categorias.

  • O “passado inocente” (sofrimento) quando você reagiu bem: alguém pecou contra você, mas você não pecou em resposta. Responda agora com “sofrimento autêntico”.
  • O “passado inocente” (sofrimento) quando você reagiu mal: alguém pecou contra você, mas a sua resposta desagradou a Deus. Responda agora com “análise humilde”.
  • O “passado culpado” (pecado) quando você reagiu bem: você estragou tudo, mas depois reconheceu a sua falha e lidou apropriadamente com a situação. Responda agora com “lembrança alegre”.
  • O “passado culpado” (pecado) quando você reagiu mal: você pecou e, em seguida, deu passos adicionais que desagradaram ainda mais a Deus. Responda agora com ” autoconfrontação honesta”.

Steve Viars não é nada ingênuo. Imediatamente após apresentar estas quatro categorias, ele explica:

Tudo bem se o seu “detector de bobagens” não está funcionando bem justo agora. Eu não estou sugerindo que a Bíblia ensina essas quatro categorias de algum modo absoluto e rígido. Antes, essas categorias nos ajudam a esclarecer o que aconteceu e como nós reagimos. Elas nos ajudam a entender quais os princípios bíblicos que devemos aplicar (78).

Steve Viars dedica três capítulos ao “sofrimento autêntico” e como lidar com nosso passado inocente. Ele enfatiza os princípios bíblicos para encarar o passado honesta e biblicamente, com esperança e uma missão. Nos dois capítulos seguintes, ele desenvolve a “análise humilde” e mostra o que fazer quando você é culpado de ter reagido mal ao passado. Aqui, ele incentiva os leitores a refletirem em seis perguntas de diagnóstico para discernir como responder agora, de uma forma adequada, ao seu passado.

Os três capítulos sobre “lembrança alegre” ajudam os leitores a reagir ao passado culpado quando eles já lidaram com o seu pecado de maneira bíblica. Aqui ele focaliza a atenção em o que fazer quando não nos sentimos perdoados e quando nós continuamente revisitamos as nossas falhas. Os dois capítulos sobre a “autoconfrontação honesta” ensinam a lidar com nosso passado culpado quando nós reagimos inicialmente de maneira não bíblica. Aqui, ao invés de focalizar os sintomas, Steve Viars ajuda os leitores a lidarem com os problemas de coração e os hábitos adquiridos, além de direcioná-los para a única esperança verdadeira – a alegria no perdão do nosso Redentor.

Narrativas da vida real
À primeira vista, essas quatro categorias poderiam implicar uma espécie de abordagem mecânica. Nada pode estar mais longe da verdade. Ao longo de Colocando o seu Passado no Devido Lugar, o que brilha são décadas de experiência de Steve Viars como pastor e conselheiro bíblico, trabalhando com pessoas reais que têm problemas reais. Suas ilustrações criativas, as histórias envolventes, os exemplos pessoais, o desenrolar da história de Jill, os testemunhos de vida real e as perguntas para reflexão pessoal e discussão em grupo resultam no livro de aconselhamento mais fácil de ler que você irá encontrar.

Steve Viars dedicou sua vida e ministério para ajudar os outros a mudar biblicamente. Colocando o seu Passado no Devido Lugar é o resultado do exercício do ministério ao longo de sua vida. Se você estiver lutando com o processo de mudança relacionado ao sofrimento ou ao pecado em seu passado, este livro oferece a sabedoria bíblica de que você precisa – experiente, compassiva, pastoral, cheia de esperança.

Embora eu recomende Colocando o seu Passado no Devido Lugar especialmente a todos quantos estão sentados nos bancos das igrejas, também estou convencido de que ele é um livro que ajudará pastores e conselheiros bíblicos a revisar sua perspectiva teórica e mudar sua prática. Steve Viars aplica a suficiência das Escrituras à vida cotidiana com excelência. Os pastores e conselheiros podem aprender com ele não só a ajudar os membros de sua igreja e os aconselhados a lidarem com o passado, mas também a considerar e usar as Escrituras para desenvolver uma teologia e metodologia para lidar com qualquer problema da vida.

Em uma época na qual os recursos disponíveis parecem às vezes pular de uma teologia sem conexão com a vida real para os manuais de autoajuda sem fundamento na verdade de Deus, Colocando o seu Passado no Devido Lugar é uma lufada de ar fresco. A “suficiência das Escrituras” tornou-se uma espécie de termo da moda no aconselhamento bíblico – usado, às vezes, sem definição nem exemplos de sua aplicação na vida real. Ao fundamentar a sua teologia prática em uma teologia bíblica do passado, Steve Viars oferece-nos um modelo de abordagem da suficiência das Escrituras que é consistente, relacional e real para ser vivido. Ele mostra que a Palavra de Deus é relevante para todos os aspectos da vida e oferece insights profundos.

Original da resenha: Putting Your Past in Its Place by Stephen Viars | Review by Bob Kellemen 
Fonte The Gospel Coalition
————————-

Ficha Técnica
Autor: Stephen Viars
Título:  Colocando o seu passado no devido lugar: seguindo em frente em plena liberdade e completo perdão
Título original:  Putting your past in its place: moving forward in freedom and forgiveness
Editora: Nutra
Páginas: 296
Data de publicação: 2012

Stephen Viars é doutor em ministério pelo Westminster Theological Seminary e serve como pastor e conselheiro bíblico há mais de 20 anos na Faith Church e em Faith Biblical Counseling Ministries em Lafayette, Indiana. Ele é também palestrante em conferências, faculdades e seminários nos Estados Unidos e outros países.