Você já leu?

Eles chegaram em 2016!

Estamos no final de mais um ano, doze meses em que muitos livros foram publicados. Entre aqueles publicados em português, escolhemos 15 livros que podem ser de muito valor para o conselheiro bíblico, seja para o seu crescimento pessoal e ministerial, seja para recomendar aos aconselhados. Eles são os “Favoritos 2016” de Conexão Conselho Bíblico, organizados por assunto. Verifique quais você já leu e quais irá logo ler!

[ Esta lista inclui apenas livros publicados em 2016, em português. Uma bibliografia completa, incluindo os livros publicados anteriormente e as edições em inglês, pode ser acessada em Bibliografias. ]



O primeiro da lista não é um livro baseado em princípios bíblicos, mas “O LIVRO”!  Sim, é a própria Bíblia, na recente Nova Versão Transformadora. Ela é excelente não só para você, mas também para indicá-la aos seus aconselhados.


Bíblia Nova Versão Transformadora. São Paulo: Mundo Cristão.
Resgata o prazer na leitura da Bíblia Sagrada, graças à cuidadosa escolha de palavras no português contemporâneo que expressam com a máxima fidelidade os textos escritos em suas línguas originais, proporcionando o entendimentoF da Palavra de Deus com extraordinária clareza. Costuma ser indicada pela sigla NVT.
Links na web: Sinopse/Editora
Aconselhamento e discipulado
livro-2KELLEMEN, Robert, VIARS, Steve, MacDONALD, James. Aconselhamento bíblico cristocêntrico: mudando vdas com a verdade imutável de Deus. São Paulo: Editora Batista Regular, 2016. 576 p.
Aconselhamento Bíblico Cristocêntrico é um guia completo para equipar o povo de Deus no uso da verdade bíblica para aconselhar. Mais do que isso, esse livro aumentará sua confiança na suficiência e relevância da Palavra de Deus para resolver problemas da vida real em uma infinidade de situações de aconselhamento.
Links na web: Sinopse/editora
livro-3ADAMS, Jay E. Teologia do aconselhamento cristão: mais do que redenção. Eusébio, CE: Peregrino, 2016. 432 p.
Este livro conecta a doutrina bíblica com a vida prática. A redenção, que é a preocupação central da teologia cristã, é muitas vezes limitada a “ser salvo das consequências do pecado.” Mas ela é muito mais. Deus está nos tornando novas criaturas em Cristo.
Links na web: Sinopse/editora
livro-4DEVER, Mark. Discipulado: como ajudar outras pessoas a seguir Jesus. São Paulo: Vida Nova, 2016. 144 p.
Neste guia conciso, o pastor Mark Dever trata do fazer discípulos — ajudar as pessoas a seguir a Jesus — de forma profunda, respondendo às perguntas: Quem, o que, onde, quando, por que e como discipular?  Seguindo o padrão encontrado nas Escrituras, este livro explica como os relacionamentos dedicados a fazer discípulos devem se conduzir no contexto da igreja local, ensinando-nos a cultivar uma cultura de discipulado como parte normal da vida diária.
Links na web: — Sinopse/Editora 
Ansiedade, PREOCUPAÇÃO

livro-5JONES, Robert. Preocupação: suas raízes e a libertadora perspectiva de Deus. São Paulo: Nutra, 2016. 28 p.

