#01 – Como agilizar o estudo bíblico com as ferramentas digitais

Um estudo que antes exigia que você fosse a uma biblioteca ou adquirisse livros caros pode ser feito atualmente com recursos disponíveis no seu computador. Existem várias ferramentas pagas que são excelentes. No entanto, se você não pode adquiri-las devido ao custo muitas vezes elevado, nem tudo está perdido. Existem também várias ferramentas gratuitas, não tão completas quanto as pagas, mas ainda de boa qualidade e que permitem ao discipulador e conselheiro estudar a Bíblia o suficiente para aplicá-la em seu ministério. Reunimos aqui algumas entre as boas ferramentas gratuitas.

Programas de estudo bíblico para instalar em seu computador

Cada um deles apresenta detalhes diferentes na interface e nas ferramentas, e sugerimos prová-los e decidir qual se adapta melhor às suas necessidades.
The Word — É nossa primeira escolha, com interface totalmente adaptada ao português, e a maior parte dos módulos é de uso gratuito. Completo para estudo da Bíblia com navegação fácil e intuitiva. Possui ferramentas básicas e avançadas de pesquisa, com muitas opções, tais como a busca de palavras e/ou frases (em toda a Bíblia, no Novo Testamento, no Antigo Testamento, em alguns dos seus livros ou mesmo em trechos definidos pelo próprio usuário), consulta de definições de termos, numeração de Strong, dicionários e comentários bíblicos, mapas. Possui recursos para incluir anotações pessoais, para criar comentários personalizados e até mesmo dicionários do próprio usuário. Os recursos do programa já vêm com ajuda integrada (também traduzida em português do Brasil) através de dicas de ferramentas que aparecem na tela. Numerosas versões da Bíblia estão disponíveis, em várias línguas inclusive o português. O usuário pode escolher e baixar os módulos no site.
● E-Sword — Disponibiliza módulo para o português.
● The Sword — Bíblia em mais de 50 línguas e diferentes versões.

Ferramentas on-line e aplicativos de estudo bíblico para aparelhos móveis

São diversos os sites que podem ser acessados tanto no computador como em aparelhos móveis, bem como os aplicativos para aparelhos móveis. Eles reúnem versões da Bíblia em vários idiomas, incluindo os textos hebraico e grego, e comentários, dicionários, mapas, notas, sermões. Os comentários, ao contrário do que acontece nos programas e aplicativos pagos, costumam ser obras já de domínio público, mas ainda assim são úteis para a compreensão do texto bíblico. Cada um deles reúne um conjunto de ferramentas. É aconselhável conhecê-los, identificar as diferentes potencialidades e como elas atendem à sua preferência e às suas necessidades, e usá-los muitas vezes como complementares uns aos outros.
● Bible Gateway
● Bible Hub  /  Bible Hub Português
● Bible Study Tools
● BibleWebApp
● Biblia.com
● Blue Letter Bible
● Olive Tree
● Study Light
● Unbound Bible

Aplicativos para leitura da Bíblia

Para quem gosta de ler a Bíblia em formato digital, ou fazer citações e compartilhar versículos bíblicos, selecionamos alguns aplicativos que cobrem diferentes traduções e versões da Bíblia. Uma sugestão é ler a Bíblia não só em português, mas também em outra língua que você conhece ou está estudando.
●  Almeida Século 21
●  Bible.is – versões em português ARA, ARC, NTLH, ACF e vários outros idiomas.
●  Olive Tree – versão em português ARA e vários outros idiomas
●  NVT – Mundo Cristão
●  YouVersion –  versões em português ARA, ARC, NTLH, NVI e vários outros idiomas.
●  ESV Online–  somente versão em inglês
●  J. B. Phillips – New Testament – somente versão em inglês
Só para leitura on-line
●  Bíblia Online – versões em português  outros idiomas.
●  Bíblia Online SBB – ARA, ARC, NTLH com possibilidade de comparar traduções.
●  NVT – Mundo Cristão

Aplicativos para ouvir a leitura da Bíblia

Para quem gosta de ouvir a Bíblia, durante uma caminhada ou outra atividade que não exija atenção concentrada, selecionamos links onde é possível acessar e fazer o download da Bíblia.
Em português, além de outros idiomas: Bíble.is e  YouVersion 
Em vários outros idiomas:  Audio Treasure

Planos de leitura da Bíblia

Plano de Leitura da Bíblia em um Ano – é um plano de leitura seguida da Bíblia, do Gênesis ao Apocalipse completado mediante a leitura de três ou quatro capítulos diários.
Plano Cronológico de Leitura da Bíblia – permite ler a Bíblia em um ano, na sequência em que os livros foram escritos.
Plano de Leitura Diária – Antigo e Novo Testamentos alternados em um ano, em formato para imprimir.
Quadro de Leitura da Bíblia – dá um mapa de todos os livros e capítulos, mas não determina a leitura do dia. Ele permite a liberdade de escolha entre uma leitura sequencial ou uma leitura que alterne capítulos do Antigo e Novo Testamentos.
Plano Robert Roberts – disponibilizado por YouVersion,  guia através de uma leitura completa do Antigo Testamento e duas leituras completas do Novo Testamento. A cada dia são em média quatro capítulos da Bíblia com textos do Antigo e do Novo Testamentos.

Planos de leitura do Antigo Testamento
 Antigo Testamento – 1 ano
 Livro dos Salmos e Provérbios – 1 ano

Planos de leitura do Novo Testamento
●  Os Evangelhos – 30 dias
●  Epístolas e Atos  – 85 dias

Artigos sobre a leitura e memorização da Bíblia

Leitura da Bíblia.
Memorização da Bíblia.

Como estudar a Bíblia e aplicar no discipulado e aconselhamento

Para aprender mais sobre como estudar a Bíblia e usá-la no seu ministério, não deixe de ver O estudo da Bíblia para aplicação no aconselhamento bíblico