John F. MacArthur, Jr. Abaixo a ansiedade

Recursos bíblicos para vencermos um inimigo constante

Resenha por Bianca Bonassi Ribeiro

Abaixo a Ansiedade é mais um dos diversos livros de autoria de John MacArthur Jr. – pastor, teólogo e presidente do The Master’s University e The Master’s Seminary, na California, Estados Unidos.  O ponto central do livro é direcionar o cristão ansioso a olhar e depender de Deus. Ao mesmo tempo, trata-se de uma poderosa ferramenta para conselheiros e líderes de grupos de estudo quando precisam aconselhar e instruir outros irmãos na fé.  É uma leitura obrigatória.

O autor dividiu o livro em três partes:
1- Introdução e mais de nove capítulos que orientam o cristão a identificar a ansiedade como um pecado, além de auxiliar no combate às diversas manifestações de ansiedade por meio da Bíblia, oração e fé.
2- Um Apêndice com trechos do livro de Salmos que ajudam a pessoa ansiosa a depender de Deus e confiar na providencia divina, que ele carinhosamente chama de “Salmos para o Ansioso”.
3- Um valioso guia de discussão que pode ser usado no aconselhamento, em grupos de estudo ou até mesmo individualmente por aqueles que desejam aplicar os conceitos desenvolvidos pelo autor. Basicamente, esse guia resgata de forma prática toda a teoria desenvolvida nos capítulos iniciais.

Particularmente, acredito que esse livro teve um impacto grande na minha jornada cristã. De fato, tudo o que está no livro faz parte de verdades que todo cristão de longa data, como eu, já está “cansado” de saber. Mas, por que ele foi tão importante para mim? Justamente pelo fato de ser um livro sobre um tema tão presente na nossa vida. A ansiedade fruto de preocupações é, geralmente, negligenciada por nós cristãos e deixa de ser tratada como pecado. Muitas vezes, louvamos a Deus pela grandeza da redenção de nossa vida, pelos pecados perdoados por Jesus, na cruz, pela vida eterna que iremos desfrutar, porém nos preocupamos com trivialidades, problemas pequenos e grandes de nossa vida terrena, como se Deus não fosse capaz ou até mesmo não quisesse cuidar desses pormenores do cotidiano. Pessoalmente, acredito que esse é o ponto chave do livro e o que o torna tão especial, prático e altamente recomendável. Nas palavras de MacArthur,

Ele [Jesus] diz que precisamos dar uma boa olhada no que está à nossa volta e observar ou refletir sobre o que está por trás daquilo que vemos. Eis o que Jesus nos ensina a ponderar, se quisermos nos libertar da ansiedade:

Por isso, vos digo: não andeis ansiosos pela vossa vida, quanto ao que haveis de comer ou beber; nem pelo vosso corpo, quanto ao que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o alimento, e o corpo, mais do que as vestes?

Observai as aves do céu: não semeiam, não colhem, nem ajuntam em celeiros; contudo, vosso Pai celeste as sustenta. Porventura, não valeis vós muito mais do que as aves? Qual de vós, por ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado ao curso da sua vida? E por que andais ansiosos quanto ao vestuário?

Considerai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham, nem fiam. Eu, contudo, vos afirmo que nem Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Mt 6.25-29 (p. 10)

O ato de observar e considerar o sentido por trás do que nós vemos apresenta-se de diversas formas. Por exemplo, em Mateus 6. 25-34 Jesus recomenda que deixemos de lado as preocupações cotidianas e olhemos para a criação, manifestação da glória de Deus, e como Ele a sustenta. As flores do campo, as aves do céu – se Deus sustenta essas criaturas, como deixaria de sustentar Seus filhos? Como cristãos sempre estamos expostos à essa mensagem, porém quantas vezes paramos para observar a mão invisível de Deus sustentando o que Ele criou? Nos últimos meses, tenho tido a oportunidade de observar profundamente a fidelidade de Deus em cuidar das coisas criadas e, sem dúvida, isso tem me ajudado a lutar contra o pecado da ansiedade diante das trivialidades, das pequenas situações que afetam o meu dia a dia.

Por fim, se tiver a oportunidade de ler Abaixo a Ansiedade, você certamente será abençoado e crescerá espiritualmente.  O livro já está em sua segunda edição brasileira, acompanhando as duas edições originais: Anxiety Attacked (1993) e Anxious for Nothing (2012)


Ficha Técnica
Autor: John F. MacArthur, Jr.
Título: Abaixo a ansiedade: recursos bíblicos para vencermos um inimigo constante
Editora: Cultura Cristã
Data de publicação:  2001, 2013
Páginas: 184

John F. MacArthur, Jr. é presidente do ministério Grace to You, pastor-mestre da Grace Community Church, na California – EUA. Também é presidente do The Master’s University e The Master’s Seminary. Já está no ministério a mais de quatro décadas, e seus livros, artigos e pregações têm atingido pessoas em todo o mundo.

Um comentário sobre “John F. MacArthur, Jr. Abaixo a ansiedade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s