Coragem para enfrentar nossos medos

Joe Schenke

Você sabia que a ordem mais frequente na Bíblia é “Não temas”? Essa ordem fala especialmente àquelas ansiedades e preocupações que estão fora de nosso controle. Deus sabe que precisamos ser lembrados disso constantemente, especialmente com todas as coisas fora do comum que têm acontecido nas últimas semanas.[1] Que lugar amedrontador este mundo pode ser!

A ordem que Deus nos dá para “não temer” não nos parece muito reconfortante, e alguns podem até se sentir culpados por ter medo: “Ótimo, está aí mais uma coisa com a qual me preocupar!”. Como sempre, há uma razão para as ordens de Deus. As ordens não aparecem do nada, sem ter bases concretas. Se Deus nos ordena que façamos algo, existem boas razões para tal. Consequentemente, qualquer esperança permanente e verdadeira vem por entender essas razões e nelas crer, especialmente em meio a grandes incertezas.

Deus não está simplesmente dizendo “não sinta medo” porque você peca ao sentir medo! Embora alguns de nossos medos possam, de fato, expor os tesouros de nosso coração pecaminoso, essa é uma conversa fica para para outra ocasião. Nosso foco agora está no quanto a ordem de Deus é tranquilizadora quando damos  atenção às Suas promessas que acompanham essa ordem. “Não tenha medo, não ande sobrecarregado, não desista, não se desespere.” Por quê? “Porque Eu estou com você e não o deixarei” (cf. Hb 13.5). A promessa mais consistente de Deus para as pessoas temerosas é: “Eu estou com você”. “Não tema”, neste caso, é uma ordem que vem acompanhada de uma promessa de ajuda e presença de Deus.

Ao falar por meio do profeta Isaías, Deus relembrou Seu povo:
Não tema, pois estou com você; não tenha medo, pois sou o seu Deus. Eu o fortalecerei e o ajudarei; Eu o segurarei com a minha mão direita vitoriosa (Is 41.10).

Não tema é a primeira ordem, no início do versículo. A segunda ordem é não tenha medo, ou seja, não fique assustado, e isso se refere a ficar sobrecarregado com tudo o que está acontecendo ao seu redor. As duas ordens encontradas no versículo estão cercadas por cinco promessas. Essa é a característica das ordens bíblicas que vêm acompanhadas de encorajamento divino. Aqui está:
Eu estou com você – Eu estou ao seu lado,
Eu sou o seu Deus – portanto, atuo a seu favor.
Eu o fortalecerei – Eu operarei no seu interior.
Eu o ajudarei – Eu estarei ao seu redor, por onde quer que o inimigo venha.
Eu o segurarei – Eu o sustentarei com minha mão.
Deus o circunda inteiramente, por todos os lados. Portanto, não tema.

Em Filipenses 4, a ordem “não andem ansiosos de coisa alguma” do verso 6,  à qual sempre nos referimos quando estamos ansiosos, é precedida no contexto pela promessa no versículo 5 de que “perto está o SENHOR”. Como isso é reconfortante!  Recentemente essa ideia ficou plenamente ilustrada para mim quando eu estava cuidando de um dos meus netos. Ele estava dormindo e, de repente, acordou chorando com grande angústia e medo. Fui ao seu quarto e, com sua voz de criança aterrorizada, ele conseguiu me dizer que teve um sonho ruim e estava com muito medo do dinossauro. Como um avô amoroso, eu lhe disse “Não tenha medo” e acrescentei que bons garotos não choram, certo? Não, de jeito nenhum! No entanto, eu certamente o acalmei e disse: “Não precisa ter medo. O vovô está aqui e não vai embora até que você consiga voltar a dormir”. Aquilo parece tê-lo acalmado e, em menos de dez minutos, ele já tinha caído no sono. Alguns dias depois, lembrei-me desse incidente e pensei: “Na verdade, isso parece refletir o coração de Deus quando Ele ‘ordena’ que ‘não tenhamos medo’. Ele é nosso Pai Celestial que nos ama infinitamente mais do que nós jamais poderíamos amar nossos filhos e netos”.

Sem dúvida, estamos passando por um período angustiante, e talvez você esteja tendo esse sentimento de pânico ou medo. Você não está sozinho nisso. Então, se eu pudesse lhe dizer apenas uma coisa, uma só coisa para você lembrar sempre, eu lhe diria que não importa o quão sozinho você se sente em meio a esse medo, a realidade que de fato importa é que você não está sozinho. Tem Alguém que se dirige a você e se descreve com as seguintes palavras: “De maneira alguma deixarei você, nunca jamais o abandonarei (cf. Hb 13.5). Eu sou o seu Deus e eu o estou cercando de todos os lados. Portanto, não fique assustado”.

Você nunca, nunca está sozinho! Ouvir essas palavras não resulta em uma força mágica que faz com que tudo fique imediatamente bem. Esse é o tipo de verdade que precisa ser trabalhada em seu coração tanto nos momentos em que você está em pânico quanto nos momentos em que reina a paz. É uma realidade na qual você pode alicerçar sua vida. Deus sempre conforta Seu povo com a Sua presença.

Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se! Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor. Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. (Fp 4.4-6)

A coragem para enfrentar nossos maiores medos não virá da nossa autoconfiança, mas da confiança na poderosa promessa de Deus de que Ele está conosco.


[1] NdT. Este post foi escrito no contexto do pico de contágios do Covid-19 no estado de Nova Iorque.


Joe Schenke é deão de alunos do Bible Institute da Word of Life-New York desde 2011. Ele se formou no Bible Institute e na Trinity University, e completou o mestrado em aconselhamento bíblico em The Master’s University. Ele também serve no ministério de aconselhamento e ministério com famílias na Fellowship Bible Church in Sewell, New Jersey.

Original: Courage to Face Our Fears
Publicado em Word of Life Bible Institute
Tradução: Camilla Bastos
Revisão: Conexão Conselho Bíblico