Heath Lambert. Teologia do aconselhamento bíblico

Fundamentos doutrinários do ministério de aconselhamento

A teologia é frequentemente vista como uma disciplina acadêmica e deixada de fora quando se trata de lidar com os problemas da vida diária no cenário do aconselhamento. Heath Lambert escreveu Teologia do Aconselhamento Bíblico para nos mostrar de forma clara e precisa que a teologia está conectada à realidade do cotidiano.

Os três primeiros capítulos esclarecem as questões fundamentais e, muitas vezes, mal compreendidas como a suficiência das Escrituras, a graça comum e revelação geral. Heath Lambert inicia o primeiro capítulo defendendo o uso da Bíblia para aconselhar: “Aconselhamento é uma disciplina teológica. Ponto”. A partir desta afirmação, o capítulo define a natureza da teologia e a natureza do aconselhamento para, em seguida, demonstrar como a compreensão dos problemas da vida e das pessoas, e as soluções propostas são inerentemente teológicas – mesmo quando a teologia usada pelo conselheiro nada tem de bíblico, mas deriva de uma visão secular da vida que exclui Deus do quadro. Sobre o segundo capítulo Aconselhamento bíblico e a teologia das Escrituras, Heath Lambert explica:

[…] focarei, primariamente, no desenvolvimento do nosso entendimento da suficiência das Escrituras. Este aspecto das Escrituras tem sido o debate mais importante na recente história do movimento do aconselhamento bíblico”. Já no terceiro capítulo, ele aborda a questão da graça comum e a contribuição da psicologia secular. (p. 43)

Embora não estejamos diante de um livro de teologia sistemática no sentido tradicional, cada um dos demais capítulos é dedicado a uma das doutrinas centrais da fé, mostrando como o aconselhamento bíblico se relaciona a ela. Naturalmente, Heath Lambert não entra em todos os detalhes teológicos nem interage diretamente com as possíveis controvérsias teológicas. A marca principal do seu trabalho é a aplicação da teologia ao contexto do aconselhamento, demonstrando como cada doutrina é valiosa para os conselheiros. O livro alcança seu propósito à medida que aplica a teologia a uma variedade de problemas do cotidiano.

Um dos destaques de Teologia do Aconselhamento Bíblico é justamente a inclusão em cada capítulo de um estudo de caso de aconselhamento. Heath Lambert usa casos reais de aconselhamento, com os devidos cuidado para resguardar a identidade dos aconselhados, e nos permite perceber e entender como acontece a aplicação do conteúdo bíblico durante o aconselhamento.

Encerrando, Heath Lambert escreve:

O objetivo deste livro não é apenas que os conselheiros se preocupem com a teologia, mas que os teólogos se preocupem com o aconselhamento. E então esse livro termina onde começou – com a teologia. Nós aconselhamos com as palavras que fazemos por causa de compromissos teológicos. Nós aconselhamos no cenário que fazemos por causa de compromissos teológicos. O que você escolhe para aconselhar e onde você busca conselho são iminentemente teológicos. A única questão é se a sua teologia é fiel ou infiel. Como cristãos, quando entendemos a teologia rica da fé cristã, somos levados a oferecer exclusivamente conselhos bíblicos para pessoas feridas e presas. Esta é uma teologia para a igreja que honra Jesus e é fundamentada na Palavra. (p. 341)

À primeira vista, Teologia do Aconselhamento Bíblico parece ser um livro dirigido a pessoas já envolvidas no ministério de aconselhamento, mas ele pode certamente ser útil para qualquer pessoa que queira uma resposta à pergunta de o quanto a Palavra de Deus é realmente suficiente para lidar com os problemas da vida como automutilação, abuso sexual, ira, abuso de substâncias, pânico e outros mais. O livro segue um desenvolvimento lógico, que facilita a leitura, além de ser prático, convincente e escrito em linguagem acessível para todos. Ele pode servir como uma ótima introdução ao aconselhamento bíblico para os iniciantes, bem como pode ser um instrumento de atualização para os conselheiros mais experientes que precisam ser lembrados dessas verdades fundamentais. Não se trata de uma teologia sistemática acadêmica nem de um livro de metodologia do aconselhamento bíblico, mas de um convite a considerar como o aconselhamento é sempre um empreendimento teológico.

 Conteúdo
1-  Aconselhamento e teologia: uma introdução crucial
2- Aconselhamento bíblico e teologia das Escrituras
3- Aconselhamento bíblico e teologia da graça comum
4- Aconselhamento bíblico e teologia de Deus
5- Aconselhamento bíblico e teologia de Cristo
6- Aconselhamento bíblico e teologia do Espírito Santo
7- Aconselhamento bíblico e teologia da humanidade
8- Aconselhamento bíblico e teologia do pecado
9- Aconselhamento bíblico e teologia do sofrimento
10- Aconselhamento bíblico e teologia da salvação
11- Aconselhamento bíblico e teologia da igreja
12- Aconselhamento bíblico e o alvo da teologia
APÊNDICE A
Declaração da Association of Certified Biblical Counselors (ACBC) Concernente aos Transtornos mentais, Medicamentos e Aconselhamento
APÊNDICE B
Aconselhamento Bíblico, Revelação Geral e Graça Comum.
APÊNDICE C
Declaração de Fé – Associação Brasileira de Conselheiros Bíblicos (ABCB)



FICHA TÉCNICA
Autor: Heath Lambert
Título:  Teologia do aconselhamento bíblico: fundamentos doutrinários do ministério de aconselhamento
Título original:  A theology of biblical counseling: the doctrinal foundations of counseling ministry
Editora: Peregrino
Páginas: 365
Data de publicação: 2017


Heath Lambert é professor assistente de aconselhamento bíblico no The Southern Baptist Theological Seminary em Louisville, Kentucky, e também é pastor titular da First Baptist Church em Jacksonville, Florida. É membro do conselho da Association of Certified Biblical Counselors (ACBC).