John Babler e Nicolas Ellen. Fundamentos teológicos do aconselhamento bíblico e suas aplicações práticas

Resenha por Pedro Henrique Vercelino

Fundamentos Teológicos do Aconselhamento Bíblico e suas Aplicações Práticas foi um marco em minhas leituras e estudos a na área de aconselhamento bíblico. Lançado originalmente com o título Counseling by the Book, a edição de 2014 em inglês é uma revisão e atualização da primeira edição, que data de 2007.

O livro se propõe a ser um trabalho apologético em relação à suficiência das Escrituras e ao resgate do aconselhamento bíblico como método de discipulado e ministração às necessidades do homem no contexto da igreja local. Como os autores afirmam,

O alvo do aconselhamento no genuíno cuidado das almas é glorificar a Deus, ajudando aquelas pessoas que enfrentam problemas a estabelecerem e/ ou aprofundarem seu relacionamento com Cristo. Isso é alcançado por meio de uma escuta cuidadosa e da orientação, em oração, que têm por propósito levar o aconselhado a alinhar sua vida com a Palavra de Deus. Somente após uma pessoa ter-se submetido à autoridade das Escrituras é que ela pode realmente experimentar “a paz que excede todo entendimento” (p. 20, 21)

Na verdade, o título da edição em português não comunica plenamente o conteúdo e propósito do livro, pois pode criar a expectativa de um tratado teológico quando, na verdade, é uma apologia da suficiência das Escrituras e do método bíblico de aconselhamento fundamentado nas Escrituras.

Os dois primeiros capítulos propõem-se a dar um panorama histórico do aconselhamento pastoral e das teorias psicológicas. Apesar de serem abrangentes, esses capítulos pecam por uma bibliografia desatualizada, combatendo teorias e movimentos entre as décadas de 60 a 90, e mal chegando ao início dos anos 2000. Deixando de lidar com as novas correntes e tendências que surgiram nos campos da psiquiatria e psicologia nas últimas duas décadas, ele são capítulos certamente válidos como relato histórico e demonstração dos pressupostos desses campos do conhecimento, porém incompletos em seu propósito de demonstrar as falhas atuais de ambos os campos enquanto propostas de ajuda. Algo útil nesses capítulos são as demonstrações práticas da Bíblia como fundamento suficiente para aconselhar.

O capítulo 3, “Fundamentos do Aconselhamento Bíblico”, é um dos melhores textos introdutórios ao aconselhamento disponíveis em português, lidando com as questões mais básicas do aconselhamento como, por exemplo, o discipulado, a definição de aconselhamento, as questões do coração e a ação do Espírito Santo, entre outras. Um destaque do capítulo é sua abordagem do relacionamento entre o evangelho e o aconselhamento, e a influência do evangelho na prática de cuidado das pessoas, centralizando-o em Cristo e nada mais.

Os capítulos 4 a 7 lidam com temas teológico-doutrinários aplicados ao aconselhamento. Os autores não fizeram propriamente um trabalho teológico nesses capítulos, mas comentaram e citaram comentários dos textos bíblicos que fundamentam as doutrinas selecionadas. Os capítulos deixam de estabelecer uma ponte consistente entre as doutrinas e as aplicações práticas de cada uma delas no aconselhamento, ainda que apresentem um bom resumo das doutrinas que devem determinar o aconselhamento.

Dentre todos os capítulos, merece real destaque o capítulo 8, “O grande mandamento e a Bíblia”, que aborda Mateus 22.37-40 e apresenta o amor a Deus como uma questão central do relacionamento entre Deus e as pessoas, incluindo suas implicações no aconselhamento. Basicamente, a tese central do capítulo é encontrada em uma citação de D. A. Carson: o amor, no sentido mais verdadeiro, exige a entrega de si mesmo a Deus e, consequentemente, e a entrega de si mesmo aos outros[1]. É por meio do amor e por causa do amor que o aconselhamento bíblico deve ser realizado.

Os capítulos 10 a 14 concluem o livro e lidam com a prática do aconselhamento. Eles se constituem em um ótimo resumo prático do processo de aconselhamento e de tópicos e princípios bíblicos recorrentes no aconselhamento de casos específicos.

Em resumo, o livro é uma ótima ferramenta introdutória ao aconselhamento bíblico e com certeza uma boa indicação para os iniciantes e também para aqueles que estão envolvidos com o aconselhamento há algum tempo. Com linguagem simples e ausente de termos técnicos, e sem requerer um conhecimento prévio no assunto para alcançar uma boa compreensão, a leitura de Fundamentos Teológicos do Aconselhamento Bíblico e suas Aplicações Práticas é uma ótima oportunidade para crescer no conhecimento e na prática do cuidado das pessoas que Deus confiou as nossas mãos.


[1] CARSON, D. A. Matthew. In: GAEBELEIN, Frank E. (ed) The Expositor’s Bible Commentary. Grand Rapids, MI: Zondervan, 1984. V. 8, p. 464.



Sumário
O que é aconselhamento fundamentado nas Escrituras?
Prefácio à edição brasileira
Prefácio
Introdução

1. Educação em clínica pastoral: suas raízes no passado e a realidade atual
2. Evite a sabedoria do mundo: volte-se para a verdade de Deus
3. Os fundamentos do aconselhamento bíblico
4. A inspiração, a autoridade e a suficiência das Escrituras para o aconselhamento bíblico
5. A doutrina de Deus no aconselhamento bíblico
6. A doutrina do homem no aconselhamento bíblico
7. A doutrina da Igreja no aconselhamento bíblico
8. O aconselhamento bíblico e o Grande Mandamento
9. A Grande Comissão e o aconselhamento bíblico
10. Os aspectos fundamentais do aconselhamento bíblico
11. O relacionamento entre o conselheiro e o aconselhado no aconselhamento bíblico
12. A prática do aconselhamento bíblico
13. Tópicos de problemas no aconselhamento bíblico
14. Estudos de caso por tópicos

Apêndice: Inventário de dados pessoais



Ficha Técnica

Autor: John Babler e Nicolas Ellen
Título: Fundamentos teológicos do aconselhamento bíblico e suas aplicações práticas
Título original: Counseling by the Book
EditoraNutra
Páginas: 355
Data de publicação: 2017

John Babler completou os programas de mestrado na Universtity of Texas, em Dallas, e no Southwestern Baptist Theological Seminary, onde obteve também o seu PhD. É professor de Aconselhamento na mesma instituição desde 1993 e conselheiro certificado pela Association of Certified Biblical Counselors (ACBC).

Nicolas Ellen é o pastor titular da Community of Faith Bible Church e professor no College of Biblical Studies, ambos em , em Houston, Texas. Completou os programas de mestrado em Educação Cristã, no Dallas Theological Seminary, e Aconselhamento Bíblico em The Master’s University, Santa Clarita, CA. É doutor em ministério pelo Southern Baptist Theological Seminary, Louisville, KY, e conselheiro certificado pela Assocation of Certified Biblical Counselors (ACBC).