Minha virgindade se foi. E agora? – parte 2

Após terem perdido a virgindade antes do casamento, não são poucas as moças que acreditam que sua vida não tem mais “conserto”.

Algumas moças escolhem se entregar definitivamente a um comportamento totalmente contrário ao plano claro e amoroso de Deus. Outras, entregam-se ao desânimo e seguem uma vida em que nada mais tem brilho nem sentido. Sim, é verdade que algo foi perdido e não poderá ser recuperado, mas Deus oferece perdão e restauração. Bethany Baird e Kristen Clark exploraram esse tema em uma série de artigos.

Perda da virgindade: uma ajuda prática para retomar seu rumo em direção ao futuro

Kristen Clark

Jana era nova no grupo de jovens da igreja e parecia atrair que nem imã os rapazes que a conheciam. Ela era bonita, mas bem quieta, o que os deixava intrigados e curiosos quando a viam.
Os pais de Jana não queriam que ela tivesse um namorado até ter mais idade, então ela não levava esses meninos tão a sério. Até que ela conheceu Nate.

Nate era o filho do pastor dos jovens e não se interessava por ela como os demais.
Isso deixou Jana curiosa e intrigada, e ela colocou na sua lista de objetivos chamar a atenção dele. Dentro de uma semana, eles se tornaram amigos.

Nate não era o que a maioria das moças consideraria atraente, mas ele tinha uma personalidade contagiante que cativou Jana. Ela começou a sonhar com como seria namorar com Nate e a imaginar o quão empolgante seria sair com ele.

Não demorou muito até que Nate e Jana traçassem um plano secreto para começar a sair juntos sem que os outros percebessem. Eles diziam para seus pais que sairiam com um grupo de amigos, mas se encontravam sozinhos secretamente.

Uma mentira levou a outra, uma concessão levou a outra, e dentro de seis meses Nate e Jana perderam a virgindade juntos.
Imediatamente chocada com o que ela havia feito, Jana estava se sentindo muito culpada e envergonhada para contar aos pais. Todas as noites, ela chorava até cair no sono, enquanto muitas perguntas passavam pela sua cabeça.

Eu ainda tenho valor?
Deus pode me perdoar?
Algum rapaz cristão ainda irá querer casar comigo?
É possível ter um futuro puro?
Como retomar a vida depois disso?

Jana lutou contra essas perguntas e muitas outras.
Você já se sentiu como a Jana?
Sempre recebemos e-mails de moças cristãs que passam pela mesma situação de Jana e que fazem essas mesmas perguntas.
Já escrevemos várias vezes sobre pureza e como se guardar para o casamento, mas… e as moças que já perderam a virgindade? O que dizer para aquelas que já estão do outro lado da cerca? E agora?

Este artigo é exatamente sobre “E agora?”
Quer você seja uma moça solteira que já perdeu sua virgindade, quer você ainda seja virgem, a leitura deste artigo será edificante para você e também para compartilhar com moças que precisam dessa esperança.

A nossa cultura defende que não é grande coisa perder a virgindade antes do casamento, mas esquece de mencionar aquilo que está escrito em letras miúdas nos termos de uso.

Quer ela goste, quer não goste, não foi a cultura contemporânea que escreveu os termos de uso.
Deus é o autor, designer e criador do sexo, e Ele escreveu o manual. Ao contrário da opinião popular, Ele não criou o sexo para que acontecesse com um namorado, fosse usado sem compromisso ou para preencher um vazio (Genesis 2.24).

Deus criou o sexo para ser usado apenas dentro de UM ÚNICO contexto – o casamento entre um homem e uma mulher. Fora desse contexto, sempre há consequências (Hebreus 13.14). Vemos isso em milhares de moças cristãs, e de rapazes também, que lutam contra culpa, vergonha, depressão, inseguranças e medo por terem ´´acordado o amor antes do tempo” (Provérbios 5.15).

