Compreender e aconselhar

misericordias renovadas_postQuero lembrar do que pode me dar esperança. A bondade do SENHOR é a razão de não sermos consumidos, as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade. Lm 3.21-23

— Quantas vezes você já leu ou ouviu este versículo?
— Muitas!
— Quantas vezes já usou este versículo para encorajar um aconselhado ou um amigo?
— Muitas, também!
— E quantas vezes você parou para considerar quais são de fato algumas das “misericórdias do Senhor” em nossa vida, e então ensinar e aplicar de forma precisa e prática no seu aconselhamento ?

Ajudar-nos a identificar as misericórdias do Senhor no dia a dia é o propósito de Paul Tripp com o artigo Worn and New.


Gastas e novas[1]

Você já reparou que tudo em sua vida se desgasta?

Aquele casaco de que você tanto gostou no shopping agora já está gasto – ele está manchado, sujo e surrado. O carro novinho você retirou na concessionária já não brilha tanto quanto antes – ele agora é apenas um carro usado, normal, com arranhões e rangidos como todos os outros.

O seu smartphone e o tablete já não carregam tão prontamente como faziam no primeiro dia de uso. A mobília que você adquiriu recentemente, as paredes recém-pintadas, o carpete recém-instalado, os eletrodomésticos da cozinha novos em folha – todos eles se gastam com o tempo.

Essa não é uma verdade encorajadora, mas até mesmo você e eu sofremos desgaste. Nosso corpo envelhece, enfraquece e se cansa. Não podemos mais correr, saltar ou levantar e abaixar como costumávamos fazer. Em essência, estamos nos deteriorando.

Existe, porém, algo que nunca se gasta. De fato, nesta vida, é algo único com a capacidade de renovar-se completamente dia após dia após dia. Do que estamos falando? Das misericórdias de Deus. Lamentações 3.22, 23 diz: ” A bondade do SENHOR é a razão de não sermos consumidos, as suas misericórdias não têm fim; renovam-se cada manhã”.

Tenho certeza de que muitos estão familiarizados com esses versículos da Bíblia, mas eu só quero aproveitar a oportunidade para lembrar três misericórdias que se renovam e são concedidas todas as manhãs.

A misericórdia do perdão 
Hoje, de alguma forma, você mostrará que é pecador “porque todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” (Rm 3.23). É possível que isso já tenha acontecido! Nós precisamos de perdão, e Deus oferece sua misericórdia mais significativa na cruz de Cristo (Rm 3.24, 25). As misericórdias que se renovam a cada manhã significam que quando nós tropeçamos, não precisamos correr e nos esconder, nem precisamos transferir a culpa para outrem. Deus já cuidou de nossa culpa. Em vez de nos levantarmos em defesa própria, podemos confessar os erros e descansar no sangue derramado por Cristo.

A misericórdia da provisão
Cada dia você tem de enfrentar situações que são maiores do que a sua sabedoria e mais profundas do que o seu entendimento espiritual. Você precisa não apenas de perdão diário, mas de auxílio diário. Visto que Deus “nos deu todas as coisas de que necessitamos para a vida e para a piedade” (2Pe 1.3), quando nós sentimos como se nossa corda estivesse se rompendo, podemos ainda ir adiante. Podemos enfrentar a vida mais uma vez, com nova coragem e nova esperança, não porque somos capazes de fazer isso, mas porque o nosso Deus providenciou misericórdias adequadas para cada situação que vivemos neste mundo caído.

A misericórdia da transformação
Por último, há ainda mais: a misericórdia da transformação. Deus não se contenta em simplesmente perdoar; não, “aquele que começou a boa obra em vós irá aperfeiçoá-la até o dia de Cristo Jesus” (Fp 1.6). Deus tem a intenção de remover as imperfeições remanescentes de seu coração. Pode ser um processo pouco confortável ou até mesmo doloroso, mas tudo é feito com amor. Hoje mesmo você perceberá a mão amorosa de Deus por meio do processo de transformação do seu coração.

Você acolherá ou rejeitará as misericórdias de Deus?


[1] Original de Worn and new em Paul Tripp Ministries.
Usado com permissão. Para mais recursos, visite www.paultripp.com