Kim Kira
Você já se deparou com momentos no aconselhamento em que a verdade bíblica parece não funcionar? Talvez você tenha dito ou pensado:
— Eu já disse essa verdade ao meu aconselhado, mas parece não funcionar.
— Ele já sabe isso, só não está aplicando.
— Não sei mais o que dizer.
Pode haver várias razões por que a verdade parece não estar “funcionando”, mas em meu ministério de aconselhamento notei duas razões mais comuns:
1) o aconselhado não está conectando a verdade de Cristo com o seu dia a dia,
2) o aconselhado não está indo à verdade de Cristo em seu cotidiano.
Estudo de caso: Sally, uma jovem adulta solteira
Imagine que você esteja aconselhando Sally, uma mulher que está lutando com sua condição de solteira. Você decide que o estudo de Romanos 8.38, 39 seria proveitoso para encorajá-la a confiar e descansar no amor de Deus. No final do primeiro encontro de aconselhamento, você pede para ela escrever essa passagem em um cartão ou outra forma de lembrete, e a instruiu a ler toda vez que ela se sentir desanimada por estar solteira. Quando você volta a se encontrar com ela na semana seguinte, ela diz: “Não funcionou. Eu estava olhando em minhas redes sociais e vi que mais uma de minhas amigas anunciou o noivado. Li aquele versículo, mas logo depois eu já não consegui parar de pensar o quão injusta a vida é, o quanto eu queria ter um namorado e o quão sozinha eu me sinto. Claro que não demorou muito e recebi uma mensagem da minha mãe, perguntando se eu já tinha alguém em vista e acrescentando aquela piadinha sobre ‘não estar mais tão jovem’. No fim do dia, eu me senti como se nunca mais quisesse sair do meu quarto”.
O que aconteceu? O amor de Deus deveria ser encorajador, confortante, inspirador e, por fim, uma verdade transformadora. Por que isso não parecia “funcionar” para Sally? Parece-me que parte do problema está no fato de ela não conectar a verdade de Cristo à vida diária e não ir diariamente à essa verdade.
Lembretes 2.0
No passado, para combater esse tipo de armadilha, eu costumava pedir para os aconselhados reunirem um conjunto de cartões com versículos para lerem quando estivessem em situações difíceis. Conquanto essa prática fosse proveitosa, uma ferramenta que tem sido mais útil é uma versão expandida desses lembretes – e agora em forma de anotações no celular, já que ele está sempre em nossas mãos. O objetivo é que a pessoa tenha consigo a verdade bíblica, mas também seja capaz de entender e aplicar a verdade em situações singulares e de deixar que esse seja o combustível para manter acesas sua fé e adoração a Deus. Esses “lembretes 2.0” incluem o seguinte:
Um versículo/ passagem bíblica
1- O significado do texto bíblico
2- Uma aplicação significativa e que possa ser facilmente lembrada
Encorajo os aconselhados a usarem esses lembrete para guiar seus pensamentos e oração nas situações do dia a dia. No caso de Sally, isso significa que precisamos inicialmente olhar juntos para Romanos 8.38, 39, estudar o texto e, então, pensar o que ele representa para a sua vida. O objetivo do estudo é ir de um entendimento vago do amor de Deus em direção a pensar no que significa que Deus a ama a cada momento em sua condição de solteira e durante essa etapa de vida, e que nada acontece em sua vida sem antes ter passado pelo filtro do amor de Deus. Novamente, a esperança é que a verdade bíblica seja o combustível que mantém acesas sua fé em Deus e a adoração a Ele.
O lembrete poderia ser algo assim:
“Pois estou convencido de que nem morte nem vida, nem anjos nem demônios, nem o presente nem o futuro, nem quaisquer poderes, nem altura nem profundidade, nem qualquer outra coisa na criação será capaz de nos separar do amor de Deus que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.” Romanos 8.38, 39
1- Significado do texto bíblico: Deus ama sempre Seus filhos, em qualquer situação.
2- Aplicação significativa e memorável (para Sally): O fato de eu estar solteira é expressão do amor de Deus por mim.