Talvez nenhum outro problema perturbe mais pessoas do que a preocupação ou ansiedade. Ela pode surgir repentinamente e nos aborrecer diariamente. Ela suga o nosso sono, esgota nossa alegria, exaure nossa energia, nubla nosso raciocínio, arruína nossos relacionamentos e piora as indisposições do nosso corpo. Embora a preocupação seja crônica e incapacitante para alguns de nós, é uma importunação cotidiana para todos nós.
Links na web: Sinopse/editora
Depressão
livro-6SOMERVILLE, Robert. Se sou cristão, por que estou deprimido? Eusébio, CE: Peregrino, 2016. 224 p.
Ao longo da história, homens e mulheres de Deus sofreram na escuridão da depressão. Mas a Palavra de Deus promete a vitória no final e uma nova força forjada a partir da adversidade e da dor. Uma nova luz vem após a escuridão do desespero. Ouça alguém que passou pelo vale e encontrou respostas em Deus.
Links na web: Sinopse/EditoraResenha
Disciplinas espirituais
livro-7KELLER, Timothy. Oração: experimentando intimidade com Deus. São Paulo: Vida Nova, 2016. 272 p.
Com as percepções e a energia que já são sua marca registrada, Keller apresenta orientação bíblica sobre o assunto e oferece orações específicas para lidar com determinadas situações relacionadas à dor, à perda, ao amor e ao perdão. Reflete sobre como tornar as orações mais pessoais e como estabelecer uma prática de oração que funcione para cada leitor.
Links na web: Sinopse/Editora 
Estresse, burnout
livro-8MACK, Wayne – Caído, mas não derrotado!: lidando biblicamente com o desânimo, o abatimento e o esgotamento. São Paulo: Nutra, 2016. 248 p.
Diante de realidades muito difíceis, não poucos estão vivendo abatidos, desanimados e cheios de ansiedade. São irmãos e irmãs em Cristo os mais diversos, todas as idades, que se sentem esgotados com as pressões circunstanciais e algumas autoimpostas. Mesmo havendo muitas propostas seculares para lidar com pessoas abatidas, desanimadas, esgotadas e ansiosas, o autor não somente lê como interpreta cada problema com a Palavra de Deus, visando oferecer esperança e as alternativas bíblicas para lidar com cada uma delas.
Links na web: Sinopse/Editora — Resenha 
Lar cristão
livro-9HELOPOULOS, Jason. Culto em família: uma bênção à sua espera. São Paulo: Vida Nova, 2016. 144 p.
Jason Helopoulos chama-nos a retomar a prática do culto em casa como uma gloriosa expressão da nossa fé cristã. Esse meio da graça indispensável dirige a família a buscar e a usufruir o amor e a beleza de Cristo todos os dias.
Links na web: Sinopse/Editora
Mulheres
livro-10FURMAN, Gloria. Vislumbres da graça. São José dos Campos, SP: Fiel, 2016. 252 p.
Às vezes, a vida parece um fardo. São sempre as mesmas tarefas e obrigações, desafios e desencorajamentos, ansiedades e responsabilidades. Todas as mulheres já experimentaram essa sensação, seja uma mãe, dona de casa ou uma mulher que trabalha fora. Este livro, porém, encorajará suas leitoras a enxergar a realidade da graça de Deus naquelas áreas do dia a dia que parecem entediantes e sem importância. Através de exemplos pessoais e histórias cativantes, a autora apresenta reflexões ricamente bíblicas que ajudarão a leitora a experimentar o poder extraordinário do evangelho em sua vida cotidiana.
Links na web: Sinopse/editoraResenha
livro-11FURMAN, Gloria (edit), NIELSON, Katleen (edit.). Ministério de mulheres. São José dos Campos, SP: Fiel, 2016. 360 p.
Este livro oferece uma discussão concisa sobre o ministério de mulheres. Ele não oferece uma fórmula, mas sim um sólido conjunto de indicadores bíblicos para a estrada a ser percorrida no ministério de mulheres. As autoras estabelecem em Cristo o fundamento do ministério de mulheres, mostrando que o alvo não é apenas que mulheres conheçam e sirvam outras mulheres, mas, principalmente, que possam conhecer e servir ao Deus trino juntas.
Links na web: Sinopse/editora
livro-12NEWBELL, Trillia. Medos do coração: encontrando a paz que você anseia. São José dos Campos, SP: Fiel, 2016. 197 p.
Em Medos do Coração, Trillia Newbell encoraja a leitora a perseverar contra os seus medos. Ela aponta para o exemplo de Jesus e o caráter de Deus, cujos atributos nos inspiram a ter fé. A autora também oferece exemplos de mulheres reais que andaram na estrada do medo, mas encontraram paz, segurança e força no Senhor. Seja qual for o seu medo, você não está sozinha.
Links na web: Sinopse/editora — Resenha
Provações e sofrimento
livro-13KELLER, Timothy. Caminhando com Deus em meio à dor e ao sofrimento. São Paulo: Vida Nova, 2016. 352 p.
“Você deseja ser uma pessoa compassiva que sabe ajudar os que estão sofrendo? Não há como demonstrar empatia e solidariedade para com as pessoas que sofrem, a não ser que tenhamos sofrido. Não há como aprender de verdade a confiar em Deus até começarmos a afundar nas águas.” Explicar por que Deus permite dor e sofrimento no mundo é uma questão que tem exasperado o ser humano há milênios. Timothy Keller analisa essa questão, defendendo o argumento de que essa parte essencial da experiência humana só pode ser superada pela compreensão de nosso relacionamento com Deus.
Links na web: Sinopse/editora  — Vídeo
livro-15FITZPATRICK, Elyse. Um coração inabalável. São José dos Campos, SP: Fiel, 2016. 166 p.
Em vários momentos da vida, atravessar tempos de sofrimento faz parte do plano de Deus. Mesmo que seja difícil enxergar os propósitos do Senhor ao nos permitir passar por tantas aflições, é necessário experimentar a presença e o conforto dEle nas provações da vida e Elyse Fitzpatrick, em Um Coração Inabalável, encorajará a fazer isso por meio de ricas reflexões no Salmo 57.
Links na web: Sinopse/editora — Resenha
Vida cristã
livro-14TRIPP, Paul David. Perdido no meio: a crise da meia idade e a graça de Deus. São José dos Campos, SP: Fiel, 2016. 405 p.
Quando os anos começam a chegar, muitas vezes também chegam sentimentos de arrependimentos, inadequação e a conclusão de que alguns sonhos ficaram para trás e de que o tempo adiante já não é tão longo. Alguns se percebem paralisados com tal sensação, sentindo-se desanimados com o peso dos anos. Perdido no Meio revela que essas dificuldades da vida não são evidência da falta de cuidado de Deus, mas sinais de sua graça, amor e fidelidade e da oportunidade de crescer e desenvolver um caráter mais maduro e dependente de Deus.
Links na web: Sinopse/editora