William Barcley. O segredo do contentamento

“A tentação ao descontentamento está por toda parte. Somos bombardeados com anúncios que querem nos convencer de que nos falta alguma coisa. No entanto, as sementes do descontentamento já estão presentes no nosso próprio coração pecaminoso. Há quase 400 anos, Jeremiah Burroughs escreveu sobre a “joia rara” do contentamento cristão. Se contentamento era uma raridade nos dias dos Puritanos, quanto mais raro é hoje!”  É com estas palavras que P&R Publishing apresenta a edição original de O segredo do contentamento.

William Barcley aborda o cerne da questão – o descontentamento que se encontra dentro de nós. Ele revisita as meditações sobre contentamento de dois grandes escritores Puritanos – Jeremiah Burroughs e Thomas Watson – e as traz para o público atual.  Acima de tudo, ele busca a sabedoria de Paulo, que declarou ter encontrado o “mistério” ou o “segredo” para viver contente. O contentamento deve ser aprendido, e Barcley revela-nos o que fazer, chamando-nos a um contentamento que vem de conhecer pessoalmente a Deus e nos deleitarmos com Sua bondade soberana e Seu cuidado paternal.

Na introdução à edição brasileira, o Pr. Jayro Cáceres escreve:

No último capítulo da epístola aos hebreus, o autor faz uma significativa advertência aos seus leitores: “Contentai-vos com as coisas que tendes; …” (Hb 13.5). A inclinação humana para o descontentamento justifica a palavra do autor.

Há um inerente descontentamento no coração do homem. A desobediência de Eva no Jardim revelou que seu coração desejou obter o que lhe fora oferecido pelo outro conselheiro – Satanás – afirmando que provar do fruto a tornaria uma pessoa mais completa (Gn 3.5,6).

Ela provou do fruto na expectativa de que obteria o que lhe fora ardilosamente oferecido pelo Enganador (Gn 3.6). O resultado foi que a mulher não obteve o que esperava. Daquele momento em diante, estar descontente com a provisão de Deus passou a ser a inclinação natural do homem. O homem tornou-se descontente com as coisas que possui, com a porção de bens que recebeu, com os talentos que Deus lhe deu, com seu cônjuge, com seus dons, com seu emprego, com sua igreja, com seus líderes, com sua condição atual, enfim…

Neste livro, o Dr. William Barcley nos oferece um tremendo encorajamento para vivermos contentes com o que temos e com o que Deus deseja prover a nós. Tendo a carta de Paulo aos filipenses como ponto de partida, e examinando as demais Escrituras, o autor nos leva a perceber que o apóstolo Paulo e outros fiéis, aprenderam por meio das circunstâncias providas por Deus, agradáveis ou não, ser possível viver contente com as coisas que temos.

Estou certo de que você irá se deleitar com a leitura deste livro. Minha oração é que esta obra o(a) leve a uma atitude contínua de gratidão a Deus pela provisão dEle para sua vida, que contamine sua igreja, e os que estão ao seu redor, de tal maneira que sejam estimulados a serem igualmente gratos a Deus, manifestando um coração contente e satisfeito com Deus e com aquilo que Ele deseja prover.

FICHA TÉCNICA
Autor: William B. Barcley
Título:  O segredo do contentamento
Título original:  The secret of contentment
Editora: Nutra
Páginas: 184
Data de publicação: 2014

William B. Barcley é pastor da Sovereign Grace Presbyterian Church em Charlotte, Carolina do Norte. É também professor adjunto de Novo Testamento no Gordon-Conwell Theological Seminary e no Reformed Theological Seminary. Ele possui um BA em Estudos Bíblicos pelo Gordon College, um MA em Estudos Teológicos pelo Gordon-Conwell Theological Seminary e um PhD em Novo Testamento pela Boston University.

2 comentários sobre “William Barcley. O segredo do contentamento

  1. O descontentamento nos nossos dias e um dos caminhos, que nos conduze diretamente ao individualismo egoísta do velho homem, sem um cristo salvador que nos conduze para uma vida eterna, sem um coração pecaminoso mais convicto de amor e contentamento no que ele tem recebido do pai eterno, e esta sempre no controle de tudo na sua vida, seja ele rico ou pobre não importa sua situação financeira Deus o conduze em tudo na sua vida de bença.

Os comentários estão desativados.