Desapontado? Sim, desapontado!

Kevin Carson

Desapontamento.  Você sabe do que estou falando? Você sente ou já sentiu isso? Vou compartilhar com você uma das maiores razões por que as pessoas enfrentam o desapontamento — elas colocam sua esperança no lugar errado.

Onde você costuma colocar a sua esperança?
A triste realidade é essa: você pode colocar sua esperança em quase tudo.  Uma pessoa.  Uma igreja.  Um pastor.  Uma escola.  O aconselhamento bíblico.  Uma nova dieta.  Exercício físico.  Uma promoção.  Uma mudança.  Um emprego novo.  Um curso.  Uma bola de sorvete.  Uma tarde sossegada.  Uma noite de descanso.  As férias.  Uma viagem.  O governo.  A justiça.  Comida.  Um novo relacionamento.  O ministério. O casamento.  Um filho.  A antecipação de um evento.

Geralmente, as pessoas dizem: “Quando essa dieta funcionar, vou me sentir diferente.” “Essa igreja é a solução para a minha vida.” “Essa pessoa (cônjuge, filho, pastor ou alguém mais) é exatamente o que eu preciso para uma vida nova.”

O que acontece quando colocamos nossa esperança no lugar errado?
Sempre que colocamos nossa esperança em algo ou alguém, dependemos disso para nos dar aquilo de que precisamos – normalmente, queremos uma vida melhor, uma atitude melhor, um dia melhor, uma solução para um problema, uma decisão, um encorajamento, uma forma de prosseguir, ou algo parecido.  Sob diversas pressões, você espera que alguma coisa ou uma pessoa sejam a solução para o seu problema, independentemente de qual ele seja.  Você coloca o peso da sua vida em tal coisa ou pessoa.  A meta é que ___________ (quem/aquilo em que você coloca sua esperança) irá livrar da pressão e dar alívio, alegria, bons momentos, conforto, uma vida melhor.

Então você vai em frente.  Com coragem, você dá esse passo.  Você segue adiante com antecipação.  Você toma essa decisão com entusiasmo. No entanto, com o tempo, você acaba percebendo que nenhuma dessas coisas em que você confiou tem força suficiente para fazer o que você confiou que ela faria.  Então vem o desapontamento.  Às vezes, o desapontamento é grande .

A pessoa que você pensou que daria um jeito na situação, não deu.  A dieta que você pensou que traria a felicidade, falhou.  A igreja não é perfeita.  O casamento só causa mais pressão.  Os filhos vêm com um novo conjunto de problemas, que se juntam aos que já existiam.  A promoção não faz mais sentido.  Todas essas coisas são ouro de tolo, dão falsa esperança e, no final, deixam-nos pior do que no começo caso tenhamos colocado nelas a nossa esperança.

Onde devemos colocar nossa esperança?
Jesus Cristo.  Jesus é a única pessoa que proporciona a esperança verdadeira de mudança de vida.  Considere o que Paulo escreveu em Romanos 5.1-5:

Tendo sido, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, por meio de quem obtivemos acesso pela fé a esta graça na qual agora estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu.

O que acontece quando colocamos nossa esperança em Jesus Cristo?
Ao começar um relacionamento com Jesus por meio da salvação, Jesus dá tudo o que você precisa para a vida e para a santidade. (2Pe 1.2-4).  Onde não havia nenhuma esperança de mudança, há esperança em Cristo.  O poder do Espírito trabalha em você para que você possa seguir a Cristo e fazer o que honra a Deus (Ef 1.18-23). Quando você faz o que honra a Deus, sua vida melhora, mesmo nos momentos ou situações em que as circunstâncias não mudam (Gl 6.7-10).

Você coloca sua esperança na Única Pessoa que tem o poder de mudar o seu coração (o seu interior) e que o guiará na aplicação da Palavra de Deus para transformar a sua vida.  Você coloca sua esperança na Única Pessoa que nunca o deixará nem abandonará (Mt 28.20).  Você coloca sua esperança na Única Pessoa que o compreende, intercede por você e entende as suas circunstâncias (Hb 4.14-16). Você coloca sua esperança na Única Pessoa que nunca o desapontará.

Talvez você esteja pensando: “Como Jesus não desaponta?”. Ótima pergunta. Ele não desaponta porque Ele o ama e cumpre tudo aquilo que Ele diz que fará.  Ele dá tudo o que você deseja? Ele diz “Sim” para todos os seus pedidos de oração? Ele resolve todos os seus problemas? Ele tira todas as suas pressões? Não necessariamente.  Invés disso, por Sua graça, Ele usa essas coisas na sua vida para o ajudar a crescer e mudar.

Talvez você esteja perguntando: “Qual é a diferença que Jesus faz se minhas circunstâncias podem não mudar?”. Esta é mais uma ótima pergunta. A mudança de vida começa no seu interior. A mudança começa no coração.  Você processa suas pressões e circunstâncias de maneira diferente, e isso provoca uma mudança em suas reações interiores e exteriores (o que você diz e o que você faz).  As coisas que você pode controlar mudam porque suas reações às pressões da sua vida mudam.  As circunstâncias em sua volta, às quais você reage, podem não mudar.  Mas Cristo, por meios de Sua Palavra e do Espírito, produz uma mudança em você e suas reações, o que pode ou não resultar em mudança nas circunstâncias pela graça de Deus.

O que você pode fazer agora?
Pergunte a si mesmo onde você colocou sua esperança.  É uma pessoa específica? É uma coisa? É um relacionamento? O que você vê como solução para a sua vida? Uma vez que você identificar, confesse para Deus e peça perdão por colocar sua esperança em qualquer outra coisa a não ser Cristo.  Volte-se para Cristo.  Adore-O. Converse com Ele em oração.  Caminhe com Ele diariamente. Leia sobre Ele nas Escrituras.  Lembre-se do que Ele fez na cruz, do poder da Sua ressurreição, do perdão para os seus pecados, de Seu amor por você.  Ao refletir sobre essas coisas, deixe que elas o motivarem a andar com Cristo.  Além disso, envolva-se em sua igreja local.  Você precisa de irmãos em Cristo que o ajudem a crescer em sabedoria e entender a Bíblia, e que o amem em meio as lutas.

Onde você colocará agora sua esperança?



Original: Disappointed? Yes, Disappointed!
Artigo publicado originalmente em Pastor Kevin’s Blog.

Tradução: Deborah Brasileiro
Revisão: Conexão Conselho Bíblico