Por que usar esta ou aquela roupa? – Parte 2

A escolha das roupas é um assunto delicado entre as  mulheres, e especialmente entre as mulheres cristãs mais jovens. O que orienta as decisões quando a questão é a altura da saia ou a profundidade do decote, o uso de um maiô ou de um biquíni? Bethany Baird trabalha esse tema em uma série de artigos.  Esta é a Parte 2. Confira também a Parte 1.

Meu problema: eu estava me vestindo com modéstia, mas não para Deus.

Bethany Baird

Eu me pergunto o porquê de eu ainda me vestir com modéstia. Os homens veem o tempo todo mulheres vestidas sem modéstia nenhuma. Não é que eles nunca tenham visto um decote profundo! Fico me perguntado se meu esforço realmente vale a pena.

Essas foram as palavras de uma moça que estava muito desanimada nessa questão. Quando ela abriu o coração comigo, e eu me identifiquei muito com o que ela disse. Naquela época, eu estava no ensino médio, eu meus pensamentos eram muito parecidos com os dela.

Por que eu tenho que me vestir assim?
Será que os homens realmente valorizam o esforço que fazemos para nos vestirmos modestamente? Será que eles se dão conta do quanto isso pode ser aborrecedor às vezes? Eles realmente valorizam nossos esforços?

Lembro-me perfeitamente de me sentir desanimada e desencorajada, e de não querer mais me vestir modestamente. Eu me sentia como se estivesse fazendo isso para os rapazes, mas a maioria deles parecia não valorizar todo o meu esforço. Tenho certeza que algumas de vocês já sentiram essa frustração.

Ao olhar para trás, vejo claramente o quanto a minha perspectiva a respeito da modéstia no vestir estava errada, o quanto as minhas prioridades não estavam certas. Agora entendo o porquê de eu estar tão desanimada e querer desistir, e penso que algumas de vocês talvez estejam caindo no mesmo erro.

O meu maior problema era que estava me vestindo modestamente tendo em vista os homens e não Deus.

Foi esse o meu erro. Minhas prioridades estavam erradas e isso me deixava cada vez mais desanimada. Eu estava vivendo para as pessoas e não para Cristo. Como já sabemos, as pessoas nos decepcionam. Se as ´´pessoas´´ forem o motivo de fazermos o que estamos fazendo, nós ficaremos desanimadas e perderemos nossa motivação e o desejo de prosseguir.

Percebo agora que a minha motivação para ser modesta, e para fazer qualquer outra coisa, deve estar enraizada no desejo de glorificar e honrar o meu Rei. Cristo deve ser a razão para eu fazer o que faço. Agora eu me visto modestamente por um motivo maior e melhor. Os rapazes não são mais a razão principal de eu me vestir modestamente. Deus é a razão principal.

Aqui estão algumas razões por que agora eu me visto modestamente.
— Eu me visto modestamente porque entendo a perspectiva de Deus e Seu propósito para as roupas.
— Eu me visto modestamente porque quero honrar a Deus com a minha vida como um todo.
— Eu me visto modestamente porque amo a Deus e quero refletir a Ele e representá-lO bem.
— Eu me visto modestamente porque entendo que Deus criou o homem e a mulher de maneira diferente, e quero abençoar e encorajar as pessoas ao meu redor.
— Eu me visto modestamente porque quero atrair outros para Cristo e não para o meu corpo.
Quero encorajá-la a se vestir modestamente para honrar e glorificar a Cristo.

Para entender melhor o que isso significa, não deixe de ler A verdade nua e crua sobre o porquê de usarmos roupas.

Vista-se com modéstia porque você ama a Deus.  
Em primeiro lugar, vista-se com modéstia por entender o porquê de Deus ter criado as roupas. Vista-se como modéstia também porque você entende o valor do evangelho de Cristo e como as suas roupas refletem essa incrível verdade.

Não faça dos “homens” a razão central de você se vestir com modéstia. Faça com que “Cristo” seja essa razão central.

Eu nunca me esquecerei das palavras que ouvi de Susan Hunt em uma conferência há alguns anos. Eu e Kristen estavamos escrevendo o nosso livro Girl Defined: God’s Radical Design for Beauty, Femininity, and Identity. Pedimos alguns conselhos e, resumidamente, foi isso que ela nos disse:

“Certifiquem-se de que tudo o que vocês escreverem esteja centrado em Cristo e no evangelho. Decididamente, este deve ser o centro e o porquê de você fazer tudo o que faz.”

Isso se aplica perfeitamente quando o assunto é a modéstia! Cristo deve ser a razão número um de nos vestirmos com modéstia. Todas as demais razões são secundárias.

Avalie agora o seu coração. Faça as seguintes perguntas:
• Por que eu me visto modestamente?
• Quem estou procurando agradar?

Se você deseja entender melhor os “porquês” por trás da modéstia, você pode ler o e-book de Bethany e Kristen, disponível em inglês, no qual elas desenvolvem com maior profundidade o assunto: Project Modesty: How to Honor God WIth Your Wardrobe While Looking Totally Adorable in the Process.



Original: My problem: I was dressing modestly for guys and not for God
Artigo publicado originalmente em GirlDefined.

Tradução: Júlia Distler
Revisão: Conexão Conselho Bíblico