Se você é uma moça solteira que perdeu a virgindade, você colherá algumas consequências do seu pecado, mas ainda há esperança para o seu futuro.
Um passado arruinado, não significa um futuro arruinado. Como acontece com qualquer pecado, a Bíblia promete liberdade e um futuro restaurado se você seguir os planos de Deus. Dando os passos corretos de confissão, arrependimento e perdão, você pode ser restaurada para seguir rumo ao futuro.

Por mais que você nunca recupere a sua virgindade, você pode ter sua esperança restaurada.
Conheço uma mulher cristã que perdeu sua virgindade na adolescência, mas depois seguiu os princípios bíblicos e viveu uma vida abundante para Cristo. Ela se casou com um pastor e agora trabalha em um ministério cristão maravilhoso.

Deus, graciosamente, restaura vidas!
Se você é uma moça solteira que perdeu a virgindade e quer encontrar esperança para o seu futuro, estes 8 passos são um bom ponto de partida.

– 1 – Confesse a Deus os seus pecados.
O primeiro passo é confessar a Deus. Ore e sinceramente confesse o seu pecado, fale que você desobedeceu à Sua Palavra e pecou contra Ele.

Eu também a encorajo a confessar o seu pecado a seus pais, a um líder espiritual ou uma mentora de confiança. Sendo ainda jovem, é muito provável que você tenha desobedecido a seus pais com as suas ações, e confessar o seu pecado é, então, essencial para o processo. Tiago 5.16 diz:Portanto, confessem os seus pecados uns aos outros e orem uns pelos outros para serem curados. A oração de um justo é poderosa e eficaz”.

– 2 – Peça perdão a Deus
Uma vez confessados os seus pecados, peça a Deus que a perdoe. Se você está sendo sincera, Ele promete o pleno perdão. A Bíblia diz em 1João 1.9: “Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça”. Você leu a última parte? Deus É fiel para purifica-la de todo o pecado. Essa promessa traz muita esperança!

– 3 – Arrependa-se de seus pecados e mude seu comportamento.
Quando você confessa os seus pecados e pede perdão a Deus, o passo seguinte é o arrependimento. Na Bíblia, a palavra arrepender-se significa literalmente ´´mudar de ideia´´. Você tem que mudar de ideia conscientemente a respeito da sua visão sobre o sexo, e ter certeza de que as suas convicções estão de acordo com o que Deus diz. A Bíblia também nos fala que o verdadeiro arrependimento resulta na mudança de comportamento (Lucas 3.8-14, Atos 3.19). Daqui para frente, o seu comportamento deve ser o de uma moça que se esforça para ser pura.

– 4 – Vá mais a fundo.
Perder a virgindade antes do casamento, normalmente, é sintoma de um problema mais profundo. Você precisa examinar a sua vida e se perguntar: ´´Onde eu errei?´´.

Qual o problema principal?
– Foi um ato de rebeldia?
– O seu relacionamento com Deus estava fraco ou nem existia?
– Você não entendeu o que Deus ensina a respeito do sexo?

Ou ainda…
– Você cedeu à pressão de grupo?
– Você não escolheu bem um namorado?
– Você manteve o seu namoro em segredo?
– Você não tinha limites morais na sua vida?
– Você estava confusa a respeito do significado do amor?
– Você queria se “sentir” realmente amada?
– Um filme ou um livro romântico estimulam você a ter uma vida sexualmente ativa?
– Outro motivo?

Um ou vários desses motivos contribuíram para que você errasse? Se sim, não cometa erros novamente. Coisas pequenas podem nos fazer cair em pecados maiores. Vá mais a fundo, e acabe com o problema o mais rápido possível. Faça escolhas certas no futuro para que você não tenha que arcar com essas mesmas consequências.

– 5 – Corte toda má influência.
Quer seja um namorado que não a aproxima de Deus, quer seja um grupo de amigos, seus amigos do Facebook, do Snapchat, os filmes, as músicas, os livros ou as revistas ruins, eu realmente a encorajo a se afastar dessas coisas. Nada a fará cair em pecado mais rápido que as más influências na sua vida. Percebo que isso pode parecer muito radical para você, mas essas situações precisam de decisões radicais (Mateus 5.29). Isso é essencial para que você se liberte do pecado.