Isso deveria começar a ajudar Sally a perceber que o amor de Deus dirige-se a ela na vida diária. Em seguida, devemos encorajá-la a ir à verdade todos os dias, e então ensinar como ela pode meditar na verdade bíblica e orar quando ela for tentada a ir para o caminho escuro da falta de fé e idolatria.
A verdade que mantém acesas a fé em Deus e adoração a Ele
Imagine que Sally veja um casal de mãos dadas no parque. Sua mente começa rapidamente a pensar: “Por que eu não tenho isso? Talvez eu nunca irei me casar. Talvez eu precise emagrecer, perder um pouco de peso. Isso é tão injusto”.
Quando isso acontecer, quero que Sally não deixe seus pensamentos correrem soltos, mas os substitua pela verdade. É aqui que a meditação e a oração têm lugar. O objetivo não é simplesmente olhar para o versículo e repeti-lo de novo, e de novo, como um tipo de mantra. Eu quero que ela olhe para a verdade, conheça o significado do texto, pense na aplicação significativa para a sua vida e, então, medite e ore com base nesse conteúdo. Posso lhe dar um exemplo de como isso acontece, e encorajá-la a orar:
Senhor, Romanos 8 me diz que nada pode me separar do Seu amor. O Senhor está sempre me amando, em todas as circunstâncias, o que significa que o fato de eu estar solteira não escapa do Seu amor. Não há outra maneira de entender. Se eu estar casada fosse agora uma expressão maior do Seu amor, isso aconteceria, porque o Senhor me ama o tempo todo. Posso não entender exatamente aquilo que o Senhor está fazendo, mas eu sei que é por amor. Mesmo quando vejo um casal de mãos dadas, o Senhor continua a me amar. Tenho certeza de que o Senhor está fazendo algo maravilhoso em mim. Confio que o Seu amor está trabalhando em minha vida, destruindo meus ídolos, e me moldando para ser parecida com Cristo. Em amor, o Senhor está me resgatado do meu pecado e mostrando que o Senhor é infinitamente melhor que qualquer outra coisa. Em amor, o Senhor está me ensinando a trocar uma felicidade superficial por uma alegria profunda. Senhor, obrigada por saber o que é melhor para mim agora, muito melhor do que eu mesma quero pra mim. Confesso o quão facilmente quero o amor do mundo, mas o Senhor tem muito mais. Em Seu amor soberano, o Senhor quer para mim aquilo que eu muitas vezes não busco por mim mesma – um relacionamento profundo com o Senhor.
Senhor, obrigada pelo Seu amor, que eu não mereço.
O alvo é ajudá-la a ver o amor de Deus de maneira significativa, que se aplica à sua situação. Agora, imagine que ela tivesse um arsenal consistente de verdades prontas para transformar seu coração: Romanos 8.28, 29 – “A luta com minha situação de solteira está me fazendo mais parecida com Cristo”; Filipenses 3.8-11 – “O Senhor é infinitamente melhor que qualquer outra coisa, inclusive o casamento”; Apocalipses 21.1-5 “Estar solteira não é o fim da minha história”.
Em última instância, é a Palavra de Deus que nos transforma à medida que Espírito Santo opera por meio dela, mas devemos ter como objetivo incentivar a fé em Cristo e adoração a Cristo fazendo com que a verdade bíblica alcance a vida das pessoas de forma compreensível, prática e pessoal.
Perguntas para reflexão
Quais verdades você precisa aprofundar no seu próprio entendimento que você pode aplicar pessoalmente e de maneira prática?
Como você pode ajudar pessoas a aplicar essas verdades à vida de maneira memorável e significativa?
Kim Kira é um dos líderes espirituais de Lighthouse Community Church em Torrance, Califórnia. Seu ministério é impulsionado por um profundo desejo de encorajar as pessoas com o poder transformador do evangelho, a boa nova que oferece não apenas entrada no céu, mas uma poderosa e prática esperança de mudança na vida cotidiana. Ele completou o mestrado em aconselhamento bíblico em The Master’s University.
Original: When Truth Doesn’t Seem to Work
Artigo publicado pela Biblical Counseling Coalition. Traduzido com autorização.
Tradução: Isabelle Largatera
Revisão e adaptação: Conexão Conselho Bíblico