– 6 – Estabeleça limites na sua vida.
Esse passo é muito importante. Muitas moças com boas intenções acabam caindo em um ciclo sem fim de cometer os mesmos grandes erros vez após vez. Se você já seguiu sinceramente os passos de 1 a 5, então o passo 6 é NECESSÁRIO.

Sem esses limites na sua vida, você é como um treinador que não passa instruções para o seu time. Sem um plano de jogo e um objetivo, os jogadores acabam fazendo o que lhes vem à cabeça na hora. Raramente isso dá certo. A sua vida funciona do mesmo jeito.

Com a ajuda dos seus pais, um líder espiritual ou uma mentora sábia, crie uma lista de limites e diretrizes que a ajudarão a ser bem-sucedida – por exemplo, eu nunca ficarei sozinha com um rapaz, eu não beijarei outro rapaz até o dia do meu casamento, eu não ficarei fora de casa até tarde nos finais de semana, e assim por diante.

– 7 – Preste contas.
Depois de criar esses limites, você precisa se manter fiel a eles para ser bem-sucedida. Passar por esse processo sozinha nunca é uma boa ideia. Peça a uma mulher cristã para ajudá-la nisso e preste contas a ela. Mostre para ela a sua lista de limites, e marque para se encontrar com ela ou conversarem por telefone uma vez por semana ou por mês.

Isso pode criar certo embaraço para você no começo, mas você precisa ter coragem suficiente para fazer o que é preciso para alcançar a vitória. Viver em liberdade do pecado não será fácil no começo… é por isso que se faz necessário ter alguém para prestar. Essa pessoa será o seu “botão de alerta” quando você se aproximar do limite que você traçou.

– 8 – Alimente a sua mente com a verdade.
Nos últimos, e talvez muitos, anos você tem alimentado a sua mente com uma mensagem mundana a respeito do amor e do romance. Já é hora de cortar essas más influências e alimentar a sua mente com a verdade bíblica. Eu realmente a incentivo a procurar saber o que a Bíblia diz a respeito de casamento, pureza e sexualidade. Leia esses versos de novo e de novo. Também recomendo que você procure os seguintes livros:
E a noiva vestiu branco – Dannah Gresh
Sexo não é o problema (Lascívia sim)  – Joshua Harris

Se você quer de verdade ficar livre dos pecados sexuais antes do casamento, então eu a incentivo a levar a sério esses 8 passos.
Sei que cada situação é diferente, e algumas são mais complicadas que outras. Então eu também a encorajo a procurar os conselhos sábios de uma mulher cristã que more perto de você.

As consequências do sexo fora do casamento podem ser muito complicadas para se lidar – gravidez, doenças, relacionamentos quebrados, entre outras – e eu posso tratar de todas elas aqui. Esta é a razão por que uma mulher cristã sábia que possa acompanhá-la de perto é essencial para ajudá-la a corrigir seu rumo para o futuro.

Para concluir esse artigo, quero lhe deixar algumas palavras de encorajamento.

Não importa por onde você andou e o que você fez no seu passado, Deus irá perdoá-la se você pedir perdão. A sua vida sofre prejuízos por causa do pecado, e a minha também. Nós todas precisamos desesperadamente da ajuda de Deus todos os dias.
Satanás quer nos enredar com pensamentos de que não temos mais valor para Deus, pensamentos depressivos e de desespero, mas não deixe que esses pensamentos a aprisionem! Você PODE ser restaurada e você PODE ser liberta dos pecados do seu passado.

Deus nunca desiste de nós.
Você ainda pode ter a oportunidade de se casar com um homem de Deus. Você ainda pode ser usada por Deus grandiosamente. Você ainda pode ter um futuro puro daqui para frente.
Espero que esse artigo a tenha ajudado e encorajado. Sei que esse é um assunto pesado, mas minha oração é que ele lhe dê esperança quanto ao que Deus tem para o seu futuro.

Estou torcendo por você!



Original: Lost virginity: practical help to reclaim your future
Artigo publicado originalmente em GirlDefined.

Tradução: Júlia Distler
Revisão: Conexão Conselho Bíblico